Museus de ciência e o ensino de química : análise praxeológica de uma atividade museal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmieri, Luciane Jatobá
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56031
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da Silva
id UFPR_7db3e19118cb406e204d2545c8ff59e1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56031
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Palmieri, Luciane JatobáSilva, Camila Silveira da, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática2021-05-06T17:15:11Z2021-05-06T17:15:11Z2018https://hdl.handle.net/1884/56031Orientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 20/02/2018Inclui referências: p.146-157Área de concentração: Educação em CiênciasResumo: O presente estudo aborda a relação da Educação Não Formal e o Ensino de Química no Centro de Ciências de Araraquara, localizado no Estado de São Paulo, através da análise do processo de ensino e divulgação da Gincana Tecnológica e Investigativa de Química - GTIQ. A caracterização das especificidades da comunicação e divulgação de conhecimentos químicos em museus de ciências, a sistematização de conceitos químicos e museográficos através da descrição da praxeologia da GTIQ e a avaliação do seu potencial educativo fizeram parte dos objetivos específicos. Tratase de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, em que os dados foram constituídos através de entrevista semiestruturada com o Ex-Supervisor do Museu e o idealizador da GTIQ, observação e registro das exposições e análise documental. Os dados indicam: i) uma Organização do conhecimento químico a ser divulgado de acordo com os saberes do campo da Química presentes no currículo disciplinar (ligações químicas, oxirredução, substâncias inorgânicas, classificação periódica, substâncias orgânicas e modelos atômicos) e os aspectos da pedagogia museal (espaço físico utilizado, tempo, exposições e linguagem); ii) uma Organização Didática/Museográfica com um caráter expressivo do construtivismo; e iii) uma Praxeologia Intencionada definida no nível pontual, indicando a necessidade de reestruturações. Os resultados revelaram os elementos constituintes do processo de ensino e divulgação de conhecimentos químicos em museus de ciências, contribuindo para o desenvolvimento de novos processos de produção e compreensão de exposições que abarcam esse campo científico. Palavras-chave: Didática Museal. Educação Não Formal. Química.Abstract: The present study deals with the relationship between non-formal education and chemistry education at the Araraquara Science Center, located in the State of São Paulo, through the analysis of the teaching and dissemination of the Technological and Investigative Chemistry Gymnastics - GTIQ. The characterization of the specificities of communication and dissemination of chemical knowledge in science museums, the systematization of chemical and museographic concepts through the description of the praxeology of the GTIQ and the evaluation of its educational potential were part of the specific objectives. It is a qualitative research, a case study, in which the data were constituted through a semi-structured interview with the Ex-Supervisor of the Museum and the founder of the GTIQ, observation and registration of exhibitions and documentary analysis. The data indicate: i) an Organization of chemical knowledge to be disseminated according to the knowledge of the field of Chemistry present in the disciplinary curriculum (chemical bonds, oxidation, inorganic substances, periodic classification, organic substances and atomic models) and aspects of pedagogy museum (physical space used, time, exhibitions and language); ii) a Didactic/Museographic Organization with an expressive character of constructivism; and iii) an Intentional Praxeology defined at particular levels, indicating the need for restructuring. The results revealed the constituent elements of teaching and dissemination of chemical knowledge in science museums, contributing to the development of new processes of production and understanding of exhibitions that cover this scientific field. Keywords: Chemistry. Museum Didactics. Non-Formal Education.164 p. : il. (algumas color.).application/pdfQuímica - Estudo e ensinoMatemáticaMuseus - EducaçãoFormação profissionalMuseus de ciência e o ensino de química : análise praxeológica de uma atividade musealinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUCIANE JATOBA PALMIERI.pdfapplication/pdf19871859https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56031/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANE%20JATOBA%20PALMIERI.pdf56b1de4b87eb02594e27e68f62c46531MD51open access1884/560312021-05-06 14:15:11.632open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56031Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-06T17:15:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Museus de ciência e o ensino de química : análise praxeológica de uma atividade museal
title Museus de ciência e o ensino de química : análise praxeológica de uma atividade museal
spellingShingle Museus de ciência e o ensino de química : análise praxeológica de uma atividade museal
Palmieri, Luciane Jatobá
Química - Estudo e ensino
Matemática
Museus - Educação
Formação profissional
title_short Museus de ciência e o ensino de química : análise praxeológica de uma atividade museal
title_full Museus de ciência e o ensino de química : análise praxeológica de uma atividade museal
title_fullStr Museus de ciência e o ensino de química : análise praxeológica de uma atividade museal
title_full_unstemmed Museus de ciência e o ensino de química : análise praxeológica de uma atividade museal
title_sort Museus de ciência e o ensino de química : análise praxeológica de uma atividade museal
author Palmieri, Luciane Jatobá
author_facet Palmieri, Luciane Jatobá
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Camila Silveira da, 1983-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Palmieri, Luciane Jatobá
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Matemática
Museus - Educação
Formação profissional
topic Química - Estudo e ensino
Matemática
Museus - Educação
Formação profissional
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da Silva
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T17:15:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-06T17:15:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56031
url https://hdl.handle.net/1884/56031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 164 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56031/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANE%20JATOBA%20PALMIERI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 56b1de4b87eb02594e27e68f62c46531
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898790241828864