Doutrinação : a influência do pensamento gramsciano na geografia crítica escolar brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Marcos Antonio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/38216
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Luis Lopes Diniz Filho
id UFPR_7cf2e8f30efb55882532590c949f5f1d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38216
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em GeografiaDiniz Filho, Luis Lopes, 1966-Correia, Marcos Antonio2024-04-01T14:19:03Z2024-04-01T14:19:03Z2015https://hdl.handle.net/1884/38216Orientador : Prof. Dr. Luis Lopes Diniz FilhoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 13/04/2015Inclui referências : fls. 199-205Resumo: A tese, "Doutrinação: a Influência do Pensamento Gramsciano na Geografia Crítica Escolar Brasileira", em síntese, procura demonstrar que a Geografia radical ou crítica escolar de matiz marxista, apresenta-se comprometida com ideologias que manifestam, prioritariamente, mote político em detrimento do científico. Ela vem eivada de doutrinação ideológica que se antepõe e altera o processo de produção e disseminação do conhecimento geográfico. O que abre precedente ao contraponto weberiano que diz: a ciência e o ensino não devem misturar-se ao político. Exibe evolução do pensamento gramsciano, sua elaboração pedagógica, bem como algumas categorias e conceitos pertinentes à tese, destacando conceitos de hegemonia, escola única, intelectuais, estado ampliado e sociedade civil. Mostra a prevalência da Geografia Crítica na educação brasileira, assim como traça breve evolução paradigmática da Geografia Acadêmica, seus antecedentes, seu caráter educativo e sua institucionalização no Brasil. Constata a influência de Antonio Gramsci na Geografia Crítica escolar brasileira, por meio de Análise de Conteúdo e forma de comunicação discursiva. Sistematiza Análises de Conteúdo, Documentos (de Bardin) e Impressões Discursivas na disciplina de Geografia, mediante discursos restritos (monólogo, diálogos e grupos restritos) e discursos abrangentes (comunicação de massa) presentes nas DCEs de Geografia do Estado do Paraná e conteúdos expressos nos livros didáticos de Geografia, além de impressões discursivas de professores e coordenadores técnico-pedagógicos de geografia. Estas, mediante fragmentos de conteúdos discursivos (Leitura Flutuante), mostram que a influência gramsciana ocorre nas entrelinhas, por meio de vários autores que muitas vezes não citam, mas usam de seu pensamento, seus temas, seus conceitos e suas categorias.Abstract: The thesis, "Indoctrination: the influence of Gramscian thought in the Brazilian Geography Critical School", in short, seeks to show that the radical geography or school of Marxist criticism hue, presents committed to ideologies that manifest primarily political slogan at the expense of scientific. It is fraught with ideological indoctrination that prefixes and changes the process of production and dissemination of geographical knowledge, which opens a precedent to the weberian counterpoint that says: science and education should not mix to politics. It displays the evolution of Gramsci's thought, his pedagogical development and some categories and relevant concepts to the thesis, highlighting hegemony concepts, only school, intellectuals, expanded state and civil society. It shows the prevalence of the Critical Geography in the Brazilian education, as it traces a brief paradigmatic evolution of the Academic Geography, its history, its educational character and its institutionalization in Brazil.. It verifies the influence of Antonio Gramsci on the Brazilian school Critical Geography' through Content Analysis and discursive form of communication. It systematizes Content Analysis, Documents (Bardin) and Discursive Impressions in the discipline of Geography, before restricted discourse (monologue, dialogue, and restricted groups) and comprehensive discourses (mass communication) present in the Geography State of Paraná Policy (DCE) and content expressed in the Geography textbooks in addition to discourse impressions of teachers and Geography technical-pedagogical coordinators. These, by fragments of discursive content (Floating Reading) show that the Gramscian influence occurs between the lines by various authors who often do not cite this Sardinian Italian, but make use of his thought, his themes, concepts and categories.232 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalGeografiaGeografia politicaCiência políticaGeografia - Estudo e ensinoDoutrinação : a influência do pensamento gramsciano na geografia crítica escolar brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARCOS ANTONIO CORREIA.pdfapplication/pdf2415088https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38216/1/R%20-%20T%20-%20MARCOS%20ANTONIO%20CORREIA.pdf384ed2a90eb8bd3081022ffb1b64dd57MD51open accessTEXTR - T - MARCOS ANTONIO CORREIA.pdf.txtExtracted Texttext/plain642777https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38216/2/R%20-%20T%20-%20MARCOS%20ANTONIO%20CORREIA.pdf.txt71e8c67291f015741a6029e4c34f762eMD52open accessTHUMBNAILR - T - MARCOS ANTONIO CORREIA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1763https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38216/3/R%20-%20T%20-%20MARCOS%20ANTONIO%20CORREIA.pdf.jpgbee5deddba06f841d580795b39f6aeccMD53open access1884/382162024-04-01 11:19:03.79open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38216Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-01T14:19:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Doutrinação : a influência do pensamento gramsciano na geografia crítica escolar brasileira
title Doutrinação : a influência do pensamento gramsciano na geografia crítica escolar brasileira
spellingShingle Doutrinação : a influência do pensamento gramsciano na geografia crítica escolar brasileira
Correia, Marcos Antonio
Geografia
Geografia politica
Ciência política
Geografia - Estudo e ensino
title_short Doutrinação : a influência do pensamento gramsciano na geografia crítica escolar brasileira
title_full Doutrinação : a influência do pensamento gramsciano na geografia crítica escolar brasileira
title_fullStr Doutrinação : a influência do pensamento gramsciano na geografia crítica escolar brasileira
title_full_unstemmed Doutrinação : a influência do pensamento gramsciano na geografia crítica escolar brasileira
title_sort Doutrinação : a influência do pensamento gramsciano na geografia crítica escolar brasileira
author Correia, Marcos Antonio
author_facet Correia, Marcos Antonio
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Diniz Filho, Luis Lopes, 1966-
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Marcos Antonio
contributor_str_mv Diniz Filho, Luis Lopes, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Geografia politica
Ciência política
Geografia - Estudo e ensino
topic Geografia
Geografia politica
Ciência política
Geografia - Estudo e ensino
description Orientador : Prof. Dr. Luis Lopes Diniz Filho
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-01T14:19:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-01T14:19:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/38216
url https://hdl.handle.net/1884/38216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 232 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38216/1/R%20-%20T%20-%20MARCOS%20ANTONIO%20CORREIA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38216/2/R%20-%20T%20-%20MARCOS%20ANTONIO%20CORREIA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38216/3/R%20-%20T%20-%20MARCOS%20ANTONIO%20CORREIA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 384ed2a90eb8bd3081022ffb1b64dd57
71e8c67291f015741a6029e4c34f762e
bee5deddba06f841d580795b39f6aecc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898838589571072