Protagonismo discente e learning experience design como estratégias de ensinagem para a educação em design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scoton, Juliane
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/85087
Resumo: Orientadora: Prof.a Dr.a Carolina Calomeno
id UFPR_79c1901af95987cf3aa5e8dcbd80ccbf
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/85087
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignCalomeno, Carolina, 1969-Scoton, Juliane2023-11-22T15:34:09Z2023-11-22T15:34:09Z2023https://hdl.handle.net/1884/85087Orientadora: Prof.a Dr.a Carolina CalomenoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 25/04/2023Inclui referênciasÁrea de concentração:Resumo: Atualmente, a educação em Design busca adaptar-se às transformações do contexto econômico, sociocultural, ambiental e tecnológico no qual está inserida. Observam-se, nas últimas décadas, as rápidas mudanças nesses setores que propiciaram novos direcionamentos para a atividade do designer, seguindo de elaboração de produtos e idealizações intangíveis de experiências e de serviços. A discussão levantada nesta dissertação busca aproximar o campo do Design ao da Educação, de modo a entendê-los como complementares. Ao realizar revisão de literatura sobre os temas, observou-se que a maioria dos estudos aponta o olhar para as ações do docente, poucos enfocam o papel do discente no processo educacional. Com o intuito de contribuir para o campo da educação em Design e na difusão de estudos que coloquem o discente em centralidade, o presente estudo buscará investigar as estratégias de ensinagem enquanto geradoras de experiências participativas/ativas para discentes no ensino do Design. Como objetivo, pretende-se elaborar orientações para o desenvolvimento de estratégias de ensinagem na graduação em Design Gráfico, por meio da abordagem Learning Experience Design (LXD), quanto ao fomento do protagonismo discente. Os fundamentos teóricos necessários para alcançar o objetivo pretendido compreendem estudos nas áreas de ensino do Design, protagonismo discente em experiências de ensino-aprendizagem, fundamentos do LXD, Human-Centered Design (HCD), Student-Centered Learning (SCL) e conceitos sobre estratégias de ensinagem. A pesquisa é de natureza aplicada, caracterizada como qualitativa e exploratória, utilizando-se do método de estudo de caso e para a coleta de dados contará com os procedimentos de observação participante, entrevista, grupo focal e questionário. O contexto de aplicação da pesquisa compreende disciplinas do curso de graduação em Design Gráfico da Universidade Federal do Paraná. Os dados coletados são analisados a partir da metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), de modo a observar a estruturação das disciplinas vivenciadas, identificar se foram utilizadas estratégias de ensinagem e se houve o protagonismo discente, bem como entender a participação, o envolvimento e o desempenho dos(as) discentes; os dados serão utilizados como referência para, a partir das abordagens discutidas na fundamentação teórica, criar orientações para o desenvolvimento de estratégias de ensinagem.Abstract: Currently, Design education aims to adapt to changes in the economic, sociocultural, environmental, and technological contexts in which it operates. In recent decades, rapid changes have been observed in these sectors. Such changes have provided new directions for the activity of designers, following the development of products and conceptual ideas for experiences and services. The discussion raised in this dissertation aims to bring the field of Design closer to Education, in order to understand them as complementary. When conducting the literature review, it was observed that most studies focus on the actions of the teacher, but few focus on the role of the student in the educational process. This study seeks to investigate teaching strategies that generate engaging learning experiences for students in Graphic Design graduation through the Learning Experience Design (LXD) approach to promote student protagonism. The theoretical foundations necessary to achieve this objective include studies in the field of Design teaching, student protagonism in teaching-learning experiences, fundamentals of the LXD approach, Human-Centered Design (HCD), Student-Centered Learning (SCL), and concepts about teaching strategies. This is an applied research characterized as qualitative and exploratory, using the case study method, and data collection, which will rely on participant observation, interviews, focus groups, and questionnaires. The research will be conducted in the courses of the Graphic Design graduation program at the Federal University of Paraná. The collected data will be analyzed based on the content analysis methodology proposed by Bardin (2011) to observe the structure of the courses experienced, identify the use of teaching strategies, and if there were student active participation and performance. The data, from the approaches discussed in the theoretical foundation, will be used as a reference to result in guidelines for the development of teaching strategies for teachers.1 recurso online : PDF.application/pdfDesigners - Estudo e ensinoEnsino superior - TécnicaPrática de ensinoDesenho IndustrialProtagonismo discente e learning experience design como estratégias de ensinagem para a educação em designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANE BRITO SCOTON DE SOUZA.pdfapplication/pdf51562155https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85087/1/R%20-%20D%20-%20JULIANE%20BRITO%20SCOTON%20DE%20SOUZA.pdf6f1b987e53221b07f68fd9fed3da9a10MD51open access1884/850872023-11-22 12:34:09.436open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85087Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-11-22T15:34:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Protagonismo discente e learning experience design como estratégias de ensinagem para a educação em design
title Protagonismo discente e learning experience design como estratégias de ensinagem para a educação em design
spellingShingle Protagonismo discente e learning experience design como estratégias de ensinagem para a educação em design
Scoton, Juliane
Designers - Estudo e ensino
Ensino superior - Técnica
Prática de ensino
Desenho Industrial
title_short Protagonismo discente e learning experience design como estratégias de ensinagem para a educação em design
title_full Protagonismo discente e learning experience design como estratégias de ensinagem para a educação em design
title_fullStr Protagonismo discente e learning experience design como estratégias de ensinagem para a educação em design
title_full_unstemmed Protagonismo discente e learning experience design como estratégias de ensinagem para a educação em design
title_sort Protagonismo discente e learning experience design como estratégias de ensinagem para a educação em design
author Scoton, Juliane
author_facet Scoton, Juliane
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Calomeno, Carolina, 1969-
dc.contributor.author.fl_str_mv Scoton, Juliane
contributor_str_mv Calomeno, Carolina, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Designers - Estudo e ensino
Ensino superior - Técnica
Prática de ensino
Desenho Industrial
topic Designers - Estudo e ensino
Ensino superior - Técnica
Prática de ensino
Desenho Industrial
description Orientadora: Prof.a Dr.a Carolina Calomeno
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-22T15:34:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-22T15:34:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/85087
url https://hdl.handle.net/1884/85087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85087/1/R%20-%20D%20-%20JULIANE%20BRITO%20SCOTON%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f1b987e53221b07f68fd9fed3da9a10
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860413364633600