Ação para o entendimento da sala de aula de línguas na Escola Pública : possibilidades e delimitações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deosti, Aline
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/37051
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaça
id UFPR_789326e142a94c13e58368a26abcb5b5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37051
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Deosti, AlineFogaça, Francisco Carlos, 1957-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2019-12-10T12:14:15Z2019-12-10T12:14:15Z2014https://hdl.handle.net/1884/37051Orientador: Prof. Dr. Francisco Carlos FogaçaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 23/09/2014Inclui referênciasÁrea de concentração: Estudos linguísticosResumo: Esta dissertação apresenta os resultados de reflexões teóricas e atividades práticas de uma pesquisa realizada sobre a égide da Linguística Aplicada, cujo escopo permitiu desenvolver articulações teórico-práticas entre duas perspectivas educacionais, o Letramento Crítico (JORDÃO, 2006, 2007, 2010; SOUZA, 2011) e a Prática Exploratória (ALLWRIGHT, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002, 2006, 2009; MILLER, 2011). Nesse sentido, procurei: a) refletir sobre a relação entre as duas perspectivas educacionais, o Letramento Crítico e a Prática Exploratória, fundamentando-as na filosofia pós-moderna de Michel Foucault (1926-1984); b) desenvolver uma pesquisa de campo por meio da elaboração e condução de aulas de língua portuguesa para o ensino Fundamental, orientando-se por essas abordagens. A pesquisa de campo foi desenvolvida em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio na periferia da cidade de Curitiba, Paraná. As atividades pedagógico-investigativas desenvolvidas tiveram como norte a valorização dos discursos dos estudantes e a busca pela co-construção do conhecimento.Assim, orientada por essas duas propostas tive o objetivo geral de perceber o modo como as práticas do Letramento Crítico e os princípios da Prática Exploratória funcionaram no contexto da escola regular pública. Em especial, ponderei sobre o modo como as atividades pedagógico-investigativas pensadas sobre o escopo dessas duas abordagens se desenvolveram e como se deu a participação dos alunos da disciplina na realização das atividades desenvolvidas e na busca pelo entendimento de questões problematizadas em sala de aula. Como resultados desta pesquisa, destaco a elaboração de categorias de modos de participação dos alunos no ambiente de sala de aula e o modo como as abordagens educacionais se aproximaram no desenvolvimento de atividades pedagógico-investigativas de ensino. Palavras-chave: Ensino de Língua. Filosofia pós-moderna. Foucault. Letramento Crítico. Prática Exploratória.Abstract: This dissertation presents the results of theoretical reflections and practical activities of an Applied Linguistics research. Two different theoretical perspectives were articulated: Critical Literacy (JORDÃO, 2006, 2007, 2010; SOUZA, 2011) and Exploratory Practice (ALLWRIGHT, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002, 2006, 2009; MILLER, 2010, 2011). This way, I?ve attempted to: a) reflect upon the relationship between Critical Literacy and Exploratory Practice, taking into account the post-modern philosophy of Michel Foucault (1926-1984); b) develop a classroom research through the elaboration and implementation of Portuguese language activities in a basic education school (ensino fundamental), based on Critical Literacy and Exploratory Practice. The research was conducted in a public school in a suburban area of Curitiba, Paraná. The pedagogical research activities were aimed at valuing the students? discourses and co-constructing knowledge (students and teacher together). The main research goal was to perceive how Critical Literacy practices and the Exploratory Practice principles could work together in the context of a public school. The specific goals were to investigate: a) how the classroom activities (informed by the two theoretical frames) were developed; a) how students participated in the activities and in the search for understanding the issues which were problematized in the classroom; c) how the two educational approaches (Critical Literacy and Exploratory Practice) interacted in the development of pedagogical research activities. As the results of this research, I highlight the elaboration of students? class participation categories and the possibilities of the articulation of the two educational approaches in the development of pedagogical research activities. Key-words: Teaching language. Post-modern philosophy. Foucault. Critical Literacy. Exploratory Practice.151f : il. tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesLetrasFocault, Michel, 1926-1984Linguistica aplicadaLingua portuguesa - Estudo e ensinoLetramentoAção para o entendimento da sala de aula de línguas na Escola Pública : possibilidades e delimitaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALINE DEOSTI.pdfapplication/pdf1634572https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37051/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20DEOSTI.pdfb0dd6599c1b74d11bb90226dabf5f0c1MD51open accessTEXTR - D - ALINE DEOSTI.pdf.txtExtracted Texttext/plain299053https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37051/2/R%20-%20D%20-%20ALINE%20DEOSTI.pdf.txtc51759988450f8ef8c43992b5463ec44MD52open accessTHUMBNAILR - D - ALINE DEOSTI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1108https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37051/3/R%20-%20D%20-%20ALINE%20DEOSTI.pdf.jpg49795a8127c0d77e7aefb068aea19085MD53open access1884/370512019-12-10 09:14:15.194open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37051Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-10T12:14:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ação para o entendimento da sala de aula de línguas na Escola Pública : possibilidades e delimitações
title Ação para o entendimento da sala de aula de línguas na Escola Pública : possibilidades e delimitações
spellingShingle Ação para o entendimento da sala de aula de línguas na Escola Pública : possibilidades e delimitações
Deosti, Aline
Teses
Letras
Focault, Michel, 1926-1984
Linguistica aplicada
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Letramento
title_short Ação para o entendimento da sala de aula de línguas na Escola Pública : possibilidades e delimitações
title_full Ação para o entendimento da sala de aula de línguas na Escola Pública : possibilidades e delimitações
title_fullStr Ação para o entendimento da sala de aula de línguas na Escola Pública : possibilidades e delimitações
title_full_unstemmed Ação para o entendimento da sala de aula de línguas na Escola Pública : possibilidades e delimitações
title_sort Ação para o entendimento da sala de aula de línguas na Escola Pública : possibilidades e delimitações
author Deosti, Aline
author_facet Deosti, Aline
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Fogaça, Francisco Carlos, 1957-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Deosti, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Letras
Focault, Michel, 1926-1984
Linguistica aplicada
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Letramento
topic Teses
Letras
Focault, Michel, 1926-1984
Linguistica aplicada
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Letramento
description Orientador: Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaça
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-10T12:14:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-10T12:14:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/37051
url https://hdl.handle.net/1884/37051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 151f : il. tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37051/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20DEOSTI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37051/2/R%20-%20D%20-%20ALINE%20DEOSTI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37051/3/R%20-%20D%20-%20ALINE%20DEOSTI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0dd6599c1b74d11bb90226dabf5f0c1
c51759988450f8ef8c43992b5463ec44
49795a8127c0d77e7aefb068aea19085
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860337142595584