Inclusão de sujeitos autistas : concepções e embaraços na educação pública.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Amanda Abrahão de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16891
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_ed74f812fa811f168e7e88bcfc5c9d12
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16891
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Inclusão de sujeitos autistas : concepções e embaraços na educação pública.Inclusão escolarEducação inclusivaPsicanáliseAutismo em criançasEducação especialPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.As discussões e abordagens acerca do Autimo têm ganhado cada vez mais destaque nos debates internacionais, nas políticas públicas e nas produções acadêmicas e científicas. As ações institucionais e legais são resultados de muita luta por parte das associações, da academia e das pessoas autistas e com deficiência, visando garantir seus direitos constitucionais e promover políticas e práticas que sustentem um sistema de ensino de qualidade para todos. A escola, que provavelmente se torna a segunda instituição socializadora para essas crianças, desempenha um papel político, social, cultural e educacional importante em suas vidas. A instituição pode participar e contribuir, juntamente com a família, na formação desses sujeitos. Este trabalho teve como objetivo, por meio de uma pesquisa qualitativa utilizando como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e uma abordagem psicanalítica, interrogar os processos educacionais, investigar e analisar as tendências das pesquisas em relação à inclusão de crianças autistas no contexto da Educação Pública. Buscamos, assim, problematizar, a partir do campo circunscrito, as consequências teóricas para a compreensão do sujeito autista e seu papel na instituição escolar, bem como os possíveis embaraços que se materializam nos aspectos normativos, nas produções científicas e, consequentemente, no cotidiano escolar.Discussions and approaches about Autism have been increasingly discussed and have gained support in international debates, public policies, and academic and scientific productions. Institutionalized and legal actions have been the result of a lot of struggles by associations, academia, and autistic individuals and those with disabilities to guarantee their constitutional rights and promote policies and practices that support a quality education system for all. The school, which will possibly become the second socializing institution for these children, plays a political, social, cultural, and educational role in their lives. The institution can participate in and build, together with the family, the development of these individuals. The present work aimed, through qualitative research, using as methodological procedure the bibliographical research and a psychoanalytic reading to interrogate the educational processes, investigate and analyze the research trends regarding the inclusion of autistic children in the context of Public Education. Thus, we sought to tense, from the circumscription of the field, the theoretical consequences for the understanding of the autistic subject and what it represents in the school institution, as well as the possible difficulties that materialize in normative scopes, scientific productions, and, consequently, in daily school life.Ferreira, Carla Mercês da Rocha JatobáFerreira, Carla Mercês da Rocha JatobáDiniz, MargarethVorcaro, Angela Maria ResendeSouza, Amanda Abrahão de2023-07-06T16:39:22Z2023-07-06T16:39:22Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Amanda Abrahão de. Inclusão de sujeitos autistas: concepções e embaraços na educação pública. 2023. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16891http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/06/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-07-06T16:39:27Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16891Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-07-06T16:39:27Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de sujeitos autistas : concepções e embaraços na educação pública.
title Inclusão de sujeitos autistas : concepções e embaraços na educação pública.
spellingShingle Inclusão de sujeitos autistas : concepções e embaraços na educação pública.
Souza, Amanda Abrahão de
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Psicanálise
Autismo em crianças
Educação especial
title_short Inclusão de sujeitos autistas : concepções e embaraços na educação pública.
title_full Inclusão de sujeitos autistas : concepções e embaraços na educação pública.
title_fullStr Inclusão de sujeitos autistas : concepções e embaraços na educação pública.
title_full_unstemmed Inclusão de sujeitos autistas : concepções e embaraços na educação pública.
title_sort Inclusão de sujeitos autistas : concepções e embaraços na educação pública.
author Souza, Amanda Abrahão de
author_facet Souza, Amanda Abrahão de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
Diniz, Margareth
Vorcaro, Angela Maria Resende
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Amanda Abrahão de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Educação inclusiva
Psicanálise
Autismo em crianças
Educação especial
topic Inclusão escolar
Educação inclusiva
Psicanálise
Autismo em crianças
Educação especial
description Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-06T16:39:22Z
2023-07-06T16:39:22Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Amanda Abrahão de. Inclusão de sujeitos autistas: concepções e embaraços na educação pública. 2023. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16891
identifier_str_mv SOUZA, Amanda Abrahão de. Inclusão de sujeitos autistas: concepções e embaraços na educação pública. 2023. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002795670831104