Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/61837 |
Resumo: | Orientadora: Adriana Luiza do Prado |
id |
UFPR_53df96b72fa8c32f849c2932a287693b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61837 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalPrado, Adriana Luiza do, 1968-Machado, Felipe Albuquerque2024-07-12T19:04:08Z2024-07-12T19:04:08Z2019https://hdl.handle.net/1884/61837Orientadora: Adriana Luiza do PradoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 03/05/2019Inclui referências: p.62-63Resumo: Mesmo com os avanços das incipientes propostas curriculares do ciclo básico, alguns temas matemáticos, geralmente abordados no Ensino Superior, ainda se encontram distantes do cotidiano da sala de aula. Esta dissertaçao propõe um a reflexao envolvendo aspectos curriculares, epistemologicos e didaticos para a discussõo da tematica das Fraçoes Contínuas dentro da problemática do ensino medio. A abordagem das Fraçoes Contínuas, nao como mais um componente, mas sim como um tema que permite articular e retratar os próprios conhecimentos matemáticos presentes no atual currículo de Matem ática, trazendo uma alternativa para atualizar o currículo do Ensino Médio.Abstract: Even w ith the advances of the initial curricular proposals of the basic cycle, some m athem atical themes, usually addressed in University, are still far from the everyday of the classroom. This dissertation proposes a reflection involving curricular, epistemological and didactic aspects for the discussion of the theme of Continuous Fractions within the problematic of secondary education. The Fractions Continuous approach, not as a component, but as a theme th a t allows articulating and portraying the m athem atical knowledge present in the current M athem atics curriculum, bringing an alternative to update the curriculum of High School.1 recurso online : PDF.application/pdfMatemática - Estudo e ensino (Ensino médio)Frações continuasMatemáticaEnsino médio - CurrículosFrações contínuas : uma contextualização para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FELIPE ALBUQUERQUE MACHADO.pdfapplication/pdf8496188https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61837/1/R%20-%20D%20-%20FELIPE%20ALBUQUERQUE%20MACHADO.pdf89d011555127f0255cf46b258ef38941MD51open access1884/618372024-07-12 16:04:08.532open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61837Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-07-12T19:04:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio |
title |
Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio |
spellingShingle |
Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio Machado, Felipe Albuquerque Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio) Frações continuas Matemática Ensino médio - Currículos |
title_short |
Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio |
title_full |
Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio |
title_fullStr |
Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio |
title_sort |
Frações contínuas : uma contextualização para o ensino médio |
author |
Machado, Felipe Albuquerque |
author_facet |
Machado, Felipe Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Prado, Adriana Luiza do, 1968- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Felipe Albuquerque |
contributor_str_mv |
Prado, Adriana Luiza do, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio) Frações continuas Matemática Ensino médio - Currículos |
topic |
Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio) Frações continuas Matemática Ensino médio - Currículos |
description |
Orientadora: Adriana Luiza do Prado |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-12T19:04:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-07-12T19:04:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/61837 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/61837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61837/1/R%20-%20D%20-%20FELIPE%20ALBUQUERQUE%20MACHADO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
89d011555127f0255cf46b258ef38941 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898796086591488 |