Violência interpessoal em escolas no Brasil : características e correlatos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Josafá Moreira da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/18202
Resumo: Orientadora: Lidia Natália Dobrianskyj Weber
id UFPR_7d97c5d25d43548f20608a34288a3e05
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/18202
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoWeber, Lidia Natalia DobrianskyjCunha, Josafá Moreira da2023-06-28T18:10:55Z2023-06-28T18:10:55Z2009https://hdl.handle.net/1884/18202Orientadora: Lidia Natália Dobrianskyj WeberDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 19/01/2009Inclui bibliografia e anexosÁrea de concentração: Educação, Cultura e TecnologiaResumo : O presente estudo teve por objetivo aprimorar a compreensão sobre a agressão e vitimização entre pares em escolas brasileiras através de um estudo exploratório sobre suas características e relação com a interação familiar e ajustamento psicossocial. Foi hipotetizado que a agresão e vitimização estariam significativamente associadas a fatores demográficos, à interação familiar e ao ajustamento psicossocial (aferido através de problemas de comportamento internalizados e externalizados). Os participantes foram 849 estudantes do Ensino Fundamental e Médio (idade média = 14,3 anos; d.p.= 1,9) de quatro cidades brasileiras: Curitiba (PR), Goiânia (GO), Governador Valadares (MG) e Teresina (PI). Os participantes completaram as seguintes medidas: Escala de Agressão e Vitimização entre Pares, Escala de Qualidade de Interação Familiar, Escala de Responsividade e Exigência, Questionário de Conflito Familiar, Children’s Depression Inventory (CDI) e um Questionário de Comportamento Anti-Social. A análise fatorial exploratória foi utilizada para avaliar a estrutura empírica da Escala de Agressão e Vitimização entre Pares, e quatro fatores foram extraídos: agressão direta (a=0,79), agressão relacional (a=0,72), agressão física indireta (1 item) e vitimização (a=0,81). Estes fatores foram utilizados para realizar uma análise hierárquica de agrupamento (Método de Ward), resultando em cinco categorias de envolvimento na agressão e vitimização entre pares, com as seguintes incidências: não-envolvidos (34,2%), vítimas (21%), agressores I (29,4%), agressores II (10%) e vítimas-agressoras (5,4%). Conforme a hipótese inicial, as dimensões familiares avaliadas interagiram significativamente com a agressão e vitimização, com algumas correlações positivas, que foram rotuladas como fatores de risco (punição corporal, conflito familiar, comunicação negativa e clima conjugal negativo) e algumas correlações negativas, consideradas fatores protetivos (envolvimento, sentimento dos filhos, relacionamento afetivo, modelo parental, regras e monitoria, comunicação positiva e clima conjugal positivo). A hipótese a respeito da relação da vitimização entre pares com o ajustamento psicossocial foi também suportada: os participantes envolvidos como vítimas ou agressores relataram escores mais altos no CDI e também mais manifestações de comportamento anti-social. Os resultados enfatizam a relação entre a vitimização entre pares e o ajustamento psicossocial, e também sugerem a importância da família como um contexto significativamente relacionado às interações dos adolescentes com pares.105 f. : il. color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalViolencia escolarViolência contra adolescentesAmeaças de violênciaEducaçãoViolência interpessoal em escolas no Brasil : características e correlatosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL01. CUNHA, JM dissertacao.pdfapplication/pdf4470615https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18202/1/01.%20CUNHA%2c%20JM%20dissertacao.pdfcccc92817dd0d78ec88cd2983bdf0d3eMD51open accessTEXT01. CUNHA, JM dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain209650https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18202/2/01.%20CUNHA%2c%20JM%20dissertacao.pdf.txt1a884de99ef0b033a9464bfa129be63fMD52open accessTHUMBNAIL01. CUNHA, JM dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18202/3/01.%20CUNHA%2c%20JM%20dissertacao.pdf.jpg3c05b331b070ec91701baf81150182dfMD53open access1884/182022023-06-28 15:10:55.387open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/18202Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-28T18:10:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Violência interpessoal em escolas no Brasil : características e correlatos
title Violência interpessoal em escolas no Brasil : características e correlatos
spellingShingle Violência interpessoal em escolas no Brasil : características e correlatos
Cunha, Josafá Moreira da
Violencia escolar
Violência contra adolescentes
Ameaças de violência
Educação
title_short Violência interpessoal em escolas no Brasil : características e correlatos
title_full Violência interpessoal em escolas no Brasil : características e correlatos
title_fullStr Violência interpessoal em escolas no Brasil : características e correlatos
title_full_unstemmed Violência interpessoal em escolas no Brasil : características e correlatos
title_sort Violência interpessoal em escolas no Brasil : características e correlatos
author Cunha, Josafá Moreira da
author_facet Cunha, Josafá Moreira da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weber, Lidia Natalia Dobrianskyj
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Josafá Moreira da
contributor_str_mv Weber, Lidia Natalia Dobrianskyj
dc.subject.por.fl_str_mv Violencia escolar
Violência contra adolescentes
Ameaças de violência
Educação
topic Violencia escolar
Violência contra adolescentes
Ameaças de violência
Educação
description Orientadora: Lidia Natália Dobrianskyj Weber
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-28T18:10:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-28T18:10:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/18202
url https://hdl.handle.net/1884/18202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 f. : il. color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18202/1/01.%20CUNHA%2c%20JM%20dissertacao.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18202/2/01.%20CUNHA%2c%20JM%20dissertacao.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18202/3/01.%20CUNHA%2c%20JM%20dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cccc92817dd0d78ec88cd2983bdf0d3e
1a884de99ef0b033a9464bfa129be63f
3c05b331b070ec91701baf81150182df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860624517431296