Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/18613 |
Resumo: | Inclui apendice |
id |
UFPR_8006e5b4710465c62f71152f8d1a524b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/18613 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Soek, Ana Maria, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-2022-08-17T15:15:25Z2022-08-17T15:15:25Z2009https://hdl.handle.net/1884/18613Inclui apendiceOrientadora: Sonia Maria Chaves HaracemivDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 13/03/2009Inclui bibliografia e anexosLinha de pesquisa: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humanoResumo: Em decorrência das experiências vividas, das observações e percepções acerca da necessidade de uma formação de alfabetizadores comprometida com os ideais de uma educação autônoma, libertária e de qualidade e identificando a falta de materiais didáticos e para-didáticos, que de alguma forma pudessem contribuir significativamente para ação e formação docente, buscou-se com essa pesquisa analisar os múltiplos fatores do processo educativo. Para tanto, optou-se por uma metodologia de pesquisa que permitisse identificar, analisar, comparar e avaliar as perspectivas e encaminhamentos do trabalho pedagógico com alfabetização de jovens e adultos apresentados no manual do alfabetizador do PNLA/2008, visando identificar os elementos teóricos, didáticos e metodológicos que possam vir a contribui para a formação do alfabetizador do Programa Brasil Alfabetizado. A preocupação nesse sentido, não foi somente em identificar informações ou conceitos, mas fundamentalmente a explicitação que a ação alfabetizadora em EJA (Educação de Jovens e Adultos) requer. Ação, neste trabalho, deve ser entendida como um aspecto subjetivo e intencional do sujeito e prática, como ação em um contexto objetivo, histórico e cultural. A presente pesquisa tem como objeto de estudo o Manual do Alfabetizador e das obras referendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos - PNLA/2008. Algumas questões nortearam o estudo pautando-se em função de caracterizar a natureza do trabalho pedagógico previsto nas orientações e encaminhamentos de um manual didático, analisando a fundamentação teórico-metodológica em que se baseia, bem como a estrutura didática (planejamento, tempo, objetivos, estratégias de ensino e recursos didáticos) entre outros subsídios para aperfeiçoamento do trabalho docente.Abstract: Due to life experiences, observation and perception of the necessity of formation of literacy teachers committed to the ideals of an autonomous, libertarian and qualified education and, identifying the lack of didactic materials that, in some way, could significantly contribute to teachers' action and formation, this research aimed at analyzing the multiple factors of the educational process. For that, the research methodology was chosen according to the possibilities of identification, analysis, comparison and evaluation of the perspectives and orientations on the pedagogical work for youngsters and adults' literacy, presented in the teachers' PNLA/2008 manual, with the purpose of identifying the theoretical, didactic and methodological elements than can contribute to the formation of teachers at the Programa Brasil Alfabetizado. In this sense, the concern was not only the identification of information or concepts but, fundamentally, the explicitness of the literacy action required by EJA (Educação de Jovens e Adultos). Action, in this work, should be understood as someone's subjective and intentional aspect and practice, as action in a objective, historical and cultural context. The object of study of this research is the Manual do Alfabetizador and the books included in the Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos - PNLA/2008. The study was guided by some questions, based on the function of characterizing the nature of the pedagogical work presented in the orientations of a didactic manual (planning, time, objectives, teaching strategies and didactic resources) among other subsidies for the improvement of the teachers' work.111 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalAlfabetização de adultosLivros didaticos - Estudo e ensinoFormação de professoresEducaçãoAspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao Ana.pdfapplication/pdf1208611https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18613/1/Dissertacao%20Ana.pdf293c4dc94ec9ffa0bf54dc93010aad01MD51open accessTEXTDissertacao Ana.pdf.txtExtracted Texttext/plain257777https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18613/2/Dissertacao%20Ana.pdf.txtffddb42f01b72de50975cb57a240b027MD52open accessTHUMBNAILDissertacao Ana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18613/3/Dissertacao%20Ana.pdf.jpgb16a2da6198de3db6606aece9fe1e362MD53open access1884/186132022-08-17 12:15:25.109open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/18613Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-17T15:15:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado |
title |
Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado |
spellingShingle |
Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado Soek, Ana Maria, 1981- Alfabetização de adultos Livros didaticos - Estudo e ensino Formação de professores Educação |
title_short |
Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado |
title_full |
Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado |
title_fullStr |
Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado |
title_full_unstemmed |
Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado |
title_sort |
Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado |
author |
Soek, Ana Maria, 1981- |
author_facet |
Soek, Ana Maria, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soek, Ana Maria, 1981- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950- |
contributor_str_mv |
Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização de adultos Livros didaticos - Estudo e ensino Formação de professores Educação |
topic |
Alfabetização de adultos Livros didaticos - Estudo e ensino Formação de professores Educação |
description |
Inclui apendice |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-17T15:15:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-17T15:15:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/18613 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/18613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
111 f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18613/1/Dissertacao%20Ana.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18613/2/Dissertacao%20Ana.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18613/3/Dissertacao%20Ana.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
293c4dc94ec9ffa0bf54dc93010aad01 ffddb42f01b72de50975cb57a240b027 b16a2da6198de3db6606aece9fe1e362 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898919140130816 |