O ensino do design no Mercosul: uma proposta para a integração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Claudia Cirineo Ferreira [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101413
Resumo: O ensino de design vem sofrendo grandes mudanças nos últimos anos, principalmente no que se refere a sua internacionalização. o objetivo esta tese é propor indicadores para implantação do ensino de design comum ao Mercosul, sem desrespeitar as legislações e diversidades regionais. Para a realização deste trabalho foi delimitado como objeto de pesquisa os cursos de Disign com habilitação em Projeto de Produto, também foi realizada revisão de literatura sobre o processo de internacionalização da educação superior, diretrizes, normas e políticas públicas que regem a educação superior brasileira; ensino do design no Brasil e nos países membros do Mercosul. Foram realizadas três pesquisas de campo: Portugal, Brasil e nos páises pertencentes ao Mercosul. A primeira parte das pesquisas foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental a fim de coletar informações sobre as instituições pesquisadas na segunda parte foram realizadas entrevistas em Portugal com professores que participaram da implantação do Processo de Bolonha, a fim de perceber quais são as especificidades deste processo de forma que pudessem ser aproveitados os pontos positivos e negativos para uma possível implementação no Mercosul e no Brasil, com os coordenadores dos cursos de design no intuito de verificar como os cursos visualizam a questão da mobilidade acadêmica. Por fim, foram sugeridos indicadores que podem ser implantados em cursos de design do Mercosul visando facilitar o processo de mobilidade, em especial o aproveitamento de estudos, possibilitando, desta forma, uma maior integração regional
id UNSP_99f8b836730bec713d15dd872f2b1889
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101413
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino do design no Mercosul: uma proposta para a integraçãoDesenho industrialGlobalizaçãoEnsinoDesignersFormação profissionalIndustrial designO ensino de design vem sofrendo grandes mudanças nos últimos anos, principalmente no que se refere a sua internacionalização. o objetivo esta tese é propor indicadores para implantação do ensino de design comum ao Mercosul, sem desrespeitar as legislações e diversidades regionais. Para a realização deste trabalho foi delimitado como objeto de pesquisa os cursos de Disign com habilitação em Projeto de Produto, também foi realizada revisão de literatura sobre o processo de internacionalização da educação superior, diretrizes, normas e políticas públicas que regem a educação superior brasileira; ensino do design no Brasil e nos países membros do Mercosul. Foram realizadas três pesquisas de campo: Portugal, Brasil e nos páises pertencentes ao Mercosul. A primeira parte das pesquisas foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental a fim de coletar informações sobre as instituições pesquisadas na segunda parte foram realizadas entrevistas em Portugal com professores que participaram da implantação do Processo de Bolonha, a fim de perceber quais são as especificidades deste processo de forma que pudessem ser aproveitados os pontos positivos e negativos para uma possível implementação no Mercosul e no Brasil, com os coordenadores dos cursos de design no intuito de verificar como os cursos visualizam a questão da mobilidade acadêmica. Por fim, foram sugeridos indicadores que podem ser implantados em cursos de design do Mercosul visando facilitar o processo de mobilidade, em especial o aproveitamento de estudos, possibilitando, desta forma, uma maior integração regionalOver the past few years, approaches in teaching Design have been going through several changes mainly regarding internalizations. This study seeks to propose indicators for an integrated teaching system in Design for Mercosul without disrespecting laws and particularities for every region. Design courses with emphasis in Product, Design were the object of this study along with a literature review on the process of higher education internalizations, as well as guidelines, regulations and public policies for Brazilian universities. Three field researches were conducted: Portugal, Brazil and the remaining countries in Mercosul. The first part was carried out through a bibliographical and documental research in order to collect data on the institutions; the second part had interviews in Portugal with professors who took part in the Bologna process in order to realize the particularities of such process to better use both strong and week points towards a possible implementation in Mercosul and in Brazil along with coordinators in Design courses aiming to verify how courses understand academic mobility matters. Finally, some indicators were suggested as possibility for implementation in Design courses in Mercosul seeking to facilitate the mobility process specially regarding studies efficiency and consequently enabling a greater regional integrationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Roberto Alcarria do [UNESP]Menezes, Marizilda dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Claudia Cirineo Ferreira [UNESP]2014-06-11T19:31:27Z2014-06-11T19:31:27Z2013-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis184 f. : il.application/pdfMONTEIRO, Claudia Cirineo Ferreira. O ensino do design no Mercosul: uma proposta para a integração. 2013. 184 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, 2013.http://hdl.handle.net/11449/101413000721103monteiro_ccf_dr_bauru.pdf33004056082P04760173147289270Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T14:32:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101413Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:38:10.172217Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do design no Mercosul: uma proposta para a integração
title O ensino do design no Mercosul: uma proposta para a integração
spellingShingle O ensino do design no Mercosul: uma proposta para a integração
Monteiro, Claudia Cirineo Ferreira [UNESP]
Desenho industrial
Globalização
Ensino
Designers
Formação profissional
Industrial design
title_short O ensino do design no Mercosul: uma proposta para a integração
title_full O ensino do design no Mercosul: uma proposta para a integração
title_fullStr O ensino do design no Mercosul: uma proposta para a integração
title_full_unstemmed O ensino do design no Mercosul: uma proposta para a integração
title_sort O ensino do design no Mercosul: uma proposta para a integração
author Monteiro, Claudia Cirineo Ferreira [UNESP]
author_facet Monteiro, Claudia Cirineo Ferreira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Roberto Alcarria do [UNESP]
Menezes, Marizilda dos Santos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Claudia Cirineo Ferreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho industrial
Globalização
Ensino
Designers
Formação profissional
Industrial design
topic Desenho industrial
Globalização
Ensino
Designers
Formação profissional
Industrial design
description O ensino de design vem sofrendo grandes mudanças nos últimos anos, principalmente no que se refere a sua internacionalização. o objetivo esta tese é propor indicadores para implantação do ensino de design comum ao Mercosul, sem desrespeitar as legislações e diversidades regionais. Para a realização deste trabalho foi delimitado como objeto de pesquisa os cursos de Disign com habilitação em Projeto de Produto, também foi realizada revisão de literatura sobre o processo de internacionalização da educação superior, diretrizes, normas e políticas públicas que regem a educação superior brasileira; ensino do design no Brasil e nos países membros do Mercosul. Foram realizadas três pesquisas de campo: Portugal, Brasil e nos páises pertencentes ao Mercosul. A primeira parte das pesquisas foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental a fim de coletar informações sobre as instituições pesquisadas na segunda parte foram realizadas entrevistas em Portugal com professores que participaram da implantação do Processo de Bolonha, a fim de perceber quais são as especificidades deste processo de forma que pudessem ser aproveitados os pontos positivos e negativos para uma possível implementação no Mercosul e no Brasil, com os coordenadores dos cursos de design no intuito de verificar como os cursos visualizam a questão da mobilidade acadêmica. Por fim, foram sugeridos indicadores que podem ser implantados em cursos de design do Mercosul visando facilitar o processo de mobilidade, em especial o aproveitamento de estudos, possibilitando, desta forma, uma maior integração regional
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-13
2014-06-11T19:31:27Z
2014-06-11T19:31:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTEIRO, Claudia Cirineo Ferreira. O ensino do design no Mercosul: uma proposta para a integração. 2013. 184 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/101413
000721103
monteiro_ccf_dr_bauru.pdf
33004056082P0
4760173147289270
identifier_str_mv MONTEIRO, Claudia Cirineo Ferreira. O ensino do design no Mercosul: uma proposta para a integração. 2013. 184 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, 2013.
000721103
monteiro_ccf_dr_bauru.pdf
33004056082P0
4760173147289270
url http://hdl.handle.net/11449/101413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 184 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129342583078912