A prática da supervisão escolar na perspectiva dos professores de 1ª e 4ª série do ensino de 1º grau : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Arli Savi de
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73772
Resumo: Orientadora: Profª Drª Acácia Z. Kuenzer
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spelling Miranda, Arli Savi deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKuenzer, Acácia Zeneida2022-08-22T18:52:45Z2022-08-22T18:52:45Z1989https://hdl.handle.net/1884/73772Orientadora: Profª Drª Acácia Z. KuenzerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 173-176Resumo: As críticas que vêm sendo realizadas nos últimos anos em relação à função da Escola Pública, têm denunciado o papel controlador e conservador que o Supervisor escolar vem desempenhando no Sistema de ensino brasileiro. Tal situação se dá principalmente quando a escola assimila um modelo de organização empresarial, decorrente das reformas estruturais verificadas na sociedade brasileira no final da década de 60. Com isso, os fundamentos teóricos da prática da Administração, passam a fundamentar a prática da Supervisão, voltada cada vez mais para o gerenciamento do Sistema. A partir desse quadro, optou-se em pesquisar como as professoras representam a Supervisão Escolar, com o objetivo de redefinir essa função, para uma ptática realmente educativa. Desta forma, procurou-se extrair o lado válido das representações, o "bom senso", que apontou para a importância do trabalho coletivo na escola. Entende-se assim, que esse trabalho deve ser o ponto de partida para que os educadores possam rever suas práticas e direcioná-las para um "fazer novo", comprometido com os interesses populares.Abstract: The critiques that the performance of the Public School has received during the last years, have evidenced the controlling and conservative role that the School Supervisor has in the Brazilian Educative System. This situation occurs mainly when the school absorbs a model of enterprising organization, due to the structural changes that occurred in the Brazilian society by the end of the sixties. Thus the theoretical basis of the practice of the administration becomes the basis for the practice of Supervision, with a view to the Management of the System. Starting from this point, the option was to research how the teachers represent the School Supervision, with the aim of redefining this function, in order that it becomes an actual teaching practice. So, the attempt was made to make the best use of the worthy side of the representations: "the common sense", that pointed out the importance of teamwork at school. It is understood that this work be the starting point so that the educators can review their practices and direct them to a "new know-how", towards the public interest.x, 176 f. : il. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalSupervisão escolar - Estudo e ensino (Primeiro grau)Escolas - AdministraçãoAdministradores escolaresRedação acadêmicaEducaçãoA prática da supervisão escolar na perspectiva dos professores de 1ª e 4ª série do ensino de 1º grau : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - ARLI SAVI DE MIRANDA.pdfapplication/pdf142060289https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73772/1/D%20-%20D%20-%20ARLI%20SAVI%20DE%20MIRANDA.pdf7f6e423022e10054348feca1dd485d86MD51open access1884/737722022-08-22 15:52:45.788open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73772Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-22T18:52:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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