Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/29048 |
Resumo: | Resumo: Organizações educacionais são vistas como sistemas que processam grandes quantidades de informações, e, como forma de melhorar o seu desempenho e promover vantagem competitiva, procuram cada vez mais a relevância de novos produtos e serviços de informação. O objetivo deste estudo foi de identificar como o recurso informação fortalece a gestão de uma instituição de ensino superior pública em Moçambique. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória realizada por uma revisão da literatura sobre gestão da informação e uma pesquisa transversal em uma instituição de ensino superior pública em Moçambique, com uma abordagem descritiva e qualitativa. Foram utilizados análise documental, observação participante e um questionário estruturado composto por quatro partes: determinação das necessidades informacionais, coleta, distribuição e uso da informação; foi aplicado a 40 (de 45) pessoas com posições de liderança e direção, pessoal administrativo e professores em tempo integral. Os resultados foram analisados a partir da perspectiva do modelo de Davenport e Prusak. Com base nos recursos de informação disponíveis na instituição foram detectadas várias práticas de gestão da informação. Percebeu-se o uso de mecanismos como memorandos e relatórios, bem como, telefone e e-mail, reforçando uma tradição cultural da oralidade na divulgação das informações. Recursos de tecnologia da informação não são devidamente utilizados, embora sejam suportados pela instituição. Em conclusão, nem todos os recursos de informação são utilizados regularmente pela equipe para melhorar o processo de gestão. Há necessidade de melhorar o uso desses recursos, a fim de atender às necessidades de informação da instituição. Os recursos de informação não foram percebidos como relevantes para melhoria da gestão organizacional, apesar da literatura e desta pesquisa mostrarem de forma inequívoca que são fundamentais. Apresenta recomendações para melhorar o processo informacional da instituição em que foi realizada esta pesquisa. |
id |
UFPR_7951e20d88d345eb3e05d29a797341aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29048 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Nhasengo, Bernardo Cândido DavidUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da InformaçãoPinto, Jose Simão de PaulaRazzolini Filho, Edelvino2012-12-20T16:07:11Z2012-12-20T16:07:11Z2012-12-20http://hdl.handle.net/1884/29048Resumo: Organizações educacionais são vistas como sistemas que processam grandes quantidades de informações, e, como forma de melhorar o seu desempenho e promover vantagem competitiva, procuram cada vez mais a relevância de novos produtos e serviços de informação. O objetivo deste estudo foi de identificar como o recurso informação fortalece a gestão de uma instituição de ensino superior pública em Moçambique. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória realizada por uma revisão da literatura sobre gestão da informação e uma pesquisa transversal em uma instituição de ensino superior pública em Moçambique, com uma abordagem descritiva e qualitativa. Foram utilizados análise documental, observação participante e um questionário estruturado composto por quatro partes: determinação das necessidades informacionais, coleta, distribuição e uso da informação; foi aplicado a 40 (de 45) pessoas com posições de liderança e direção, pessoal administrativo e professores em tempo integral. Os resultados foram analisados a partir da perspectiva do modelo de Davenport e Prusak. Com base nos recursos de informação disponíveis na instituição foram detectadas várias práticas de gestão da informação. Percebeu-se o uso de mecanismos como memorandos e relatórios, bem como, telefone e e-mail, reforçando uma tradição cultural da oralidade na divulgação das informações. Recursos de tecnologia da informação não são devidamente utilizados, embora sejam suportados pela instituição. Em conclusão, nem todos os recursos de informação são utilizados regularmente pela equipe para melhorar o processo de gestão. Há necessidade de melhorar o uso desses recursos, a fim de atender às necessidades de informação da instituição. Os recursos de informação não foram percebidos como relevantes para melhoria da gestão organizacional, apesar da literatura e desta pesquisa mostrarem de forma inequívoca que são fundamentais. Apresenta recomendações para melhorar o processo informacional da instituição em que foi realizada esta pesquisa.application/pdfGerenciamento da informaçãoGerencia de recursos informacionais - Universidades e faculdades públicas - MoçambiqueTesesInformação como recurso para fortalecer a gestão organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BERNARDO CANDIDO DAVID NHASENGO.pdfapplication/pdf9900919https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29048/1/R%20-%20D%20-%20BERNARDO%20CANDIDO%20DAVID%20NHASENGO.pdfe9a46bb4fce9a4810c4e0fcf9126ecdaMD51open accessTEXTR - D - BERNARDO CANDIDO DAVID NHASENGO.pdf.txtR - D - BERNARDO CANDIDO DAVID NHASENGO.pdf.txtExtracted Texttext/plain223300https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29048/2/R%20-%20D%20-%20BERNARDO%20CANDIDO%20DAVID%20NHASENGO.pdf.txt47f346fc3f32841493f57624e824a477MD52open accessTHUMBNAILR - D - BERNARDO CANDIDO DAVID NHASENGO.pdf.jpgR - D - BERNARDO CANDIDO DAVID NHASENGO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29048/3/R%20-%20D%20-%20BERNARDO%20CANDIDO%20DAVID%20NHASENGO.pdf.jpgbf4d0411c01a8db813b2af47a986af98MD53open access1884/290482016-04-07 07:08:09.1open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29048Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T10:08:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional |
title |
Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional |
spellingShingle |
Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional Nhasengo, Bernardo Cândido David Gerenciamento da informação Gerencia de recursos informacionais - Universidades e faculdades públicas - Moçambique Teses |
title_short |
Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional |
title_full |
Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional |
title_fullStr |
Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional |
title_full_unstemmed |
Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional |
title_sort |
Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional |
author |
Nhasengo, Bernardo Cândido David |
author_facet |
Nhasengo, Bernardo Cândido David |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação Pinto, Jose Simão de Paula |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nhasengo, Bernardo Cândido David |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Razzolini Filho, Edelvino |
contributor_str_mv |
Razzolini Filho, Edelvino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gerenciamento da informação Gerencia de recursos informacionais - Universidades e faculdades públicas - Moçambique Teses |
topic |
Gerenciamento da informação Gerencia de recursos informacionais - Universidades e faculdades públicas - Moçambique Teses |
description |
Resumo: Organizações educacionais são vistas como sistemas que processam grandes quantidades de informações, e, como forma de melhorar o seu desempenho e promover vantagem competitiva, procuram cada vez mais a relevância de novos produtos e serviços de informação. O objetivo deste estudo foi de identificar como o recurso informação fortalece a gestão de uma instituição de ensino superior pública em Moçambique. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória realizada por uma revisão da literatura sobre gestão da informação e uma pesquisa transversal em uma instituição de ensino superior pública em Moçambique, com uma abordagem descritiva e qualitativa. Foram utilizados análise documental, observação participante e um questionário estruturado composto por quatro partes: determinação das necessidades informacionais, coleta, distribuição e uso da informação; foi aplicado a 40 (de 45) pessoas com posições de liderança e direção, pessoal administrativo e professores em tempo integral. Os resultados foram analisados a partir da perspectiva do modelo de Davenport e Prusak. Com base nos recursos de informação disponíveis na instituição foram detectadas várias práticas de gestão da informação. Percebeu-se o uso de mecanismos como memorandos e relatórios, bem como, telefone e e-mail, reforçando uma tradição cultural da oralidade na divulgação das informações. Recursos de tecnologia da informação não são devidamente utilizados, embora sejam suportados pela instituição. Em conclusão, nem todos os recursos de informação são utilizados regularmente pela equipe para melhorar o processo de gestão. Há necessidade de melhorar o uso desses recursos, a fim de atender às necessidades de informação da instituição. Os recursos de informação não foram percebidos como relevantes para melhoria da gestão organizacional, apesar da literatura e desta pesquisa mostrarem de forma inequívoca que são fundamentais. Apresenta recomendações para melhorar o processo informacional da instituição em que foi realizada esta pesquisa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-12-20T16:07:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-12-20T16:07:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/29048 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/29048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29048/1/R%20-%20D%20-%20BERNARDO%20CANDIDO%20DAVID%20NHASENGO.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29048/2/R%20-%20D%20-%20BERNARDO%20CANDIDO%20DAVID%20NHASENGO.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29048/3/R%20-%20D%20-%20BERNARDO%20CANDIDO%20DAVID%20NHASENGO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9a46bb4fce9a4810c4e0fcf9126ecda 47f346fc3f32841493f57624e824a477 bf4d0411c01a8db813b2af47a986af98 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898867619397632 |