Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soek, Ana Maria, 1981-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/18613
Resumo: Inclui apendice
id UFPR_8006e5b4710465c62f71152f8d1a524b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/18613
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Soek, Ana Maria, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-2022-08-17T15:15:25Z2022-08-17T15:15:25Z2009https://hdl.handle.net/1884/18613Inclui apendiceOrientadora: Sonia Maria Chaves HaracemivDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 13/03/2009Inclui bibliografia e anexosLinha de pesquisa: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humanoResumo: Em decorrência das experiências vividas, das observações e percepções acerca da necessidade de uma formação de alfabetizadores comprometida com os ideais de uma educação autônoma, libertária e de qualidade e identificando a falta de materiais didáticos e para-didáticos, que de alguma forma pudessem contribuir significativamente para ação e formação docente, buscou-se com essa pesquisa analisar os múltiplos fatores do processo educativo. Para tanto, optou-se por uma metodologia de pesquisa que permitisse identificar, analisar, comparar e avaliar as perspectivas e encaminhamentos do trabalho pedagógico com alfabetização de jovens e adultos apresentados no manual do alfabetizador do PNLA/2008, visando identificar os elementos teóricos, didáticos e metodológicos que possam vir a contribui para a formação do alfabetizador do Programa Brasil Alfabetizado. A preocupação nesse sentido, não foi somente em identificar informações ou conceitos, mas fundamentalmente a explicitação que a ação alfabetizadora em EJA (Educação de Jovens e Adultos) requer. Ação, neste trabalho, deve ser entendida como um aspecto subjetivo e intencional do sujeito e prática, como ação em um contexto objetivo, histórico e cultural. A presente pesquisa tem como objeto de estudo o Manual do Alfabetizador e das obras referendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos - PNLA/2008. Algumas questões nortearam o estudo pautando-se em função de caracterizar a natureza do trabalho pedagógico previsto nas orientações e encaminhamentos de um manual didático, analisando a fundamentação teórico-metodológica em que se baseia, bem como a estrutura didática (planejamento, tempo, objetivos, estratégias de ensino e recursos didáticos) entre outros subsídios para aperfeiçoamento do trabalho docente.Abstract: Due to life experiences, observation and perception of the necessity of formation of literacy teachers committed to the ideals of an autonomous, libertarian and qualified education and, identifying the lack of didactic materials that, in some way, could significantly contribute to teachers' action and formation, this research aimed at analyzing the multiple factors of the educational process. For that, the research methodology was chosen according to the possibilities of identification, analysis, comparison and evaluation of the perspectives and orientations on the pedagogical work for youngsters and adults' literacy, presented in the teachers' PNLA/2008 manual, with the purpose of identifying the theoretical, didactic and methodological elements than can contribute to the formation of teachers at the Programa Brasil Alfabetizado. In this sense, the concern was not only the identification of information or concepts but, fundamentally, the explicitness of the literacy action required by EJA (Educação de Jovens e Adultos). Action, in this work, should be understood as someone's subjective and intentional aspect and practice, as action in a objective, historical and cultural context. The object of study of this research is the Manual do Alfabetizador and the books included in the Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos - PNLA/2008. The study was guided by some questions, based on the function of characterizing the nature of the pedagogical work presented in the orientations of a didactic manual (planning, time, objectives, teaching strategies and didactic resources) among other subsidies for the improvement of the teachers' work.111 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalAlfabetização de adultosLivros didaticos - Estudo e ensinoFormação de professoresEducaçãoAspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao Ana.pdfapplication/pdf1208611https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18613/1/Dissertacao%20Ana.pdf293c4dc94ec9ffa0bf54dc93010aad01MD51open accessTEXTDissertacao Ana.pdf.txtExtracted Texttext/plain257777https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18613/2/Dissertacao%20Ana.pdf.txtffddb42f01b72de50975cb57a240b027MD52open accessTHUMBNAILDissertacao Ana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18613/3/Dissertacao%20Ana.pdf.jpgb16a2da6198de3db6606aece9fe1e362MD53open access1884/186132022-08-17 12:15:25.109open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/18613Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-17T15:15:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado
title Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado
spellingShingle Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado
Soek, Ana Maria, 1981-
Alfabetização de adultos
Livros didaticos - Estudo e ensino
Formação de professores
Educação
title_short Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado
title_full Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado
title_fullStr Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado
title_full_unstemmed Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado
title_sort Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado
author Soek, Ana Maria, 1981-
author_facet Soek, Ana Maria, 1981-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Soek, Ana Maria, 1981-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-
contributor_str_mv Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização de adultos
Livros didaticos - Estudo e ensino
Formação de professores
Educação
topic Alfabetização de adultos
Livros didaticos - Estudo e ensino
Formação de professores
Educação
description Inclui apendice
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-17T15:15:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-17T15:15:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/18613
url https://hdl.handle.net/1884/18613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18613/1/Dissertacao%20Ana.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18613/2/Dissertacao%20Ana.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18613/3/Dissertacao%20Ana.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 293c4dc94ec9ffa0bf54dc93010aad01
ffddb42f01b72de50975cb57a240b027
b16a2da6198de3db6606aece9fe1e362
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860929631027200