Modelo teórico tridimensional da atuação do supervisor pedagógico a nível de 2º Grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Vanda Borges de
Data de Publicação: 1981
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78579
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Consuelo de Menezes Garcia
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Consuelo de MenezesPaula, Vanda Borges de2023-01-23T16:27:14Z2023-01-23T16:27:14Z1981https://hdl.handle.net/1884/78579Orientadora: Prof.ª Dr.ª Consuelo de Menezes GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 96-98Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo elaborar o Modelo Teorico Tridimensional da Atuação do Supervisor Pedagogico a Nível de 29 Grau e testar a sua validação pelos supervisores pedagógicos e professores. 0 Modelo proposto foi elaborado com base na revisão de literatura e no Modelo de ELEENBEIN, incluindo competências para as tres dimensões, quais sejam: enó-ino-apAcncUzagím, cuaaZ omI o e A&taçõeJ, hutnana&. Tal modelo inclui um total de 8 conjuntos de habilidades, 18 areas de habilidades e 150 conpetências. As hipóteses do estudo foram: Ho Não ha diferença significativa entre o desempenho assumido pelos supervisores pedagõgicos e o atendimento pretendido do serviço de supervisão pelos professores nas 12 unidades de ' ensino de 29 grau da rede estadual de Goiânia-GO, e o Modelo Teorico Tridimensional de Supervisão Pedagógica proposto nesta pesquisa; Hi 0 desempenho assumido pelos supervisores pedagõgicos e o atendimento pretendido do serviço de supervisão pelos professores diferem da proposição do Modelo Teorico Tridimensional da Atuação do Supervisor Pedagogico aqui proposto; H2 Diferem de forma significativa tanto o Modelo Teorico Tridimensional proposto, como o desempenho assumido pelos supervisores pedagõgicos e ainda o atendimento pretendido do serviço de supervisão pelos professores de 29 grau da rede estadual de ensino de Goiânia-GO. Para testar a validade das hipóteses foi selecionada uma amostra de 17 supervisores pedagõgicos, que representam o total de 80% de super visores da rede estadual de ensino de 29 grau de Goiânia-GO, e uma amostra, ao acaso, de 157 professores extraídos de uma população de 476, o que representa 33% do universo de professores de 29 grau da rede de ensino de Goiânia-GO. A coleta de dados foi obtida através de um instrumento contendo duas seções: dados para caracterizar a população e dados de validação do Modelo proposto. 0 tratamento estatístico utilizado foi o teste "t" de Student para a analise das diferenças entre a média das respostas -íúm não aos mesmos itens do instrumento dos professores, e o teste do x2 para determinar se a atuação atual da supervisão corresponde ao Modelo proposto. Trabalhou-se com um nível de significância de P = ou > 0,05. Ao se analisarem os dados dos supervisores juntamente com os dos professores, percebe-se que uma pequena parcela de professores concordam com a maioria dos supervisores pedagõgicos na validação do Modelo proposto; os demais professores não concordam com o desempenho dos supervisores pedagõgicos conforme o Modelo proposto. Portanto, a hipótese nula foi confirmada em parte, como o foi também a hipótese alternativa 1, tendo sido rejeitada a hipótese alternativa 2Abstract: The purpose of this study was to develop a Three-dimensional Theoretical Model concerning the School Supervisor' action at the Secondary School, as well as to test and validate this model. The model was developed based on a general review of literature and on the ELFENBEIN Model, which includes competencies for the three dimensions: teaching - Zcaaittng, cua/vLcuJLum and human A cla tto nA. This model includes 8 groups of abilities, 18 areas of abilities and 150 competencies . The hypotheses of the study were: Hq There is no significant difference between the school supervisor's performance, the expectations to this performance held by the school teachers and the proposed Three-dimensional Theoretical Model. Hj There is a significant difference between the school supervisor's performance, the expectations to this performance held by the school teachers, and the proposed Three-dimensional Theoretical Model. H2 There is a significant difference between the school supervisor's performance and the Three-dimensional Model, as well as between the school teachers'expectations to such performance and the Three-dimensional Model. The hypotheses were tested with 17 school counselors, which corresponds the universe of school counselors working at the state secondary schools in Goiânia-GO, and with 157 (33% of the universe) teachers chosen randomly from the universe of 476 teachers working in those school. The data was obtained with the use of a questionnaire composed of two parts: 1) description of the subjects, and 2) data regarding the validation of the Model. To analyze the differences between the mean of the teachers' responses t/e-6 and no to the same items, the Student's "t" test was used. The x2 was used to determine the similarity between the school supervisor's actual performance and the proposed Model. The level of significance accepted was P = or > 0.05. From the data analysis it was perceived that only a small part of the teachers agree with the majority of the school supervisors regarding the validation of the Model; the remaining teachers do not agree with the school supervisor's performance as proposed by the Model. Therefore, the nyhlhypothesis was only in part confirmed, as well as the alternative 1 hypothesis. The alternative 2 hypothesis was rejected.98 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalRedação acadêmicaSupervisão escolar no ensino de segundo grauEducaçãoModelo teórico tridimensional da atuação do supervisor pedagógico a nível de 2º Grauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - VANDA BORGES DE PAULA.pdfapplication/pdf5522021https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78579/1/D%20-%20VANDA%20BORGES%20DE%20PAULA.pdf539ecbd84d23348b40a063e8387bb713MD51open access1884/785792023-01-23 13:27:14.399open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78579Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-23T16:27:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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