Um estudo sobre a avaliação institucional nas escolas públicas : um exercício de democracia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardino, Eliz Aparecida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53239
Resumo: Orientadora : Prof. Dra. Jandicleide Evangelista Lopes
id UFPR_8112d244eba624ebdf06f1fb6539f226
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53239
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bernardino, Eliz AparecidaLopes, Jandicleide EvangelistaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-09T19:23:11Z2020-01-09T19:23:11Z2016https://hdl.handle.net/1884/53239Orientadora : Prof. Dra. Jandicleide Evangelista LopesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este artigo aborda o tema a Avaliação Institucional e sua relação com qualidade educacional e a gestão democrática na Escola Pública. O estudo foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas relacionadas com a avaliação institucional nas escolas públicas e a participação da comunidade escolar, numa perspectiva teórica que fundamenta a avaliação institucional no contexto escolar. Neste estudo é realizada a abordagem e a importância da efetivação da pratica avaliativa nas instituições de ensino, através de pesquisa de bibliográfica, tendo como metodologia a análise de livros e publicações que abordam o tema avaliação educacional nas instituições escolares, numa perspectiva social que considera a efetiva participação dos segmentos ligados a Instituição, para obterem uma apreciação elaborada sobre o trabalho desenvolvido na escola e assim reverem, conhecerem ou até mesmo aprofundarem os conhecimentos necessário sobre a Proposta Politica Pedagógica da escola, e num movimento de coletividade repensar os caminhos da Instituição de Ensino13 p.application/pdfAvaliação educacionalDemocratização da educaçãoUm estudo sobre a avaliação institucional nas escolas públicas : um exercício de democraciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ELIZ APARECIDA BERNARDINO.pdfapplication/pdf489832https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53239/1/R%20-%20E%20-%20ELIZ%20APARECIDA%20BERNARDINO.pdf6e0de5f4f15364b6d53d41f76bb250dcMD51open access1884/532392020-01-09 16:23:11.847open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53239Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-09T19:23:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre a avaliação institucional nas escolas públicas : um exercício de democracia
title Um estudo sobre a avaliação institucional nas escolas públicas : um exercício de democracia
spellingShingle Um estudo sobre a avaliação institucional nas escolas públicas : um exercício de democracia
Bernardino, Eliz Aparecida
Avaliação educacional
Democratização da educação
title_short Um estudo sobre a avaliação institucional nas escolas públicas : um exercício de democracia
title_full Um estudo sobre a avaliação institucional nas escolas públicas : um exercício de democracia
title_fullStr Um estudo sobre a avaliação institucional nas escolas públicas : um exercício de democracia
title_full_unstemmed Um estudo sobre a avaliação institucional nas escolas públicas : um exercício de democracia
title_sort Um estudo sobre a avaliação institucional nas escolas públicas : um exercício de democracia
author Bernardino, Eliz Aparecida
author_facet Bernardino, Eliz Aparecida
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lopes, Jandicleide Evangelista
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardino, Eliz Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Democratização da educação
topic Avaliação educacional
Democratização da educação
description Orientadora : Prof. Dra. Jandicleide Evangelista Lopes
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-09T19:23:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-09T19:23:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53239
url https://hdl.handle.net/1884/53239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 13 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53239/1/R%20-%20E%20-%20ELIZ%20APARECIDA%20BERNARDINO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e0de5f4f15364b6d53d41f76bb250dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898864169582592