A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/75151 |
Resumo: | Orientador: Carlos Alberto Faraco |
id |
UFPR_79fb8403a6559aa26d3e5a9b550e4ebd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/75151 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFaraco, Carlos Alberto, 1950-Sigwalt, Carmen Sá Brito2022-11-17T18:40:23Z2022-11-17T18:40:23Z1993https://hdl.handle.net/1884/75151Orientador: Carlos Alberto FaracoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de EducaçãoInclui notasResumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a forma como vem se dando a habilitação dos professores que atuarão como alfabetizadores. Na primeira parte destacaremos a necessidade da compreensão da educação como expressão de um determinado momento da História, bem como a compreensão do homem nessa perspectiva, para então tecer considerações sobre o processo de aquisição da linguagem escrita. desde a Antiguidade até os nossos dias. Tais abordagens partem do pressuposto de que as questões educacionais são particularidades de uma questão maior, não podendo, portanto, ser discutidas isoladamente. Na segunda parte do trabalho procuraremos analisar a formação do professor alfabetizador a partir de um aparente avanço, ou seja, da destinação de carga horária própria para uma disciplina que trata da Alfabetização nos currículos do curso de Magistério. Serão analisados os conteúdos desenvolvidos, evidenciando as concepções de alfabetização, de linguagem, de ensino e de aprendizagem às quais os mesmos estão atrelados. A partir da crítica dos conteúdos, desenvolvidos, apontaremos algumas questões a serem consideradas no processo de formação de alfabetizadores, mostrando que esta formação vai além da discutida questão "competência técnica versus compromisso político", mas que exige fundamentalmente competência teórica. Em síntese, procuraremos mostrar que a educação que temos retrata o momento que estamos vivendo na sociedade, apontando, possibilidades limitadas de reversão deste quadro.Abstract: This work aims at investigating the process of training literacy educators. Part I focuses on education as the expression of a period in history, picturing man within this perspective. It discusses the reading and writing learning process from Ancient history to the present. This approach is based on the assumption that issues in education are part of a major debate and should not be dealt with separately. Part II analyses the process of training elementary school teachers by investigating the syllabuses of classes designed for the teaching of reading and writing, as well as trying to bring about the principles underlying the notions of language, teaching, and learning which are present in them. It finally tries to point out that the training of literacy educators goes beyond the so called "technical competence versus political commitment" requiring basically theoretical competence.[186] f. : il. ; 30 cm.application/pdfProfessores - FormaçãoRedação acadêmicaEducaçãoA formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - CARMEN SA BRITO SIGWALT .pdfapplication/pdf82797404https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75151/1/D%20-%20D%20-%20CARMEN%20SA%20BRITO%20SIGWALT%20.pdf4d089141c8576a48773c1410865fc30cMD51open access1884/751512022-11-17 15:40:23.115open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/75151Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-17T18:40:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos |
title |
A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos |
spellingShingle |
A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos Sigwalt, Carmen Sá Brito Professores - Formação Redação acadêmica Educação |
title_short |
A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos |
title_full |
A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos |
title_fullStr |
A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos |
title_full_unstemmed |
A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos |
title_sort |
A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos |
author |
Sigwalt, Carmen Sá Brito |
author_facet |
Sigwalt, Carmen Sá Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Faraco, Carlos Alberto, 1950- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sigwalt, Carmen Sá Brito |
contributor_str_mv |
Faraco, Carlos Alberto, 1950- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Redação acadêmica Educação |
topic |
Professores - Formação Redação acadêmica Educação |
description |
Orientador: Carlos Alberto Faraco |
publishDate |
1993 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1993 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-17T18:40:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-17T18:40:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/75151 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/75151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
[186] f. : il. ; 30 cm. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75151/1/D%20-%20D%20-%20CARMEN%20SA%20BRITO%20SIGWALT%20.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d089141c8576a48773c1410865fc30c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860907994710016 |