Estratégias de socialização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rauski, Eliane de Fatima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/31894
Resumo: Resumo: Este estudo buscou descrever as estratégias adotadas pelos cursos de administração das Universidades Estaduais do Paraná (UEL, UEM e UEPG) e também verificar a importância do ambiente na determinação destas estratégias. O ensino deve ser repensado. É inconcebível pensar nos profissionais lançados no mercado como simples resultado de um processo prudutivo sem um planejamento adequado. As pessoas responsáveis pelo aspecto didático-pedagógico devem estruturar o aprendizado para efetivamente colocar no mercado de trabalho profissionais competentes que atuem como agentes de mudança, uma vez que as Universidades são consideradas o “motor propulsor” das sociedades. O método utilizado foi o método comparativo de casos, com uso de múltiplas fontes de evidências. Os dados são de fonte primária (entrevistas semi-estruturadas) e secundária (documentos oficiais como atas de reuniões, relatórios de atividades Departamentais e programas das disciplinas), sendo que para sua análise foram empregados procedimentos descritivo-qualitativos, utilizando-se a técnica da análise documental e análise de conteúdo. Foram selecionadas para o estudo, três Instituições de ensino superior de Administração no Estado do Paraná, em razão de seu porte, localização e tempo de existência. Os dados obtidos apontam para uma influência pequena e indireta do ambiente nas estratégias em razão, principalmente, da estrutura das Instituições, que lançam mão de ações secundárias como forma de amenização do problema que se apresenta em duas das Instituições analisadas e uma forte influência ambiental, principalmente regional, em outra Instituição deste estudo.
id UFPR_7d24a246aecc92c1818b3f01bcc56c9b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/31894
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rauski, Eliane de FatimaBulgacov, Sergio, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao2013-08-22T15:05:16Z2013-08-22T15:05:16Z2013-08-22http://hdl.handle.net/1884/31894Resumo: Este estudo buscou descrever as estratégias adotadas pelos cursos de administração das Universidades Estaduais do Paraná (UEL, UEM e UEPG) e também verificar a importância do ambiente na determinação destas estratégias. O ensino deve ser repensado. É inconcebível pensar nos profissionais lançados no mercado como simples resultado de um processo prudutivo sem um planejamento adequado. As pessoas responsáveis pelo aspecto didático-pedagógico devem estruturar o aprendizado para efetivamente colocar no mercado de trabalho profissionais competentes que atuem como agentes de mudança, uma vez que as Universidades são consideradas o “motor propulsor” das sociedades. O método utilizado foi o método comparativo de casos, com uso de múltiplas fontes de evidências. Os dados são de fonte primária (entrevistas semi-estruturadas) e secundária (documentos oficiais como atas de reuniões, relatórios de atividades Departamentais e programas das disciplinas), sendo que para sua análise foram empregados procedimentos descritivo-qualitativos, utilizando-se a técnica da análise documental e análise de conteúdo. Foram selecionadas para o estudo, três Instituições de ensino superior de Administração no Estado do Paraná, em razão de seu porte, localização e tempo de existência. Os dados obtidos apontam para uma influência pequena e indireta do ambiente nas estratégias em razão, principalmente, da estrutura das Instituições, que lançam mão de ações secundárias como forma de amenização do problema que se apresenta em duas das Instituições analisadas e uma forte influência ambiental, principalmente regional, em outra Instituição deste estudo.application/pdfAdministração - Estudo e ensinoSocializaçao - Universidades e faculdadesAdministração - Universidade e faculdades - ParanáTesesEstratégias de socializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ELIANE DE FATIMA RAUSKI.PDFapplication/pdf1970287https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31894/1/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20DE%20FATIMA%20RAUSKI.PDF40bf138641ff58a77f50d80ab2b3aec2MD51open accessTEXTR - D - ELIANE DE FATIMA RAUSKI.PDF.txtR - D - ELIANE DE FATIMA RAUSKI.PDF.txtExtracted Texttext/plain373174https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31894/2/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20DE%20FATIMA%20RAUSKI.PDF.txt83aca30fb4c311ae29b37cf1cfaa4f5cMD52open accessTHUMBNAILR - D - ELIANE DE FATIMA RAUSKI.PDF.jpgR - D - ELIANE DE FATIMA RAUSKI.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1377https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31894/3/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20DE%20FATIMA%20RAUSKI.PDF.jpgcc487e8a0faca22afe7d4965d0826557MD53open access1884/318942016-04-08 03:43:55.852open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/31894Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T06:43:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de socialização
title Estratégias de socialização
spellingShingle Estratégias de socialização
Rauski, Eliane de Fatima
Administração - Estudo e ensino
Socializaçao - Universidades e faculdades
Administração - Universidade e faculdades - Paraná
Teses
title_short Estratégias de socialização
title_full Estratégias de socialização
title_fullStr Estratégias de socialização
title_full_unstemmed Estratégias de socialização
title_sort Estratégias de socialização
author Rauski, Eliane de Fatima
author_facet Rauski, Eliane de Fatima
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bulgacov, Sergio, 1950-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao
dc.contributor.author.fl_str_mv Rauski, Eliane de Fatima
dc.subject.por.fl_str_mv Administração - Estudo e ensino
Socializaçao - Universidades e faculdades
Administração - Universidade e faculdades - Paraná
Teses
topic Administração - Estudo e ensino
Socializaçao - Universidades e faculdades
Administração - Universidade e faculdades - Paraná
Teses
description Resumo: Este estudo buscou descrever as estratégias adotadas pelos cursos de administração das Universidades Estaduais do Paraná (UEL, UEM e UEPG) e também verificar a importância do ambiente na determinação destas estratégias. O ensino deve ser repensado. É inconcebível pensar nos profissionais lançados no mercado como simples resultado de um processo prudutivo sem um planejamento adequado. As pessoas responsáveis pelo aspecto didático-pedagógico devem estruturar o aprendizado para efetivamente colocar no mercado de trabalho profissionais competentes que atuem como agentes de mudança, uma vez que as Universidades são consideradas o “motor propulsor” das sociedades. O método utilizado foi o método comparativo de casos, com uso de múltiplas fontes de evidências. Os dados são de fonte primária (entrevistas semi-estruturadas) e secundária (documentos oficiais como atas de reuniões, relatórios de atividades Departamentais e programas das disciplinas), sendo que para sua análise foram empregados procedimentos descritivo-qualitativos, utilizando-se a técnica da análise documental e análise de conteúdo. Foram selecionadas para o estudo, três Instituições de ensino superior de Administração no Estado do Paraná, em razão de seu porte, localização e tempo de existência. Os dados obtidos apontam para uma influência pequena e indireta do ambiente nas estratégias em razão, principalmente, da estrutura das Instituições, que lançam mão de ações secundárias como forma de amenização do problema que se apresenta em duas das Instituições analisadas e uma forte influência ambiental, principalmente regional, em outra Instituição deste estudo.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-22T15:05:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-08-22T15:05:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/31894
url http://hdl.handle.net/1884/31894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31894/1/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20DE%20FATIMA%20RAUSKI.PDF
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31894/2/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20DE%20FATIMA%20RAUSKI.PDF.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31894/3/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20DE%20FATIMA%20RAUSKI.PDF.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 40bf138641ff58a77f50d80ab2b3aec2
83aca30fb4c311ae29b37cf1cfaa4f5c
cc487e8a0faca22afe7d4965d0826557
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898853010636800