A criança autista na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/79774 |
Resumo: | Orientadora: Édina Mayer Vergara |
id |
UFPR_7c782de83a763132b205b33588c19670 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79774 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Tavares, Andréa GonçalvesUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e InclusãoVergara, Édina Mayer, 1962-2022-10-24T15:54:40Z2022-10-24T15:54:40Z2018https://hdl.handle.net/1884/79774Orientadora: Édina Mayer VergaraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e InclusãoInclui referênciasEste artigo apresentou um estudo de caso que também intitula este estudo sobre Percepção de Detecção dos Transtornos Invasivos, Transtornos Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. Pesquisa bibliográfica, qualitativa e documental, na qual foi aplicado um questionário para os professores, com o objetivo geral de saber como acontece o processo de inclusão de criança com Transtornos Invasivos (TI) na Educação Infantil e como essas crianças vêm sendo assistida de acordo com as políticas. Transtornos Invasivos também são denominados como Transtornos Globais do Desenvolvimento (Autismo Infantil). A educação Infantil é a primeira etapa da educação básica devendo atender crianças de 0 a 3 anos de idade em creches e de 4 a 5 anos em pré-escolas, sendo obrigatório a partir dos 4 anos. Tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. No Plano Nacional de Educação na meta 1 a palavra universalizar compreende que a palavra está associada a igualdade de direitos, dessa forma entendese que a Educação Infantil será ofertado universalmente à todas as crianças na rede regular de ensino. As crianças precisam ser estimuladas em todos os campos de experiências, para que não ocorram prejuízos em seu desenvolvimento. Entre os resultados observou-se que as crianças com TEA normalmente não tem laudo, familiares não informam por não conhecerem ou porque desejam esconder a deficiência com medo que a instituição rejeite a criança1 recurso online (20 p.) : PDF.application/pdfEducação inclusivaAutismo em criançasInclusão escolarA criança autista na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANDREA GONCALVES TAVARES.pdfapplication/pdf1103837https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79774/1/R%20-%20E%20-%20ANDREA%20GONCALVES%20TAVARES.pdfdab8248899f528df9d062147dca1a935MD51open access1884/797742022-10-24 12:54:40.854open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79774Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-24T15:54:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A criança autista na educação infantil |
title |
A criança autista na educação infantil |
spellingShingle |
A criança autista na educação infantil Tavares, Andréa Gonçalves Educação inclusiva Autismo em crianças Inclusão escolar |
title_short |
A criança autista na educação infantil |
title_full |
A criança autista na educação infantil |
title_fullStr |
A criança autista na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A criança autista na educação infantil |
title_sort |
A criança autista na educação infantil |
author |
Tavares, Andréa Gonçalves |
author_facet |
Tavares, Andréa Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Andréa Gonçalves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vergara, Édina Mayer, 1962- |
contributor_str_mv |
Vergara, Édina Mayer, 1962- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Autismo em crianças Inclusão escolar |
topic |
Educação inclusiva Autismo em crianças Inclusão escolar |
description |
Orientadora: Édina Mayer Vergara |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-24T15:54:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-24T15:54:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/79774 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/79774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online (20 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79774/1/R%20-%20E%20-%20ANDREA%20GONCALVES%20TAVARES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dab8248899f528df9d062147dca1a935 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898901831286784 |