Frações contínuas : uma leitura atualizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Anderson Zacher
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61835
Resumo: Orientadora: Adriana Luiza do Prado
id UFPR_78afc8b767c557e6084cf7391c1879f5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61835
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalPrado, Adriana Luiza do, 1968-Dutra, Anderson Zacher2024-06-17T13:20:54Z2024-06-17T13:20:54Z2019https://hdl.handle.net/1884/61835Orientadora: Adriana Luiza do PradoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 03/05/2019Inclui referências: p.63-64Resumo: O objetivo principal desta exposição e fornecer ao professor de matemática, considerando o aprendizado no Ensino Medio, maior envolvimento no estudo das frações contínuas. Alguns temas matematicos, geralmente abordados no Ensino Superior, estão longe de serem discutidos no ensino secundario. Esta dissertacao, trás um tratamento envolvendo aspectos epistemologicos das Fracães Contínuas a fim de serem objetos de estudo no Ensino Medio. O tratamento das Fracoes Contínuas surge, nao como mais um componente, mas sim como um tema que permite articular e significar os próprios conhecimentos matemáticos presentes no atual currículo de Matematica.Abstract: The main objective of this exhibition is to provide the mathematics teacher, given the high school education, a greater involvement in the study of continuous fractions. Certain mathematical subjects, generally dealt with in higher education, are far from being discussed in secondary education. This thesis provides a treatment involving epistemological aspects of continuous fractions in order to be objects of study in high school. The treatment of continuous fractions appears not as a component but as a theme for articulating and signifying the mathematical knowledge present in the current mathematics curriculum.1 recurso online : PDF.application/pdfMatemática - Estudo e ensinoMatemáticaFrações continuasAlgorítmosFrações contínuas : uma leitura atualizadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDERSON ZACHER DUTRA.pdfapplication/pdf7295474https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61835/1/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20ZACHER%20DUTRA.pdfa19095ae708100669f388b41cbb0f6e2MD51open access1884/618352024-06-17 10:20:54.994open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61835Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-17T13:20:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Frações contínuas : uma leitura atualizada
title Frações contínuas : uma leitura atualizada
spellingShingle Frações contínuas : uma leitura atualizada
Dutra, Anderson Zacher
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
Frações continuas
Algorítmos
title_short Frações contínuas : uma leitura atualizada
title_full Frações contínuas : uma leitura atualizada
title_fullStr Frações contínuas : uma leitura atualizada
title_full_unstemmed Frações contínuas : uma leitura atualizada
title_sort Frações contínuas : uma leitura atualizada
author Dutra, Anderson Zacher
author_facet Dutra, Anderson Zacher
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prado, Adriana Luiza do, 1968-
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Anderson Zacher
contributor_str_mv Prado, Adriana Luiza do, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Matemática
Frações continuas
Algorítmos
topic Matemática - Estudo e ensino
Matemática
Frações continuas
Algorítmos
description Orientadora: Adriana Luiza do Prado
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-17T13:20:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-06-17T13:20:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/61835
url https://hdl.handle.net/1884/61835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61835/1/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20ZACHER%20DUTRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a19095ae708100669f388b41cbb0f6e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898746399817728