As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/81293 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª Dr. ª Marielda Ferreira Pryjma |
id |
UFPR_7b4ee8eafebcee471d24370d419cc7fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/81293 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPryjma, Marielda FerreiraMoreira, Marcela Cristina2023-06-28T13:58:38Z2023-06-28T13:58:38Z2022https://hdl.handle.net/1884/81293Orientadora: Prof.ª Dr. ª Marielda Ferreira PryjmaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 19/09/2022Inclui referências: p. 104-110Resumo: Este é um estudo que objetivou analisar as ações e as intenções das propostas voltadas para a formação docente do professor ofertadas pela Rede Municipal de Ensino de Curitiba no período delimitado entre 2014 e 2020, cujos projetos deram entrada no atual Departamento de Desenvolvimento Profissional. Os estudos sobre formação continuada e desenvolvimento profissional docente embasam a opção conceitual para a análise teórica dessa pesquisa. A metodologia da pesquisa elegeu a abordagem qualitativa para o alcance dos objetivos propostos nessa investigação. A análise de conteúdo sustentou a análise dos dados, auxiliando na contextualização do problema e da análise do referencial teórico. (BARDIN, 2011). Esta pesquisa foi conduzida a partir de duas fases distintas e complementares entre si. A primeira fase utilizou o estudo de revisão que permitiu conhecer e compreender os estudos sobre formação e desenvolvimento profissional docente. A segunda fase foi direcionada para a análise de conteúdo dos dados coletados por meio de uma pesquisa documental realizada nos registros do atual Departamento de Desenvolvimento Profissional da Secretaria Municipal da Educação do município de Curitiba. A criação de categorias e subcategorias possibilitaram a análise dos dados da pesquisa. Os resultados indicam que a trajetória das propostas formativas demonstra avanço, desenvolvimento e aprimoramento na medida em que parte da sua própria realidade, da sua história para avançar. Dessa forma, conclui-se que o professor para se desenvolver profissionalmente necessita interagir com o seu contexto profissional, com a sua prática cotidiana para que possa compreender a relação entre a aprendizagem para a docência e sua ação prática.Abstract: This is a study that aimed to analyze the actions and intentions of the proposals aimed at teacher training offered by the Municipal Education Network of Curitiba in the period delimited between 2014 and 2020, whose projects were admitted to the current Department of Professional Development. Studies on continuing education and professional development support the conceptual option for the theoretical analysis of this research. The research methodology elected the qualitative approach to achieve the objectives proposed in this investigation. Content analysis supported data analysis, assisting in the contextualization of the problem and the analysis of the theoretical framework. (BARDIN, 2011). This research was conducted from two distinct and complementary phases. The first phase used the review study that allowed us to know and understand studies on teacher training and professional development. The second phase was directed to the content analysis of the data collected through documentary research carried out in the records of the current Department of Professional Development of the Municipal Department of Education of the municipality of Curitiba. The creation of categories and subcategories allowed the analysis of the research data. The results indicate that the trajectory of formative proposals demonstrates progress, development and improvement to the extent that part of their own reality, of their history to advance. Thus, it is concluded that the teacher to develop professionally needs to interact with his professional context, with his daily practice so that he can understand the relationship between learning for teaching and his practical action.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEnsino fundamental - Rede municipal - Curitiba (PR)Formação continuada - ProfessoresProfessores - Curitiba (PR)EducaçãoAs propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCELA CRISTINA MOREIRA.pdfapplication/pdf1340561https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81293/1/R%20-%20D%20-%20MARCELA%20CRISTINA%20MOREIRA.pdfd3270d97c35f18514a0c12457f4ee758MD51open access1884/812932023-06-28 10:58:38.6open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81293Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-28T13:58:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba |
title |
As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba |
spellingShingle |
As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba Moreira, Marcela Cristina Educação - Estudo e ensino Professores - Formação Ensino fundamental - Rede municipal - Curitiba (PR) Formação continuada - Professores Professores - Curitiba (PR) Educação |
title_short |
As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba |
title_full |
As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba |
title_fullStr |
As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba |
title_full_unstemmed |
As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba |
title_sort |
As propostas formativas para o desenvolvimento profissional docente na rede municipal de ensino de Curitiba |
author |
Moreira, Marcela Cristina |
author_facet |
Moreira, Marcela Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pryjma, Marielda Ferreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Marcela Cristina |
contributor_str_mv |
Pryjma, Marielda Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Estudo e ensino Professores - Formação Ensino fundamental - Rede municipal - Curitiba (PR) Formação continuada - Professores Professores - Curitiba (PR) Educação |
topic |
Educação - Estudo e ensino Professores - Formação Ensino fundamental - Rede municipal - Curitiba (PR) Formação continuada - Professores Professores - Curitiba (PR) Educação |
description |
Orientadora: Prof.ª Dr. ª Marielda Ferreira Pryjma |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-28T13:58:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-28T13:58:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/81293 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/81293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81293/1/R%20-%20D%20-%20MARCELA%20CRISTINA%20MOREIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3270d97c35f18514a0c12457f4ee758 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898863651586048 |