A criança autista na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Andréa Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79774
Resumo: Orientadora: Édina Mayer Vergara
id UFPR_7c782de83a763132b205b33588c19670
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79774
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Tavares, Andréa GonçalvesUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e InclusãoVergara, Édina Mayer, 1962-2022-10-24T15:54:40Z2022-10-24T15:54:40Z2018https://hdl.handle.net/1884/79774Orientadora: Édina Mayer VergaraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e InclusãoInclui referênciasEste artigo apresentou um estudo de caso que também intitula este estudo sobre Percepção de Detecção dos Transtornos Invasivos, Transtornos Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. Pesquisa bibliográfica, qualitativa e documental, na qual foi aplicado um questionário para os professores, com o objetivo geral de saber como acontece o processo de inclusão de criança com Transtornos Invasivos (TI) na Educação Infantil e como essas crianças vêm sendo assistida de acordo com as políticas. Transtornos Invasivos também são denominados como Transtornos Globais do Desenvolvimento (Autismo Infantil). A educação Infantil é a primeira etapa da educação básica devendo atender crianças de 0 a 3 anos de idade em creches e de 4 a 5 anos em pré-escolas, sendo obrigatório a partir dos 4 anos. Tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. No Plano Nacional de Educação na meta 1 a palavra universalizar compreende que a palavra está associada a igualdade de direitos, dessa forma entendese que a Educação Infantil será ofertado universalmente à todas as crianças na rede regular de ensino. As crianças precisam ser estimuladas em todos os campos de experiências, para que não ocorram prejuízos em seu desenvolvimento. Entre os resultados observou-se que as crianças com TEA normalmente não tem laudo, familiares não informam por não conhecerem ou porque desejam esconder a deficiência com medo que a instituição rejeite a criança1 recurso online (20 p.) : PDF.application/pdfEducação inclusivaAutismo em criançasInclusão escolarA criança autista na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANDREA GONCALVES TAVARES.pdfapplication/pdf1103837https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79774/1/R%20-%20E%20-%20ANDREA%20GONCALVES%20TAVARES.pdfdab8248899f528df9d062147dca1a935MD51open access1884/797742022-10-24 12:54:40.854open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79774Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-24T15:54:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A criança autista na educação infantil
title A criança autista na educação infantil
spellingShingle A criança autista na educação infantil
Tavares, Andréa Gonçalves
Educação inclusiva
Autismo em crianças
Inclusão escolar
title_short A criança autista na educação infantil
title_full A criança autista na educação infantil
title_fullStr A criança autista na educação infantil
title_full_unstemmed A criança autista na educação infantil
title_sort A criança autista na educação infantil
author Tavares, Andréa Gonçalves
author_facet Tavares, Andréa Gonçalves
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Andréa Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vergara, Édina Mayer, 1962-
contributor_str_mv Vergara, Édina Mayer, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Autismo em crianças
Inclusão escolar
topic Educação inclusiva
Autismo em crianças
Inclusão escolar
description Orientadora: Édina Mayer Vergara
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-24T15:54:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-24T15:54:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79774
url https://hdl.handle.net/1884/79774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (20 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79774/1/R%20-%20E%20-%20ANDREA%20GONCALVES%20TAVARES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dab8248899f528df9d062147dca1a935
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898901831286784