A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias, Ana Paula de Andrade Janz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Zoppo, Beatriz Maria, Gilz, Claudino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10729
Resumo: A formação de professores é um processo que deve ser pensado desde a graduação, em cursos de licenciatura, até momentos nos quais estes profissionais já estão atuando em salas de aula, neste viés, a formação continuada também é importante para o desenvolvimento profissional do docente. A conscientização dos profissionais da educação quanto à importância dos diferentes processos de formação pelos quais perpassa um profissional que atua em sala de aula levantou a seguinte questão norteadora para esta pesquisa: como os professores de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba compreendem os processos de formação docente? Com isto, essa pesquisa tem o objetivo de identificar quais são as concepções de professores da rede pública de ensino de Curitiba-PR sobre os processos de formação docente. É uma pesquisa de cunho qualitativo e tem o caráter exploratório. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista com 10 professoras atuantes em uma escola municipal situada na cidade de Curitiba. A escola atende alunos do Ensino Fundamental I e conta com um total de 20 professores. As entrevistas foram individuais e os dados foram analisados de forma criteriosa para a escrita deste artigo. Algumas professoras demonstraram conhecimento sobre o processo de formação docente, o qual se dá desde os estudos em cursos de licenciaturas e, elas se mostraram dispostas a realizar cursos de formação continuada para ampliar seus conhecimentos. Outras docentes não identificaram a importância de seus cursos de graduação neste primeiro momento. Fica perceptível que é necessário que novos estudos com esta temática sejam realizados, buscando verificar a percepção de outros professores sobre o assunto aqui abordado. Também é possível desenvolver projetos de intervenção com as professoras que participaram desta pesquisa e outros professores que atuam na Educação Básica para que eles compreendam a importância da formação integral docente para uma atuação profissional eficaz.
id UTFPR-13_1f711d1ec6ca4fe64a03a722da43f52d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10729
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise7.08.00.00-6 EducaçãoFormação docente; Formação continuada; Professores da Educação Básica; Rede Municipal de Ensino de Curitiba.A formação de professores é um processo que deve ser pensado desde a graduação, em cursos de licenciatura, até momentos nos quais estes profissionais já estão atuando em salas de aula, neste viés, a formação continuada também é importante para o desenvolvimento profissional do docente. A conscientização dos profissionais da educação quanto à importância dos diferentes processos de formação pelos quais perpassa um profissional que atua em sala de aula levantou a seguinte questão norteadora para esta pesquisa: como os professores de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba compreendem os processos de formação docente? Com isto, essa pesquisa tem o objetivo de identificar quais são as concepções de professores da rede pública de ensino de Curitiba-PR sobre os processos de formação docente. É uma pesquisa de cunho qualitativo e tem o caráter exploratório. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista com 10 professoras atuantes em uma escola municipal situada na cidade de Curitiba. A escola atende alunos do Ensino Fundamental I e conta com um total de 20 professores. As entrevistas foram individuais e os dados foram analisados de forma criteriosa para a escrita deste artigo. Algumas professoras demonstraram conhecimento sobre o processo de formação docente, o qual se dá desde os estudos em cursos de licenciaturas e, elas se mostraram dispostas a realizar cursos de formação continuada para ampliar seus conhecimentos. Outras docentes não identificaram a importância de seus cursos de graduação neste primeiro momento. Fica perceptível que é necessário que novos estudos com esta temática sejam realizados, buscando verificar a percepção de outros professores sobre o assunto aqui abordado. Também é possível desenvolver projetos de intervenção com as professoras que participaram desta pesquisa e outros professores que atuam na Educação Básica para que eles compreendam a importância da formação integral docente para uma atuação profissional eficaz.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Elias, Ana Paula de Andrade JanzZoppo, Beatriz MariaGilz, Claudino2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesQualitativa; pesquisa exploratóriaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1072910.3895/actio.v1n1.10729ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10729/6977Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:47Zoai:periodicos.utfpr:article/10729Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:47Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise
title A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise
spellingShingle A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise
Elias, Ana Paula de Andrade Janz
7.08.00.00-6 Educação
Formação docente; Formação continuada; Professores da Educação Básica; Rede Municipal de Ensino de Curitiba.
title_short A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise
title_full A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise
title_fullStr A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise
title_full_unstemmed A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise
title_sort A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise
author Elias, Ana Paula de Andrade Janz
author_facet Elias, Ana Paula de Andrade Janz
Zoppo, Beatriz Maria
Gilz, Claudino
author_role author
author2 Zoppo, Beatriz Maria
Gilz, Claudino
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Elias, Ana Paula de Andrade Janz
Zoppo, Beatriz Maria
Gilz, Claudino
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6 Educação
Formação docente; Formação continuada; Professores da Educação Básica; Rede Municipal de Ensino de Curitiba.
topic 7.08.00.00-6 Educação
Formação docente; Formação continuada; Professores da Educação Básica; Rede Municipal de Ensino de Curitiba.
description A formação de professores é um processo que deve ser pensado desde a graduação, em cursos de licenciatura, até momentos nos quais estes profissionais já estão atuando em salas de aula, neste viés, a formação continuada também é importante para o desenvolvimento profissional do docente. A conscientização dos profissionais da educação quanto à importância dos diferentes processos de formação pelos quais perpassa um profissional que atua em sala de aula levantou a seguinte questão norteadora para esta pesquisa: como os professores de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba compreendem os processos de formação docente? Com isto, essa pesquisa tem o objetivo de identificar quais são as concepções de professores da rede pública de ensino de Curitiba-PR sobre os processos de formação docente. É uma pesquisa de cunho qualitativo e tem o caráter exploratório. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista com 10 professoras atuantes em uma escola municipal situada na cidade de Curitiba. A escola atende alunos do Ensino Fundamental I e conta com um total de 20 professores. As entrevistas foram individuais e os dados foram analisados de forma criteriosa para a escrita deste artigo. Algumas professoras demonstraram conhecimento sobre o processo de formação docente, o qual se dá desde os estudos em cursos de licenciaturas e, elas se mostraram dispostas a realizar cursos de formação continuada para ampliar seus conhecimentos. Outras docentes não identificaram a importância de seus cursos de graduação neste primeiro momento. Fica perceptível que é necessário que novos estudos com esta temática sejam realizados, buscando verificar a percepção de outros professores sobre o assunto aqui abordado. Também é possível desenvolver projetos de intervenção com as professoras que participaram desta pesquisa e outros professores que atuam na Educação Básica para que eles compreendam a importância da formação integral docente para uma atuação profissional eficaz.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Qualitativa; pesquisa exploratória
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10729
10.3895/actio.v1n1.10729
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10729
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10729/6977
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985499275264