Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4243 |
Resumo: | Nos dias atuais, o aumento da violência tem se tornado bastante preocupante e tema de diversas discussões, nas quais buscam-se soluções para diminuir esta violência. Entre estas discussões, muitas vezes a educação é colocada como um caminho para modificar a realidade difícil em que vivemos, sendo implícito nesta a afirmação que a educação poderia ajudar a diminuir a violência. Com o intuito de verificar até que ponto esta afirmação pode estar correta é que o presente trabalho vai buscar na Psicanálise Freudiana e na Teoria Crítica, embasamento para enriquecer esta discussão. Desta forma o trabalho faz uma discussão sobre psicanálise, psiquismo, cultura e educação, e cm seguida considera a crítica do social apresentada pela escola de Frankfurt. Apoiado então por estas duas abordagens, busca-se a possibilidade deste caminho de mudança através da educação. |
id |
UNOCHAPO-1_ae2ed4cc3fa6c295a7ed0b9028b32daf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4243 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria críticaGestão pedagógicaOrientação educacionalEducaçãoSupervisão escolar.Nos dias atuais, o aumento da violência tem se tornado bastante preocupante e tema de diversas discussões, nas quais buscam-se soluções para diminuir esta violência. Entre estas discussões, muitas vezes a educação é colocada como um caminho para modificar a realidade difícil em que vivemos, sendo implícito nesta a afirmação que a educação poderia ajudar a diminuir a violência. Com o intuito de verificar até que ponto esta afirmação pode estar correta é que o presente trabalho vai buscar na Psicanálise Freudiana e na Teoria Crítica, embasamento para enriquecer esta discussão. Desta forma o trabalho faz uma discussão sobre psicanálise, psiquismo, cultura e educação, e cm seguida considera a crítica do social apresentada pela escola de Frankfurt. Apoiado então por estas duas abordagens, busca-se a possibilidade deste caminho de mudança através da educação. Unochapecó2018-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/424310.22196/rp.v9i19.4243Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 7-30Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 7-301984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4243/2422Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulino-Pereira, Fernando CésarAyoub, Manuela CornachioniDebussi, Shirlei Neves2018-02-12T15:57:36Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4243Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-12T15:57:36Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica |
title |
Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica |
spellingShingle |
Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica Paulino-Pereira, Fernando César Gestão pedagógica Orientação educacional Educação Supervisão escolar. |
title_short |
Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica |
title_full |
Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica |
title_fullStr |
Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica |
title_full_unstemmed |
Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica |
title_sort |
Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica |
author |
Paulino-Pereira, Fernando César |
author_facet |
Paulino-Pereira, Fernando César Ayoub, Manuela Cornachioni Debussi, Shirlei Neves |
author_role |
author |
author2 |
Ayoub, Manuela Cornachioni Debussi, Shirlei Neves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulino-Pereira, Fernando César Ayoub, Manuela Cornachioni Debussi, Shirlei Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão pedagógica Orientação educacional Educação Supervisão escolar. |
topic |
Gestão pedagógica Orientação educacional Educação Supervisão escolar. |
description |
Nos dias atuais, o aumento da violência tem se tornado bastante preocupante e tema de diversas discussões, nas quais buscam-se soluções para diminuir esta violência. Entre estas discussões, muitas vezes a educação é colocada como um caminho para modificar a realidade difícil em que vivemos, sendo implícito nesta a afirmação que a educação poderia ajudar a diminuir a violência. Com o intuito de verificar até que ponto esta afirmação pode estar correta é que o presente trabalho vai buscar na Psicanálise Freudiana e na Teoria Crítica, embasamento para enriquecer esta discussão. Desta forma o trabalho faz uma discussão sobre psicanálise, psiquismo, cultura e educação, e cm seguida considera a crítica do social apresentada pela escola de Frankfurt. Apoiado então por estas duas abordagens, busca-se a possibilidade deste caminho de mudança através da educação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4243 10.22196/rp.v9i19.4243 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4243 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v9i19.4243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4243/2422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 7-30 Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 7-30 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994842050560 |