A inclusão de deficientes na área de ensino de física : um estado do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Tássila Zerbini Monteiro, 1993-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71875
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Thaís Rafaela Hilger
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spelling Pereira, Tássila Zerbini Monteiro, 1993-Hilger, Thaís Rafaela, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática2022-01-21T16:05:36Z2022-01-21T16:05:36Z2021https://hdl.handle.net/1884/71875Orientadora: Profa. Dra. Thaís Rafaela HilgerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 30/03/2021Inclui referências: p. 207-216Resumo: Com o objetivo de analisar e sintetizar o cenário de pesquisas e publicações no período de 2000 a 2018 sobre a inclusão de deficientes, exclusivamente na área de ensino de Física, foram identificadas e interpretadas as principais características do ensino inclusivo para deficientes na área de ensino de Física; os pontos de interesse e as tendências dos artigos utilizados como corpus; e as lacunas e os desafios do ensino inclusivo para deficientes na área de ensino de Física. A partir disso, foi possível responder à seguinte questão de pesquisa: "Qual o estado do conhecimento sobre a inclusão de deficientes nos artigos publicados em periódicos da área de ensino de Física?". Realizou-se, então, uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com caráter bibliográfico e do tipo estado do conhecimento. Para o estado do conhecimento, a base de dados foram quatorze periódicos de classificação de qualis A1, A2, B1 e B2, referentes ao quadriênio de 2013-2016, da área de ensino. Também, foram consultados 1 213 artigos publicados sobre inclusão de deficientes, que, após a utilização da metodologia Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), tornaram-se um corpus de 49 artigos sobre inclusão de deficientes na área de ensino de Física. Os artigos do corpus foram, de acordo com o tema abordado, categorizados como do tipo: propostas didáticas, ações de aprendizagem, desafios e perspectivas na formação inicial, e características da inclusão de deficientes. Após todas as análises realizadas com base nos dados fornecidos pelos artigos, realizou-se algumas inferências como: a área de ensino de Física ainda não tem participação expressiva sobre a inclusão de deficientes; a inclusão e a educação especial ainda são envoltas pelos mais diferentes mitos e tabus; há a problemática de existirem poucos pesquisadores do assunto; parte dos licenciandos considera que são os alunos com deficiência quem devem se adaptar ao ensino, e não o ensino ser repensado em função das especificidades dos alunos; há falta de preparo dos professores de Física para lidarem com turmas inclusivas. Além disso, encontrou-se as seguintes lacunas para a inclusão de deficientes na área de ensino de Física: abordagem majoritária das deficiências visual e auditiva; falta de entendimento sobre as especificidades de cada aluno; não adaptação dos currículos e das aulas; falta de utilização de materiais táteis-visuais e de outros tipos não tradicionais; falta de interação dos alunos com deficiência com os professores e o restante da turma; não participação dos alunos com deficiência na construção de materiais e aulas adaptados; e falta de interação entre os professores conteudistas e especialistas. Por fim, entende-se que ainda são necessárias mudanças estruturais e sociais, além da desvinculação de pré-conceitos.Abstract: With the objective of analyzing and synthesizing the scenario of research and publications in the period from 2000 to 2018 on the inclusion of people with disabilities, exclusively in Physics teaching, were identified and interpreted the main characteristics of inclusive education for people with disabilities in Physics education; the points of interest and trends of the articles used as corpus; and the gaps and challenges of inclusive education for people with disabilities in the area of Physics teaching. From this, it was possible to answer this research question: "What is the state of knowledge about the inclusion of people with disabilities in articles published in journals in the field of Physics teaching?". Then, an exploratory research, of qualitative nature, was done with bibliographic character and of the type state of knowledge. For the state of knowledge, the database consisted of fourteen classification journals of qualifications A1, A2, B1 and B2, referring to the 2013-2016 quadrennium, in the teaching area. Besides, 1,213 articles published on inclusion of disabled people were consulted, which, after using the Content Analysis methodology (Bardin, 2011), became a corpus of 49 articles about inclusion of people with disabilities in the area of teaching Physics. According to the topic addressed, the articles in the corpus were categorized as of the type: didactic proposals, learning actions, challenges and perspectives in initial formation, and characteristics of the inclusion of people with disabilities. After all the analyzes carried out based on the data provided by the articles, some inferences were made: the area of Physics teaching still doesn't have a significant participation on the inclusion of people with disabilities; inclusion and special education are still enveloped by different myths and taboos; there are few researchers on the subject; part of the undergraduate students considers that is students with disabilities who must adapt to teaching, and not teaching being rethought due to the specificities of this students; there is a lack of preparation of physics teachers to deal with inclusive classes. In addition, the following gaps were found for the inclusion of people with disabilities in Physics teaching: majority approach to visual and hearing impairments; lack of understanding about the specificities of each student; non-adaptation of curricula and classes; lack of use of tactile-visual materials and other non-traditional types; lack of interaction of students with disabilities with teachers and the rest of the class; nonparticipation of students with disabilities in the construction of adapted materials and classes; and lack of interaction between content teachers and specialists teachers. Finally, it is understood that structural and social changes are still necessary, in addition to untying preconceptions.1 arquivo (216 p.) : PDF.application/pdfEducação inclusivaEducação especialMatemáticaFísica - Estudo e ensinoA inclusão de deficientes na área de ensino de física : um estado do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TASSILA ZERBINI MONTEIRO PEREIRA.pdfapplication/pdf2551296https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71875/1/R%20-%20D%20-%20TASSILA%20ZERBINI%20MONTEIRO%20PEREIRA.pdfdd127effb727b78f42d382d2cb982796MD51open access1884/718752022-01-21 13:05:36.239open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71875Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-01-21T16:05:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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