Relações entre uma supervisão em psicoterapia analítica funcional e as respostas de uma terapeuta e sua cliente em sessão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lepienski, Alisson Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41448
Resumo: Orientadora: Profª Drª Jocelaine Martins da Silveira
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spelling Lepienski, Alisson FerreiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaSilveira, Jocelaine Martins da2020-05-20T13:46:40Z2020-05-20T13:46:40Z2015https://hdl.handle.net/1884/41448Orientadora: Profª Drª Jocelaine Martins da SilveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 17/12/2015Inclui referências : f. 73-81Linha de pesquisa: Psicologia clínicaResumo: A supervisão clínica é um processo importante para o desenvolvimento do terapeuta e para o tratamento adequado do cliente, sendo definida como uma relação entre supervisor e supervisionando que tem como objetivo desenvolver as competências terapêuticas deste último. O supervisor pode utilizar diversos métodos e modelos de supervisão. Um dos modelos é o Baseado na Psicoterapia, no qual os objetivos e métodos da supervisão são baseados na própria psicoterapia a ser ensinada. As Terapias Comportamentais são variadas, havendo diferença nas competências terapêuticas necessárias para o tratamento dos clientes em cada estratégia. Especificamente, as Terapias Comportamentais de Terceira Onda enfatizam aspectos pessoais do terapeuta no processo terapêutico. Para lidar com estes aspectos, diversas abordagens desse movimento propõem que se utilize características e métodos de suas psicoterapias em supervisão. Devido à semelhança funcional entre o contexto de supervisão e da sessão clínica, a Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) propõe que as respostas relevantes do terapeuta são generalizadas entre esses contextos e que a resposta contingente do supervisor ajuda a aumentar a competência terapêutica do supervisionando. Contudo, há poucos estudos que embasam o uso desse método. O presente estudo visou avaliar as relações entre as respostas do supervisor e do terapeuta em sessão. Realizou-se um estudo observacional no qual foram analisadas 12 sessões de psicoterapia de uma díade com a Functional Analytic Psychotherapy Rating Scale (FAPRS) e com os Códigos de Comportamentos Relevantes do Terapeuta (CCRT), instrumento criado para o estudo. Além disso, analisou-se oito sessões de supervisão da terapeuta para o caso com uma versão modificada da FAPRS para a supervisão (SFAPRS). A Frequência Relativa (Fr) dos códigos de cada instrumento em cada sessão e supervisão foi calculada. Os códigos específicos da FAP foram somados para encontrar a Fr de turns em FAP (FAP) e não-FAP (NFAP). Foi somada independentemente a Fr dos códigos específicos da FAP em supervisão (SFAP) e de códigos não específicos (SNFAP). Utilizou-se a inspeção visual de gráficos e a Correlação de Spearman para analisar os dados e verificar o efeito da supervisão em FAP e de outras respostas nesse contexto no comportamento da terapeuta em sessão. Após o início da supervisão, a terapeuta diminuiu a Fr de turns em que apresentou respostas inadequadas (T1), aumentou respostas adequadas (T2), apresentou respostas mais adequadas aos CRBs e apresentou maior aderência à FAP em sessão. A cliente, emitiu mais Comportamentos Clinicamente Relevantes (CRBs) e relatos sobre dificuldades e progressos no cotidiano (O1 e O2, respectivamente). Desde o início da supervisão, a terapeuta demonstrou comportamentos adequados (TRB2), com pouca emissão de comportamentos inadequados (TRB1) na relação com a supervisora. A Fr da SFAP apresentou correlação negativa relevante com respostas inadequadas da terapeuta aos CRBS (M) e T1s. A Fr da SNFAP teve correlações positivas com Respostas do Terapeuta a O1s (RO1), com T2s e negativa com Progresso Positivo do Terapeuta (TPR). Desse modo, os dados corroboraram parcialmente as proposições da supervisão em FAP apresentadas pela literatura na tríade estudada para aumento de competências terapêuticas. Discutiu-se aspectos metodológicos relevantes para estudos futuros. Palavras-Chaves: Supervisão, Competências Terapêuticas, Psicoterapia Analítica Funcional.Abstract: Clinical supervision is an important process to the therapist's development and to the client's adequate treatment. It can be defined as a relation between supervisor and supervisee which is used to develop the latter's therapeutic competence. The supervisor can use a variety of methods and models of supervision. One possible model of supervision is the Psychotherapy-Focused, in which supervision's objectives and methods are based on the taught psychotherapy itself. Behavior Therapies are diverse, existing differences in the therapeutic competences necessary to treat clients in each strategy. Specifically, the Third Wave Behavior Therapies focus on therapist's personal aspects in the therapeutic process. To deal with these aspects, many of this movement's approaches propose that characteristics and method of its own psychotherapy could be utilized in supervision. Because of the functional similarity between the context of supervision and clinical session, the Functional Analytic Psychotherapy (FAP) proposes that the therapist's relevant behavior is generalized between these contexts and that the supervisor's contingent response helps to develop the supervisee's clinical competence. This kind of intervention is considered to be the main aspect of the FAP Supervision. The present study's objective was to assess the relations between supervisor's responses and therapist's responses in session. An observational study was developed where 12 sessions of psychotherapy of a dyad were analyzed with the Functional Analytic Psychotherapy Rating Scale (FAPRS) and with the Therapist's Relevant Behavioral Codes (CCRT), an instrument created for this study. Also, eight supervisions were analyzed with a FAPRS modified version for supervision (SFAPRS). The relative frequencies (RF) of each instruments' codes was calculated. The FAP-specific codes were summed to find the RF of turns in FAP (FAP) and non-FAP (NFAP). The RF of FAPRS's FAP specific (SFAP) and non-specific (SNFAP) codes in supervision were summed independently. Visual Inspection of Graphics and Spearman Correlation were used to analyze the data. The therapist diminished the frequency of inadequate responses (T1), increased adequate responses to client's behavior (T2) and presented larger adherence to FAP in session. The client increased the emission of Clinical Relevant Behaviors (CRBs) and described more difficulties and progress in daily life (O1 and O2, respectively). Since the supervision's beginning, the therapist showed adequate responses (TRB2) and few inadequate responses (TRB1) in the relation with the supervisor. The SFAP's RF had a negative correlation with therapist's inadequate response to CRBs (M) and T1s. SNFAP had positive correlations with Therapist's Responses to O1s (RO1) and T2, and negative correlations with Therapist's Positive Session Progression (TPR). In that sense, the data corroborates partially the literature's propositions in the present triad. Methodological difficulties were discussed and discussions were presented to base future studies. Keywords: Supervision, Therapeutic Competences, Functional Analytic Psychotherapy.106 f. : il., ggrafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalCompetências terapêuticasPsicologiaPsicoterapeutas - SupervisãoPsicoterapia - AvaliaçãoRelações entre uma supervisão em psicoterapia analítica funcional e as respostas de uma terapeuta e sua cliente em sessãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALISSON FERREIRA LEPIENSKI.pdfapplication/pdf1275513https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41448/1/R%20-%20D%20-%20ALISSON%20FERREIRA%20LEPIENSKI.pdf7ac4c9fb78e64faadafee7c0aab729a9MD51open accessTEXTR - D - ALISSON FERREIRA LEPIENSKI.pdf.txtExtracted Texttext/plain223094https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41448/2/R%20-%20D%20-%20ALISSON%20FERREIRA%20LEPIENSKI.pdf.txt7814774ab2d22fd14fe96694bfef547cMD52open accessTHUMBNAILR - D - ALISSON FERREIRA LEPIENSKI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41448/3/R%20-%20D%20-%20ALISSON%20FERREIRA%20LEPIENSKI.pdf.jpged9e5a2e37c4cac82ba872118c46920fMD53open access1884/414482020-05-20 10:46:40.811open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41448Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-20T13:46:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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