Prova Brasil : contribuições para o trabalho pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Adriana Miotto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53034
Resumo: Orientador (a) :Vivian Isleb Rodrigues
id UFPR_78a79fd968336e823440a9222aa26f46
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53034
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ferreira, Adriana MiottoUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaRodrigues, Vivian Isleb2020-01-08T14:41:53Z2020-01-08T14:41:53Z2016https://hdl.handle.net/1884/53034Orientador (a) :Vivian Isleb RodriguesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O presente artigo tem como objeto de análise a Prova Brasil. Problematizou-se em que medida os resultados podem efetivamente contribuir para a qualidade do ensino? Para tanto objetivou-se identificar as contribuições dos resultados da Prova Brasil no trabalho pedagógico, bem como demonstrar e analisar tais resultados. Como parte dos procedimentos metodológicos realizou-se pesquisa bibliográfica acerca da temática investigada; demonstrou-se e interpretou-se os resultados da Prova Brasil, de uma escola do município de Cascavel, da rede estadual, referente ao ano de 2013. Os dados da Prova Brasil encontram-se disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Como resultado da pesquisa, identificou-se que a Prova Brasil é um importante instrumento para o acompanhamento de alunos e escolas por apresentar informações sobre as habilidades e as dificuldades dos alunos auxiliando professores na prática pedagógica, gestores escolares e gestores das diferentes esferas municipais, estaduais e federais a estabelecerem prioridades e ações que visam a melhoria da qualidade do ensino.18 p. : il.application/pdfSupervisão escolarAvaliação educacionalProva Brasil : contribuições para o trabalho pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ADRIANE MIOTTO FERREIRA.pdfapplication/pdf482088https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53034/1/R%20-%20E%20-%20ADRIANE%20MIOTTO%20FERREIRA.pdf405105bc89bc2e53d90edb17e4e7fec7MD51open access1884/530342020-01-08 11:41:53.226open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53034Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-08T14:41:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Prova Brasil : contribuições para o trabalho pedagógico
title Prova Brasil : contribuições para o trabalho pedagógico
spellingShingle Prova Brasil : contribuições para o trabalho pedagógico
Ferreira, Adriana Miotto
Supervisão escolar
Avaliação educacional
title_short Prova Brasil : contribuições para o trabalho pedagógico
title_full Prova Brasil : contribuições para o trabalho pedagógico
title_fullStr Prova Brasil : contribuições para o trabalho pedagógico
title_full_unstemmed Prova Brasil : contribuições para o trabalho pedagógico
title_sort Prova Brasil : contribuições para o trabalho pedagógico
author Ferreira, Adriana Miotto
author_facet Ferreira, Adriana Miotto
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Adriana Miotto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Vivian Isleb
contributor_str_mv Rodrigues, Vivian Isleb
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão escolar
Avaliação educacional
topic Supervisão escolar
Avaliação educacional
description Orientador (a) :Vivian Isleb Rodrigues
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-08T14:41:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-08T14:41:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53034
url https://hdl.handle.net/1884/53034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53034/1/R%20-%20E%20-%20ADRIANE%20MIOTTO%20FERREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 405105bc89bc2e53d90edb17e4e7fec7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699053472972800