Modelo de design comparativo de recursos educacionais abertos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grimm, Gabrielle da Fonseca Hartmann
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/88194
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Adriano Heemann
id UFPR_7c61dd6e57ddeb7adc985a727b6e99cb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/88194
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Padovani, Stephania, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignHeemann, Adriano, 1973-Grimm, Gabrielle da Fonseca Hartmann2024-05-22T19:13:54Z2024-05-22T19:13:54Z2024https://hdl.handle.net/1884/88194Orientador: Prof. Dr. Adriano HeemannCoorientadora: Profa. Dra. Stephania PadovaniTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 27/02/2024Inclui referênciasÁrea de concentração: DesignResumo: A colaboração é essencial no desenvolvimento e compartilhamento de Recursos Educacionais Abertos (REA). Os materiais abertos dependem de um tipo de produção mais coletivo do que individual, de modo a atingir seu potencial na educação, para que possam ser utilizados amplamente. Mas a colaboração parece ser um fenômeno complexo que não pode ser estabelecido apenas com o uso de ferramentas. Esse contexto fez emergir o seguinte problema: Como auxiliar o desenvolvimento colaborativo de recursos educacionais abertos de modo a ampliar a disseminação de conhecimento e o ciclo de vida REA? A partir desse problema o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver um modelo de design colaborativo de recursos educacionais abertos. Para atingir esse objetivo, o método de pesquisa adotado foi o Design Science Research (DSR), conforme Dresch et al. (2015), considerando que a presente pesquisa visou prescrever uma solução para uma classe de problemas, projetar ou construir artefatos, com base nas necessidades dos participantes de um projeto educacional aberto. A pesquisa foi organizada em quatro fases; (1) descoberta, (2) artefato, (3) avaliação do artefato e (4) aprendizagem. A fase 1 teve o objetivo de identificar e justificar o problema a ser estudado, ou uma classe de problemas, assim como a compreensão do problema, suas facetas, causa e contexto. Os procedimentos adotados foram: a) Revisão Bibliográfica Narrativa (RBN); b) Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS); e c) Pesquisa de campo: entrevista semiestruturada com participantes de projetos REA que resultaram em requisitos para o modelo. A fase 2 teve por objetivo a proposição do artefato para resolver o problema específico. O artefato foi desenvolvido a partir dos requisitos elencados na fase anterior, e contou com divisões em ciclos, etapas e tarefas. A fase 3 teve por objetivo a avaliação do artefato, para expor evidências que o artefato poderá ser utilizado para resolver o problema identificado, para tanto os procedimentos adotados foram: a) Revisão do artefato por especialistas e b) Workshop de cocriação para Avaliação do artefato. O artefato foi bem aceito pelos participantes nos dois procedimentos, e considerações, sugestões, críticas foram apontados que agregaram melhorias. A fase 4, última fase, teve por objetivo explicitar as aprendizagens, expondo os resultados obtidos com a pesquisa, para comunidade interessada na temática, tanto na academia quanto nas organizações, a partir do modelo proposto e do guia do modelo, ambos desenvolvidos e licenciados como REA. Também fazem parte desta fase a divulgação de resultados, a publicação de artigos científicos em periódicos e congressos, assim como a publicação da tese no repositório institucional, compartilhando com a comunidade o conhecimento gerado.Abstract: Collaboration is essential in the development and sharing of Open Educational Resources (OER). Open materials depend on a more collective form of production than individual, aiming to reach their potential in education so that they can be widely utilized. However, collaboration seems to be a complex phenomenon that cannot be established solely through the use of tools. This context has brought forth the following problem: How to assist the collaborative development of open educational resources to broaden the dissemination of knowledge and the OER lifecycle? Based on this problem, the overall objective of this research was to develop a collaborative design model for open educational resources. To achieve this goal, the adopted research method was Design Science Research (DSR), according to Dresch et al. (2015), considering that this research aimed to prescribe a solution for a class of problems, design or construct artifacts, based on the needs of participants in an open educational project. The research was organized into four phases: (1) discovery, (2) artifact, (3) artifact evaluation, and (4) learning. Phase 1 aimed to identify and justify the problem to be studied or a class of problems, as well as understanding the problem, its facets, cause, and context. The adopted procedures were: a) Narrative Literature Review (NLR); b) Systematic Literature Review (SLR); and c) Field Research: semi-structured interviews with OER project participants that resulted in requirements for the model. Phase 2 aimed at proposing the artifact to solve the specific problem. The artifact was developed based on the requirements listed in the previous phase and included divisions into cycles, stages, and tasks. Phase 3 aimed at the evaluation of the artifact, to provide evidence that the artifact could be used to solve the identified problem. The adopted procedures were: a) Expert artifact review, and b) Co-creation Workshop for Artifact Evaluation. The artifact was well-received by participants in both procedures, and considerations, suggestions, criticisms were made that added improvements. Phase 4, the final phase, aimed to explicit the learnings, exposing the results obtained from the research to the community interested in the theme, both in academia and organizations, based on the proposed model and the model guide, both developed and licensed as OER. This phase also includes the dissemination of results, the publication of scientific articles in journals and conferences, as well as the publication of the thesis in the institutional repository, sharing the generated knowledge with the community.1 recurso online : PDF.application/pdfDesenho (Projetos)Educação abertaDesign colaborativoModelosDesenho IndustrialModelo de design comparativo de recursos educacionais abertosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - GABRIELLE DA FONSECA HARTMANN GRIMM.pdfapplication/pdf27239995https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88194/1/R%20-%20T%20-%20GABRIELLE%20DA%20FONSECA%20HARTMANN%20GRIMM.pdf2d932581d41f6a122c5fc5c65e3e46d2MD51open access1884/881942024-05-22 16:13:54.38open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/88194Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-22T19:13:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo de design comparativo de recursos educacionais abertos
title Modelo de design comparativo de recursos educacionais abertos
spellingShingle Modelo de design comparativo de recursos educacionais abertos
Grimm, Gabrielle da Fonseca Hartmann
Desenho (Projetos)
Educação aberta
Design colaborativo
Modelos
Desenho Industrial
title_short Modelo de design comparativo de recursos educacionais abertos
title_full Modelo de design comparativo de recursos educacionais abertos
title_fullStr Modelo de design comparativo de recursos educacionais abertos
title_full_unstemmed Modelo de design comparativo de recursos educacionais abertos
title_sort Modelo de design comparativo de recursos educacionais abertos
author Grimm, Gabrielle da Fonseca Hartmann
author_facet Grimm, Gabrielle da Fonseca Hartmann
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Padovani, Stephania, 1973-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heemann, Adriano, 1973-
dc.contributor.author.fl_str_mv Grimm, Gabrielle da Fonseca Hartmann
contributor_str_mv Heemann, Adriano, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho (Projetos)
Educação aberta
Design colaborativo
Modelos
Desenho Industrial
topic Desenho (Projetos)
Educação aberta
Design colaborativo
Modelos
Desenho Industrial
description Orientador: Prof. Dr. Adriano Heemann
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-22T19:13:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-22T19:13:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/88194
url https://hdl.handle.net/1884/88194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88194/1/R%20-%20T%20-%20GABRIELLE%20DA%20FONSECA%20HARTMANN%20GRIMM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d932581d41f6a122c5fc5c65e3e46d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860198315327488