Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nhasengo, Bernardo Cândido David
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/29048
Resumo: Resumo: Organizações educacionais são vistas como sistemas que processam grandes quantidades de informações, e, como forma de melhorar o seu desempenho e promover vantagem competitiva, procuram cada vez mais a relevância de novos produtos e serviços de informação. O objetivo deste estudo foi de identificar como o recurso informação fortalece a gestão de uma instituição de ensino superior pública em Moçambique. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória realizada por uma revisão da literatura sobre gestão da informação e uma pesquisa transversal em uma instituição de ensino superior pública em Moçambique, com uma abordagem descritiva e qualitativa. Foram utilizados análise documental, observação participante e um questionário estruturado composto por quatro partes: determinação das necessidades informacionais, coleta, distribuição e uso da informação; foi aplicado a 40 (de 45) pessoas com posições de liderança e direção, pessoal administrativo e professores em tempo integral. Os resultados foram analisados a partir da perspectiva do modelo de Davenport e Prusak. Com base nos recursos de informação disponíveis na instituição foram detectadas várias práticas de gestão da informação. Percebeu-se o uso de mecanismos como memorandos e relatórios, bem como, telefone e e-mail, reforçando uma tradição cultural da oralidade na divulgação das informações. Recursos de tecnologia da informação não são devidamente utilizados, embora sejam suportados pela instituição. Em conclusão, nem todos os recursos de informação são utilizados regularmente pela equipe para melhorar o processo de gestão. Há necessidade de melhorar o uso desses recursos, a fim de atender às necessidades de informação da instituição. Os recursos de informação não foram percebidos como relevantes para melhoria da gestão organizacional, apesar da literatura e desta pesquisa mostrarem de forma inequívoca que são fundamentais. Apresenta recomendações para melhorar o processo informacional da instituição em que foi realizada esta pesquisa.
id UFPR_7951e20d88d345eb3e05d29a797341aa
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29048
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Nhasengo, Bernardo Cândido DavidUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da InformaçãoPinto, Jose Simão de PaulaRazzolini Filho, Edelvino2012-12-20T16:07:11Z2012-12-20T16:07:11Z2012-12-20http://hdl.handle.net/1884/29048Resumo: Organizações educacionais são vistas como sistemas que processam grandes quantidades de informações, e, como forma de melhorar o seu desempenho e promover vantagem competitiva, procuram cada vez mais a relevância de novos produtos e serviços de informação. O objetivo deste estudo foi de identificar como o recurso informação fortalece a gestão de uma instituição de ensino superior pública em Moçambique. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória realizada por uma revisão da literatura sobre gestão da informação e uma pesquisa transversal em uma instituição de ensino superior pública em Moçambique, com uma abordagem descritiva e qualitativa. Foram utilizados análise documental, observação participante e um questionário estruturado composto por quatro partes: determinação das necessidades informacionais, coleta, distribuição e uso da informação; foi aplicado a 40 (de 45) pessoas com posições de liderança e direção, pessoal administrativo e professores em tempo integral. Os resultados foram analisados a partir da perspectiva do modelo de Davenport e Prusak. Com base nos recursos de informação disponíveis na instituição foram detectadas várias práticas de gestão da informação. Percebeu-se o uso de mecanismos como memorandos e relatórios, bem como, telefone e e-mail, reforçando uma tradição cultural da oralidade na divulgação das informações. Recursos de tecnologia da informação não são devidamente utilizados, embora sejam suportados pela instituição. Em conclusão, nem todos os recursos de informação são utilizados regularmente pela equipe para melhorar o processo de gestão. Há necessidade de melhorar o uso desses recursos, a fim de atender às necessidades de informação da instituição. Os recursos de informação não foram percebidos como relevantes para melhoria da gestão organizacional, apesar da literatura e desta pesquisa mostrarem de forma inequívoca que são fundamentais. Apresenta recomendações para melhorar o processo informacional da instituição em que foi realizada esta pesquisa.application/pdfGerenciamento da informaçãoGerencia de recursos informacionais - Universidades e faculdades públicas - MoçambiqueTesesInformação como recurso para fortalecer a gestão organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BERNARDO CANDIDO DAVID NHASENGO.pdfapplication/pdf9900919https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29048/1/R%20-%20D%20-%20BERNARDO%20CANDIDO%20DAVID%20NHASENGO.pdfe9a46bb4fce9a4810c4e0fcf9126ecdaMD51open accessTEXTR - D - BERNARDO CANDIDO DAVID NHASENGO.pdf.txtR - D - BERNARDO CANDIDO DAVID NHASENGO.pdf.txtExtracted Texttext/plain223300https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29048/2/R%20-%20D%20-%20BERNARDO%20CANDIDO%20DAVID%20NHASENGO.pdf.txt47f346fc3f32841493f57624e824a477MD52open accessTHUMBNAILR - D - BERNARDO CANDIDO DAVID NHASENGO.pdf.jpgR - D - BERNARDO CANDIDO DAVID NHASENGO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29048/3/R%20-%20D%20-%20BERNARDO%20CANDIDO%20DAVID%20NHASENGO.pdf.jpgbf4d0411c01a8db813b2af47a986af98MD53open access1884/290482016-04-07 07:08:09.1open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29048Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T10:08:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional
title Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional
spellingShingle Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional
Nhasengo, Bernardo Cândido David
Gerenciamento da informação
Gerencia de recursos informacionais - Universidades e faculdades públicas - Moçambique
Teses
title_short Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional
title_full Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional
title_fullStr Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional
title_full_unstemmed Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional
title_sort Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional
author Nhasengo, Bernardo Cândido David
author_facet Nhasengo, Bernardo Cândido David
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
Pinto, Jose Simão de Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Nhasengo, Bernardo Cândido David
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Razzolini Filho, Edelvino
contributor_str_mv Razzolini Filho, Edelvino
dc.subject.por.fl_str_mv Gerenciamento da informação
Gerencia de recursos informacionais - Universidades e faculdades públicas - Moçambique
Teses
topic Gerenciamento da informação
Gerencia de recursos informacionais - Universidades e faculdades públicas - Moçambique
Teses
description Resumo: Organizações educacionais são vistas como sistemas que processam grandes quantidades de informações, e, como forma de melhorar o seu desempenho e promover vantagem competitiva, procuram cada vez mais a relevância de novos produtos e serviços de informação. O objetivo deste estudo foi de identificar como o recurso informação fortalece a gestão de uma instituição de ensino superior pública em Moçambique. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória realizada por uma revisão da literatura sobre gestão da informação e uma pesquisa transversal em uma instituição de ensino superior pública em Moçambique, com uma abordagem descritiva e qualitativa. Foram utilizados análise documental, observação participante e um questionário estruturado composto por quatro partes: determinação das necessidades informacionais, coleta, distribuição e uso da informação; foi aplicado a 40 (de 45) pessoas com posições de liderança e direção, pessoal administrativo e professores em tempo integral. Os resultados foram analisados a partir da perspectiva do modelo de Davenport e Prusak. Com base nos recursos de informação disponíveis na instituição foram detectadas várias práticas de gestão da informação. Percebeu-se o uso de mecanismos como memorandos e relatórios, bem como, telefone e e-mail, reforçando uma tradição cultural da oralidade na divulgação das informações. Recursos de tecnologia da informação não são devidamente utilizados, embora sejam suportados pela instituição. Em conclusão, nem todos os recursos de informação são utilizados regularmente pela equipe para melhorar o processo de gestão. Há necessidade de melhorar o uso desses recursos, a fim de atender às necessidades de informação da instituição. Os recursos de informação não foram percebidos como relevantes para melhoria da gestão organizacional, apesar da literatura e desta pesquisa mostrarem de forma inequívoca que são fundamentais. Apresenta recomendações para melhorar o processo informacional da instituição em que foi realizada esta pesquisa.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-12-20T16:07:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-12-20T16:07:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/29048
url http://hdl.handle.net/1884/29048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29048/1/R%20-%20D%20-%20BERNARDO%20CANDIDO%20DAVID%20NHASENGO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29048/2/R%20-%20D%20-%20BERNARDO%20CANDIDO%20DAVID%20NHASENGO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29048/3/R%20-%20D%20-%20BERNARDO%20CANDIDO%20DAVID%20NHASENGO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e9a46bb4fce9a4810c4e0fcf9126ecda
47f346fc3f32841493f57624e824a477
bf4d0411c01a8db813b2af47a986af98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898867619397632