Estratégias para a internacionalização nas universidade públicas de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214907 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019. |
id |
UFSC_d6295fe1d9b367c5c912bfa30cdbf02b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214907 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estratégias para a internacionalização nas universidade públicas de Santa CatarinaAdministraçãoUniversidades e faculdadesUniversidades e faculdadesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.A Internacionalização no ensino superior se torna cada vez mais essencial. Hoje a Internacionalização Abrangente (Hudzik, 2011) ganha destaque. Nessa teoria diversas estratégias e ações de Internacionalização são realizadas concomitantemente e deve ser incluída na missão, visão e valores das instituições. Ainda para a Internacionalização Abrangente (Hudzik, 2011) devem ocorrer mudanças nas práticas internacionais, a criação de uma cultura de Internacionalização e o engajamento de todos da instituição. É proposto pela teoria que as universidades concentrem sua Internacionalização de forma integrada em seis categorias que são: comitê institucional; liderança administrativa, estrutura e pessoal; currículo, co-currículo e resultados de aprendizagem; políticas e práticas docentes; mobilidade estudantil; colaboração e parcerias. Diante disso o presente estudo se propõe a analisar como as Universidades Públicas de Santa Catarina desenvolvem suas estratégias de Internacionalização. Para isso realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa com a estratégia de estudo de casos múltiplos, que teve como objetos da pesquisa três Universidades Públicas de Santa Catarina. Para o levantamento dos dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada, com base na teoria da Internacionalização Abrangente (Hudzik, 2011). A análise dos dados foi realizada segundo a análise de conteúdo de Bardin (2016). A partir da teoria de Hudzik (2011) se delineou as categorias de análise utilizadas para análise documental e das entrevistas. Ao fim do estudo foi possível verificar que as Universidades Públicas de Santa Catarina apesar da proximidade geográfica e semelhança da população possuem características bastante distintas em relação a sua Internacionalização. Em relação à Internacionalização Abrangente (Hudzik, 2011), nas universidades investigadas, as principais iniciativas de Internacionalização são no sentido de mobilidade acadêmica e colaborações e parcerias. As investigadas planejam ações de Internacionalização, mas muitas das que foram planejadas não conseguem ser colocadas em prática. Somente uma das universidades realiza o planejamento de Internacionalizção. Apesar de algumas investigadas realizarem ações em diversas frentes relacionadas pela teoria da Internacionalização Abrangente (Hudzik, 2011), ainda não realizam a integração dessas. Sendo assim a Iternacionalização Abrangente ainda é uma realidade distante para as Universidades Públicas de Santa Catarina.Abstract : Internationalisation in higher education becomes more and more essential, today the Comprehensive Internationalization (Hudzik, 2011) is highlighted. In this theory, several Internationalisation strategies and actions are carried out concomitantly and must be included in the mission, vision and values of institutions. Still for Abrangenre Internationalisation there must be changes in international practices, the creation of a culture of Internationalisation, and the commitment of all of the institution. It is proposed by the theory that the universities concentrate their Internationalisation in an integrated way in six categories that are: articulated institutional commitment; administrative leadership, structure and staffing; curriculum, co-curriculum and learning outcames; faculty policies and practices; student mobility; collaboration and partnership. Therefore, the present study intends to analyze how the Public Universities of Santa Catarina develop their Internationalisation strategies. For this, a descriptive research was carried out, with a qualitative approach with the strategy of multiple case study, which had as the survey subject three Public Universities of Santa Catarina. For the data collection a semi-structured interview was used, based on the theory of Comprehensive Internationalisation (Hudzik, 2011). From the theory of (Hudik, 2011) it was outlined the categories of analysis used for documentary analysis and interviews. At the end of the study it was possible to verify that the Public Universities of Santa Catarina despite the geographical proximity and similarity of the population have quite distinct characteristics in relation to their Internationalisation. Regarding the Comprehensive Internationalisation (Hudzik, 2011) universities investigated, the main Internationalisation initiatives are in the sense of academic mobility and collaborations and partnerships. Those investigated plan Internationalisation actions, but many of what was planned fail to put into practice. Only one of the universities carries out Internationalisation planning. Although some of the investigated perform actions in several fronts related with the theory of the Comprehensive Internationalisation still do not realize the integration of these. Thus the Comprehensive Internationalisation is still a distant reality for the Public Universities of Santa Catarina.Melo, Pedro Antônio deStallivieri, LucianeUniversidade Federal de Santa CatarinaTeodoro, Fernanda Silva2020-10-21T21:11:04Z2020-10-21T21:11:04Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis190 p.| il., gráfs.application/pdf362326https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214907porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:11:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214907Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:11:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para a internacionalização nas universidade públicas de Santa Catarina |
title |
Estratégias para a internacionalização nas universidade públicas de Santa Catarina |
spellingShingle |
Estratégias para a internacionalização nas universidade públicas de Santa Catarina Teodoro, Fernanda Silva Administração Universidades e faculdades Universidades e faculdades |
title_short |
Estratégias para a internacionalização nas universidade públicas de Santa Catarina |
title_full |
Estratégias para a internacionalização nas universidade públicas de Santa Catarina |
title_fullStr |
Estratégias para a internacionalização nas universidade públicas de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Estratégias para a internacionalização nas universidade públicas de Santa Catarina |
title_sort |
Estratégias para a internacionalização nas universidade públicas de Santa Catarina |
author |
Teodoro, Fernanda Silva |
author_facet |
Teodoro, Fernanda Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Pedro Antônio de Stallivieri, Luciane Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teodoro, Fernanda Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Universidades e faculdades Universidades e faculdades |
topic |
Administração Universidades e faculdades Universidades e faculdades |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-10-21T21:11:04Z 2020-10-21T21:11:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
362326 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214907 |
identifier_str_mv |
362326 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
190 p.| il., gráfs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652204040519680 |