Percepção de risco de morte no trânsito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcia Melo de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/85365
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dra. Alessandra Sant’Anna Bianchi
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaBianchi, Alessandra Sant'Anna, 1969-Santos, Marcia Melo de Oliveira2023-12-15T17:04:43Z2023-12-15T17:04:43Z2021https://hdl.handle.net/1884/85365Orientadora: Prof.ª Dra. Alessandra Sant’Anna BianchiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 04/10/2021Inclui referênciasResumo: O trânsito, ambiente e circulação de vidas, é responsável anualmente por aproximadamente 1,35 milhão de mortes. Mais que o número de mortes é o número de pessoas que sofrem alguma lesão por acidentes, constituindo-se num grave problema de saúde pública que demanda ações urgentes. Nesse sentido, com vistas a dar visibilidade para essa problemática é que foi proposta essa pesquisa. O objetivo geral é compreender como usuários de trânsito percebem o risco de morte no trânsito. Para isso, foram realizados três estudos, um de revisão sistemática, que investigou a percepção dos usuários acerca das lesões e mortes no trânsito; dois empíricos, um que buscou compreender a relação estabelecida entre trânsito e morte a partir da percepção de um grupo de usuários e o outro que buscou compreender como motoristas de automóveis percebem o risco de morte no trânsito. No primeiro, os resultados da análise de 38 artigos trazem uma percepção de risco dissociada da morte e evidenciam uma abordagem insuficiente das consequências da assunção de comportamentos de risco no trânsito. No segundo, foram abordados 592 participantes, que responderam a um questionário com dados sociodemográficos e uma pergunta aberta. As respostas associam as mortes principalmente aos Comportamentos do motorista, Estado psíquico e Características pessoais. No terceiro, a amostra foi composta por 315 motoristas que responderam a um questionário on-line e constatou-se uma baixa percepção de risco da própria morte e do risco de matar outros no trânsito comparativamente ao risco maior de outros morrerem nesse ambiente. Assim, ficou evidente a relevância de abordar a morte no trânsito como medida de segurança e preservação de vidas.Abstract: Traffic, environment and circulation of lives is responsible annually for approximately 1.35 million deaths. More than the number of deaths is the number of people who suffer some injury from accidents, constituting a serious public health problem that requires urgent action. In this sense, with a view to giving visibility to this problem, this research was proposed. The general objective is to understand how traffic users perceive the risk of death in traffic. For this, three studies were carried out, one of systematic review, which investigated the perception of users about injuries and deaths in traffic; the two empirical ones, one that sought to understand the relationship established between traffic and death from the perception of a group of users and the other that sought to understand how car drivers perceive the risk of death in traffic. In the first, the results of the analysis of 38 articles bring a perception of risk dissociated from death and show an insufficient approach to the consequences of assuming risky behavior in traffic. In the second, 592 participants were approached, who answered a questionnaire with sociodemographic data and an open question. The answers associate the deaths mainly with the driver's behavior, psychological state and personal characteristics. In the third, the sample consisted of 315 drivers who answered an online questionnaire and found a low perception of risk of their own death and the risk of killing others in traffic compared to the higher risk of others dying in this environment. Thus, the relevance of addressing traffic death as a safety and life-preserving measure became evident.1 recurso online : PDF.application/pdfSegurança no trânsitoAcidentes de trânsito - Aspectos psicológicosPsicologiaPercepção de risco de morte no trânsitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCIA MELO DE OLIVEIRA SANTOS.pdfapplication/pdf2768728https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85365/1/R%20-%20D%20-%20MARCIA%20MELO%20DE%20OLIVEIRA%20SANTOS.pdf74bf6d46dfd7c1fd6f8cd867612ef3fbMD51open access1884/853652023-12-15 14:04:44.053open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85365Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-15T17:04:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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