Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Felipe Albuquerque
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61837
Resumo: Orientadora: Adriana Luiza do Prado
id UFPR_53df96b72fa8c32f849c2932a287693b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61837
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalPrado, Adriana Luiza do, 1968-Machado, Felipe Albuquerque2024-07-12T19:04:08Z2024-07-12T19:04:08Z2019https://hdl.handle.net/1884/61837Orientadora: Adriana Luiza do PradoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 03/05/2019Inclui referências: p.62-63Resumo: Mesmo com os avanços das incipientes propostas curriculares do ciclo básico, alguns temas matemáticos, geralmente abordados no Ensino Superior, ainda se encontram distantes do cotidiano da sala de aula. Esta dissertaçao propõe um a reflexao envolvendo aspectos curriculares, epistemologicos e didaticos para a discussõo da tematica das Fraçoes Contínuas dentro da problemática do ensino medio. A abordagem das Fraçoes Contínuas, nao como mais um componente, mas sim como um tema que permite articular e retratar os próprios conhecimentos matemáticos presentes no atual currículo de Matem ática, trazendo uma alternativa para atualizar o currículo do Ensino Médio.Abstract: Even w ith the advances of the initial curricular proposals of the basic cycle, some m athem atical themes, usually addressed in University, are still far from the everyday of the classroom. This dissertation proposes a reflection involving curricular, epistemological and didactic aspects for the discussion of the theme of Continuous Fractions within the problematic of secondary education. The Fractions Continuous approach, not as a component, but as a theme th a t allows articulating and portraying the m athem atical knowledge present in the current M athem atics curriculum, bringing an alternative to update the curriculum of High School.1 recurso online : PDF.application/pdfMatemática - Estudo e ensino (Ensino médio)Frações continuasMatemáticaEnsino médio - CurrículosFrações contínuas : uma contextualização para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FELIPE ALBUQUERQUE MACHADO.pdfapplication/pdf8496188https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61837/1/R%20-%20D%20-%20FELIPE%20ALBUQUERQUE%20MACHADO.pdf89d011555127f0255cf46b258ef38941MD51open access1884/618372024-07-12 16:04:08.532open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61837Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-07-12T19:04:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio
title Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio
spellingShingle Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio
Machado, Felipe Albuquerque
Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio)
Frações continuas
Matemática
Ensino médio - Currículos
title_short Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio
title_full Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio
title_fullStr Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio
title_full_unstemmed Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio
title_sort Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio
author Machado, Felipe Albuquerque
author_facet Machado, Felipe Albuquerque
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prado, Adriana Luiza do, 1968-
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Felipe Albuquerque
contributor_str_mv Prado, Adriana Luiza do, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio)
Frações continuas
Matemática
Ensino médio - Currículos
topic Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio)
Frações continuas
Matemática
Ensino médio - Currículos
description Orientadora: Adriana Luiza do Prado
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-12T19:04:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-07-12T19:04:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/61837
url https://hdl.handle.net/1884/61837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61837/1/R%20-%20D%20-%20FELIPE%20ALBUQUERQUE%20MACHADO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 89d011555127f0255cf46b258ef38941
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898796086591488