As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Marcela Cristina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/81293
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr. ª Marielda Ferreira Pryjma
id UFPR_7b4ee8eafebcee471d24370d419cc7fd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/81293
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPryjma, Marielda FerreiraMoreira, Marcela Cristina2023-06-28T13:58:38Z2023-06-28T13:58:38Z2022https://hdl.handle.net/1884/81293Orientadora: Prof.ª Dr. ª Marielda Ferreira PryjmaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 19/09/2022Inclui referências: p. 104-110Resumo: Este é um estudo que objetivou analisar as ações e as intenções das propostas voltadas para a formação docente do professor ofertadas pela Rede Municipal de Ensino de Curitiba no período delimitado entre 2014 e 2020, cujos projetos deram entrada no atual Departamento de Desenvolvimento Profissional. Os estudos sobre formação continuada e desenvolvimento profissional docente embasam a opção conceitual para a análise teórica dessa pesquisa. A metodologia da pesquisa elegeu a abordagem qualitativa para o alcance dos objetivos propostos nessa investigação. A análise de conteúdo sustentou a análise dos dados, auxiliando na contextualização do problema e da análise do referencial teórico. (BARDIN, 2011). Esta pesquisa foi conduzida a partir de duas fases distintas e complementares entre si. A primeira fase utilizou o estudo de revisão que permitiu conhecer e compreender os estudos sobre formação e desenvolvimento profissional docente. A segunda fase foi direcionada para a análise de conteúdo dos dados coletados por meio de uma pesquisa documental realizada nos registros do atual Departamento de Desenvolvimento Profissional da Secretaria Municipal da Educação do município de Curitiba. A criação de categorias e subcategorias possibilitaram a análise dos dados da pesquisa. Os resultados indicam que a trajetória das propostas formativas demonstra avanço, desenvolvimento e aprimoramento na medida em que parte da sua própria realidade, da sua história para avançar. Dessa forma, conclui-se que o professor para se desenvolver profissionalmente necessita interagir com o seu contexto profissional, com a sua prática cotidiana para que possa compreender a relação entre a aprendizagem para a docência e sua ação prática.Abstract: This is a study that aimed to analyze the actions and intentions of the proposals aimed at teacher training offered by the Municipal Education Network of Curitiba in the period delimited between 2014 and 2020, whose projects were admitted to the current Department of Professional Development. Studies on continuing education and professional development support the conceptual option for the theoretical analysis of this research. The research methodology elected the qualitative approach to achieve the objectives proposed in this investigation. Content analysis supported data analysis, assisting in the contextualization of the problem and the analysis of the theoretical framework. (BARDIN, 2011). This research was conducted from two distinct and complementary phases. The first phase used the review study that allowed us to know and understand studies on teacher training and professional development. The second phase was directed to the content analysis of the data collected through documentary research carried out in the records of the current Department of Professional Development of the Municipal Department of Education of the municipality of Curitiba. The creation of categories and subcategories allowed the analysis of the research data. The results indicate that the trajectory of formative proposals demonstrates progress, development and improvement to the extent that part of their own reality, of their history to advance. Thus, it is concluded that the teacher to develop professionally needs to interact with his professional context, with his daily practice so that he can understand the relationship between learning for teaching and his practical action.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEnsino fundamental - Rede municipal - Curitiba (PR)Formação continuada - ProfessoresProfessores - Curitiba (PR)EducaçãoAs propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCELA CRISTINA MOREIRA.pdfapplication/pdf1340561https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81293/1/R%20-%20D%20-%20MARCELA%20CRISTINA%20MOREIRA.pdfd3270d97c35f18514a0c12457f4ee758MD51open access1884/812932023-06-28 10:58:38.6open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81293Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-28T13:58:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba
title As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba
spellingShingle As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba
Moreira, Marcela Cristina
Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino fundamental - Rede municipal - Curitiba (PR)
Formação continuada - Professores
Professores - Curitiba (PR)
Educação
title_short As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba
title_full As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba
title_fullStr As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba
title_full_unstemmed As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba
title_sort As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba
author Moreira, Marcela Cristina
author_facet Moreira, Marcela Cristina
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pryjma, Marielda Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Marcela Cristina
contributor_str_mv Pryjma, Marielda Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino fundamental - Rede municipal - Curitiba (PR)
Formação continuada - Professores
Professores - Curitiba (PR)
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino fundamental - Rede municipal - Curitiba (PR)
Formação continuada - Professores
Professores - Curitiba (PR)
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr. ª Marielda Ferreira Pryjma
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-28T13:58:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-28T13:58:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/81293
url https://hdl.handle.net/1884/81293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81293/1/R%20-%20D%20-%20MARCELA%20CRISTINA%20MOREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d3270d97c35f18514a0c12457f4ee758
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860776196046848