Frações contínuas : uma leitura atualizada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/61835 |
Resumo: | Orientadora: Adriana Luiza do Prado |
id |
UFPR_78afc8b767c557e6084cf7391c1879f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61835 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalPrado, Adriana Luiza do, 1968-Dutra, Anderson Zacher2024-06-17T13:20:54Z2024-06-17T13:20:54Z2019https://hdl.handle.net/1884/61835Orientadora: Adriana Luiza do PradoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 03/05/2019Inclui referências: p.63-64Resumo: O objetivo principal desta exposição e fornecer ao professor de matemática, considerando o aprendizado no Ensino Medio, maior envolvimento no estudo das frações contínuas. Alguns temas matematicos, geralmente abordados no Ensino Superior, estão longe de serem discutidos no ensino secundario. Esta dissertacao, trás um tratamento envolvendo aspectos epistemologicos das Fracães Contínuas a fim de serem objetos de estudo no Ensino Medio. O tratamento das Fracoes Contínuas surge, nao como mais um componente, mas sim como um tema que permite articular e significar os próprios conhecimentos matemáticos presentes no atual currículo de Matematica.Abstract: The main objective of this exhibition is to provide the mathematics teacher, given the high school education, a greater involvement in the study of continuous fractions. Certain mathematical subjects, generally dealt with in higher education, are far from being discussed in secondary education. This thesis provides a treatment involving epistemological aspects of continuous fractions in order to be objects of study in high school. The treatment of continuous fractions appears not as a component but as a theme for articulating and signifying the mathematical knowledge present in the current mathematics curriculum.1 recurso online : PDF.application/pdfMatemática - Estudo e ensinoMatemáticaFrações continuasAlgorítmosFrações contínuas : uma leitura atualizadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDERSON ZACHER DUTRA.pdfapplication/pdf7295474https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61835/1/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20ZACHER%20DUTRA.pdfa19095ae708100669f388b41cbb0f6e2MD51open access1884/618352024-06-17 10:20:54.994open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61835Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-17T13:20:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Frações contínuas : uma leitura atualizada |
title |
Frações contínuas : uma leitura atualizada |
spellingShingle |
Frações contínuas : uma leitura atualizada Dutra, Anderson Zacher Matemática - Estudo e ensino Matemática Frações continuas Algorítmos |
title_short |
Frações contínuas : uma leitura atualizada |
title_full |
Frações contínuas : uma leitura atualizada |
title_fullStr |
Frações contínuas : uma leitura atualizada |
title_full_unstemmed |
Frações contínuas : uma leitura atualizada |
title_sort |
Frações contínuas : uma leitura atualizada |
author |
Dutra, Anderson Zacher |
author_facet |
Dutra, Anderson Zacher |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Prado, Adriana Luiza do, 1968- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Anderson Zacher |
contributor_str_mv |
Prado, Adriana Luiza do, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Matemática Frações continuas Algorítmos |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Matemática Frações continuas Algorítmos |
description |
Orientadora: Adriana Luiza do Prado |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-06-17T13:20:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-06-17T13:20:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/61835 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/61835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61835/1/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20ZACHER%20DUTRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a19095ae708100669f388b41cbb0f6e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898746399817728 |