A qualificação do professor alfabetizador e o fracasso escolar : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Doris Beatriz Gonçalves
Data de Publicação: 1984
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74148
Resumo: Orientadora: Acácia Zeneida Kuenzer
id UFPR_ae24fe78d37321ca3e0f533cab0ae336
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74148
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pereira, Doris Beatriz GonçalvesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKuenzer, Acácia Zeneida2022-08-18T18:32:34Z2022-08-18T18:32:34Z1984https://hdl.handle.net/1884/74148Orientadora: Acácia Zeneida KuenzerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 182-186Resumo: Este estudo procurou analisar diferentes fatores que explicam o fracasso escolar, evidenciado na primeira série do ensino de 1º grau, enfatizando a importância dos fatores intra-escolares e dentre estes a qualificação docente, por considerar que o professor é uma das alternativas de superação desse fracasso. Para tal, procurou-se conhecer a realidade escolar, bem como de que maneira ocorreu a formação das professoras atuantes nas classes de alfabetização e como se dá a sua prática pedagógica. Trata-se de um estudo realizado em uma única escola, subordinada à Rede Municipal de Ensino de Curitiba, sendo sua escolha intencional. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de observação e de entrevista, sendo que os principais informantes da pesquisa foram as professoras atuantes nas classes de alfabetização, as supervisoras pedagógicas e a diretora da escola. Também foram feitas entrevistas junto às agências de formação de professores para as séries iniciais do ensino de 1º grau. Constatou-se, neste trabalho, que as professoras atuantes em classes de alfabetização da escola em estudo não receberam fundamentação necessária à realização da tarefa de alfabetizar em seus cursos de formação para o magistério, o que se constitui em obstáculo para a eficiência de sua prática docente. Além disso, verificou-se que estas alfabetizadoras não foram prepara das para trabalhar com a criança concreta e real, pertencente às camadas menos favorecidas. Deste modo, o não saber e o não saber fazer constituem-se em fatores que contribuem para que os altos índices de fracasso escolar sejam mantidos.Summary: The purpose of this study was to analyze factors related to school failure that occurs in first grade classes. Intra-school factors were those of particular interest, specially teacher' s qualification. The emphasis given to teacher's qualification, is derived from the pressuposition that the teacher is one of the alternatives to overcome the considered failure. To carry on such study, the school context was examined as well as the way in which the first grade teacher's professional preparation took place and also how they teach. The study was developed in one school of the Curitiba' s Municipal Public School System, as a result of a purposeful selection. Techniques of observation and interviews were used to collect data. The informants of the investigation were the first grade teachers, the school supervisors and the school principal. Interwiews were also made at the agencies responsible for the preparation of teachers for first grade classes. The investigation revealed that the teachers in question did not receive sufficient fundamental guidance for their task of teaching reading and writing, during their professional training, what results in an impediment for their work efficiency It was revealed that such teachers were not prepared to work with the concret and real child of the less favored social class. Therefore, it was considered that their lack of understanding and of ability are factors that contribute to the maintainance of the high levels of school failure.xii, 195 [3] f. : il., tabs. ; 29cm.application/pdfDisponível em formato digitalPesquisa educacionalRedação acadêmicaEducaçãoA qualificação do professor alfabetizador e o fracasso escolar : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - DORIS BEATRIZ GONCALVES PEREIRA.pdfapplication/pdf9201073https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74148/1/D%20-%20D%20-%20DORIS%20BEATRIZ%20GONCALVES%20PEREIRA.pdf2b70a10f7ba4491ccb45814717a1da0eMD51open access1884/741482022-08-18 15:32:34.862open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74148Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-18T18:32:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A qualificação do professor alfabetizador e o fracasso escolar : um estudo de caso
title A qualificação do professor alfabetizador e o fracasso escolar : um estudo de caso
spellingShingle A qualificação do professor alfabetizador e o fracasso escolar : um estudo de caso
Pereira, Doris Beatriz Gonçalves
Pesquisa educacional
Redação acadêmica
Educação
title_short A qualificação do professor alfabetizador e o fracasso escolar : um estudo de caso
title_full A qualificação do professor alfabetizador e o fracasso escolar : um estudo de caso
title_fullStr A qualificação do professor alfabetizador e o fracasso escolar : um estudo de caso
title_full_unstemmed A qualificação do professor alfabetizador e o fracasso escolar : um estudo de caso
title_sort A qualificação do professor alfabetizador e o fracasso escolar : um estudo de caso
author Pereira, Doris Beatriz Gonçalves
author_facet Pereira, Doris Beatriz Gonçalves
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Doris Beatriz Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kuenzer, Acácia Zeneida
contributor_str_mv Kuenzer, Acácia Zeneida
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa educacional
Redação acadêmica
Educação
topic Pesquisa educacional
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Acácia Zeneida Kuenzer
publishDate 1984
dc.date.issued.fl_str_mv 1984
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-18T18:32:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-18T18:32:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74148
url https://hdl.handle.net/1884/74148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xii, 195 [3] f. : il., tabs. ; 29cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74148/1/D%20-%20D%20-%20DORIS%20BEATRIZ%20GONCALVES%20PEREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b70a10f7ba4491ccb45814717a1da0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860806162251776