Estratégias de socialização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/31894 |
Resumo: | Resumo: Este estudo buscou descrever as estratégias adotadas pelos cursos de administração das Universidades Estaduais do Paraná (UEL, UEM e UEPG) e também verificar a importância do ambiente na determinação destas estratégias. O ensino deve ser repensado. É inconcebível pensar nos profissionais lançados no mercado como simples resultado de um processo prudutivo sem um planejamento adequado. As pessoas responsáveis pelo aspecto didático-pedagógico devem estruturar o aprendizado para efetivamente colocar no mercado de trabalho profissionais competentes que atuem como agentes de mudança, uma vez que as Universidades são consideradas o “motor propulsor” das sociedades. O método utilizado foi o método comparativo de casos, com uso de múltiplas fontes de evidências. Os dados são de fonte primária (entrevistas semi-estruturadas) e secundária (documentos oficiais como atas de reuniões, relatórios de atividades Departamentais e programas das disciplinas), sendo que para sua análise foram empregados procedimentos descritivo-qualitativos, utilizando-se a técnica da análise documental e análise de conteúdo. Foram selecionadas para o estudo, três Instituições de ensino superior de Administração no Estado do Paraná, em razão de seu porte, localização e tempo de existência. Os dados obtidos apontam para uma influência pequena e indireta do ambiente nas estratégias em razão, principalmente, da estrutura das Instituições, que lançam mão de ações secundárias como forma de amenização do problema que se apresenta em duas das Instituições analisadas e uma forte influência ambiental, principalmente regional, em outra Instituição deste estudo. |
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Rauski, Eliane de FatimaBulgacov, Sergio, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao2013-08-22T15:05:16Z2013-08-22T15:05:16Z2013-08-22http://hdl.handle.net/1884/31894Resumo: Este estudo buscou descrever as estratégias adotadas pelos cursos de administração das Universidades Estaduais do Paraná (UEL, UEM e UEPG) e também verificar a importância do ambiente na determinação destas estratégias. O ensino deve ser repensado. É inconcebível pensar nos profissionais lançados no mercado como simples resultado de um processo prudutivo sem um planejamento adequado. As pessoas responsáveis pelo aspecto didático-pedagógico devem estruturar o aprendizado para efetivamente colocar no mercado de trabalho profissionais competentes que atuem como agentes de mudança, uma vez que as Universidades são consideradas o “motor propulsor” das sociedades. O método utilizado foi o método comparativo de casos, com uso de múltiplas fontes de evidências. Os dados são de fonte primária (entrevistas semi-estruturadas) e secundária (documentos oficiais como atas de reuniões, relatórios de atividades Departamentais e programas das disciplinas), sendo que para sua análise foram empregados procedimentos descritivo-qualitativos, utilizando-se a técnica da análise documental e análise de conteúdo. Foram selecionadas para o estudo, três Instituições de ensino superior de Administração no Estado do Paraná, em razão de seu porte, localização e tempo de existência. Os dados obtidos apontam para uma influência pequena e indireta do ambiente nas estratégias em razão, principalmente, da estrutura das Instituições, que lançam mão de ações secundárias como forma de amenização do problema que se apresenta em duas das Instituições analisadas e uma forte influência ambiental, principalmente regional, em outra Instituição deste estudo.application/pdfAdministração - Estudo e ensinoSocializaçao - Universidades e faculdadesAdministração - Universidade e faculdades - ParanáTesesEstratégias de socializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ELIANE DE FATIMA RAUSKI.PDFapplication/pdf1970287https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31894/1/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20DE%20FATIMA%20RAUSKI.PDF40bf138641ff58a77f50d80ab2b3aec2MD51open accessTEXTR - D - ELIANE DE FATIMA RAUSKI.PDF.txtR - D - ELIANE DE FATIMA RAUSKI.PDF.txtExtracted Texttext/plain373174https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31894/2/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20DE%20FATIMA%20RAUSKI.PDF.txt83aca30fb4c311ae29b37cf1cfaa4f5cMD52open accessTHUMBNAILR - D - ELIANE DE FATIMA RAUSKI.PDF.jpgR - D - ELIANE DE FATIMA RAUSKI.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1377https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31894/3/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20DE%20FATIMA%20RAUSKI.PDF.jpgcc487e8a0faca22afe7d4965d0826557MD53open access1884/318942016-04-08 03:43:55.852open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/31894Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T06:43:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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