A simplicidade da alma entre o Fédon, a República e o Timeu de Platão
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/84879 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Maurizio Filippo Di Silva |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaSilva, Maurizio Filippo di, 1982-Cattaneo, Leonardo Iorio2023-11-16T22:40:30Z2023-11-16T22:40:30Z2023https://hdl.handle.net/1884/84879Orientador: Prof. Dr. Maurizio Filippo Di SilvaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 02/05/2023Inclui referênciasResumo: Este trabalho investiga o Fédon, a República, livros IV e X, e o Timeu de Platão, visando a demonstrar que nessas três obras o filósofo parece considerar a alma como relativamente simples no que se refere a partes psíquicas, podendo, porém, aparentar possuir divisões quando se encontra junto ao corpo ou em um estado de impureza. Contrariamente a uma leitura amplamente difundida da psicologia platônica, argumenta-se aqui que o filósofo ateniense não parece ter abandonado em momento algum a tese que expõe no Fédon, qual seja, de que a alma é simples, para considerar, após isso, como muitos pensam, na República e no Timeu, que ela é tripartita. A intenção, então, é demonstrar que uma leitura atenta dessas obras permite que se verifique que, em momento algum, o discípulo de Sócrates deixou de compreender nelas o psiquismo humano como relativamente simples, divino e imortal, identificando-o àquela parte que, na República e no Timeu, ele chama racional, ao passo que as outras ditas partes anímicas, que também são descritas nesses diálogos, não podem ser entendidas, propriamente, como partes psíquicas, pois se resumem a uma mera aparência, suscitada tanto por um elemento corpóreo que impregna a alma quanto pelo modo que ela funciona quando se encontra ou junto ao corpo ou fora dele, mas em um estado de impureza. Esclarece-se aqui também que só pode dizer que a alma é relativamente simples, e não absolutamente simples, porque, segundo relato exposto no Timeu, ela é fruto de uma mistura entre diferentes ingredientes, mas, apesar de consistir em um tipo de ser composto, em razão da ação do demiurgo, ela jamais virá a se decompor, sendo, nesse sentido, possível afirmar que ela é imortal. A fim de realizar esse intento, é feita uma análise exegética qualitativa de viés unitária das referidas obras, sem utilizar, porém, explicações que recorram à cronologia das obras platônicas para justificar eventuais discrepâncias entre elas. Além disso, é feito um cotejo das interpretações de comentadores relevantes a esta pesquisa.Abstract: This thesis investigates Plato's Phaedo, Republic, books IV and X, and Timaeus, aiming to demonstrate that in these three works the philosopher seems to consider the human spirit according to what its true nature reveals as relatively simple in terms of parts of the soul, but may appear to have divisions when it is close to the body or in a state of impurity. Contrary to a widely spread interpretation of Platonic psychology, it is argued that the Athenian philosopher does not seem to have abandoned at any moment the thesis that he expounds in the Phaedo, namely, that the soul is simple, starting to consider, after that, in the Republic and in the Timaeus, that it is tripartite. The intention, then, is to demonstrate that a careful reading of these works allows one to verify that, at no time, Socrates's disciple failed to understand in them the human psyche as relatively simple, divine and immortal, identifying it to that part that, in the Republic and in the Timaeus, he calls rational, while the other so-called psychic parts, which are also described in these dialogues, cannot be properly understood as parts of the soul, since they are reduced to a mere appearance, raised both by a corporeal element that impregnate the soul as well as the way it functions when it is either in the body or outside it, but in a state of impurity. It is also clarified here that it can only be said that the soul is relatively simple, and not absolutely simple, because according to the report exposed in the Timaeus it is the result of a mixture of different ingredients, but despite consisting of a type of compound being, due to the action of the demiurge, it will never decompose, being in this sense possible to say that it is immortal. In order to accomplish this intent, a qualitative exegetical analysis of the referred works is carried out with a unitarian bias without using, however, explanations that resort to the chronology of the Platonic works to justify eventual discrepancies between them. In addition, a comparison of the readings of relevant commentors to this research is carried out here.1 recurso online : PDF.application/pdfPlatãoCorpo e alma (Filosofia)Simplicidade (Filosofia)PlatonismoFilosofiaA simplicidade da alma entre o Fédon, a República e o Timeu de Platãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LEONARDO IORIO CATTANEO.pdfapplication/pdf3521542https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84879/1/R%20-%20T%20-%20LEONARDO%20IORIO%20CATTANEO.pdfbf4fa0831c0d425e61703f5b9bf7ce5dMD51open access1884/848792023-11-16 19:40:30.668open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84879Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-11-16T22:40:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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