Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino-Pereira, Fernando César
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ayoub, Manuela Cornachioni, Debussi, Shirlei Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4243
Resumo: Nos dias atuais, o aumento da violência tem se tornado bastante preocupante e tema de diversas discussões, nas quais buscam-se soluções para diminuir esta violência. Entre estas discussões, muitas vezes a educação é colocada como um caminho para modificar a realidade difícil em que vivemos, sendo implícito nesta a afirmação que a educação poderia ajudar a diminuir a violência. Com o intuito de verificar até que ponto esta afirmação pode estar correta é que o presente trabalho vai buscar na Psicanálise Freudiana e na Teoria Crítica, embasamento para enriquecer esta discussão. Desta forma o trabalho faz uma discussão sobre psicanálise, psiquismo, cultura e educação, e cm seguida considera a crítica do social apresentada pela escola de Frankfurt. Apoiado então por estas duas abordagens, busca-se a possibilidade deste caminho de mudança através da educação. 
id UNOCHAPO-1_ae2ed4cc3fa6c295a7ed0b9028b32daf
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4243
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria críticaGestão pedagógicaOrientação educacionalEducaçãoSupervisão escolar.Nos dias atuais, o aumento da violência tem se tornado bastante preocupante e tema de diversas discussões, nas quais buscam-se soluções para diminuir esta violência. Entre estas discussões, muitas vezes a educação é colocada como um caminho para modificar a realidade difícil em que vivemos, sendo implícito nesta a afirmação que a educação poderia ajudar a diminuir a violência. Com o intuito de verificar até que ponto esta afirmação pode estar correta é que o presente trabalho vai buscar na Psicanálise Freudiana e na Teoria Crítica, embasamento para enriquecer esta discussão. Desta forma o trabalho faz uma discussão sobre psicanálise, psiquismo, cultura e educação, e cm seguida considera a crítica do social apresentada pela escola de Frankfurt. Apoiado então por estas duas abordagens, busca-se a possibilidade deste caminho de mudança através da educação. Unochapecó2018-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/424310.22196/rp.v9i19.4243Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 7-30Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 7-301984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4243/2422Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulino-Pereira, Fernando CésarAyoub, Manuela CornachioniDebussi, Shirlei Neves2018-02-12T15:57:36Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4243Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-12T15:57:36Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica
title Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica
spellingShingle Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica
Paulino-Pereira, Fernando César
Gestão pedagógica
Orientação educacional
Educação
Supervisão escolar.
title_short Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica
title_full Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica
title_fullStr Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica
title_full_unstemmed Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica
title_sort Violência e educação algumas contribuições da psicanálise freudiana e da teoria crítica
author Paulino-Pereira, Fernando César
author_facet Paulino-Pereira, Fernando César
Ayoub, Manuela Cornachioni
Debussi, Shirlei Neves
author_role author
author2 Ayoub, Manuela Cornachioni
Debussi, Shirlei Neves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino-Pereira, Fernando César
Ayoub, Manuela Cornachioni
Debussi, Shirlei Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão pedagógica
Orientação educacional
Educação
Supervisão escolar.
topic Gestão pedagógica
Orientação educacional
Educação
Supervisão escolar.
description Nos dias atuais, o aumento da violência tem se tornado bastante preocupante e tema de diversas discussões, nas quais buscam-se soluções para diminuir esta violência. Entre estas discussões, muitas vezes a educação é colocada como um caminho para modificar a realidade difícil em que vivemos, sendo implícito nesta a afirmação que a educação poderia ajudar a diminuir a violência. Com o intuito de verificar até que ponto esta afirmação pode estar correta é que o presente trabalho vai buscar na Psicanálise Freudiana e na Teoria Crítica, embasamento para enriquecer esta discussão. Desta forma o trabalho faz uma discussão sobre psicanálise, psiquismo, cultura e educação, e cm seguida considera a crítica do social apresentada pela escola de Frankfurt. Apoiado então por estas duas abordagens, busca-se a possibilidade deste caminho de mudança através da educação. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4243
10.22196/rp.v9i19.4243
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4243
identifier_str_mv 10.22196/rp.v9i19.4243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4243/2422
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 7-30
Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 7-30
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994842050560