Grandezas e medidas : representaçoes sociais de professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez, Marlene
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/16117
Resumo: Orientadora: Maria Lúcia Faria Moro
id UFPR_811ad09338075f48915e58aba4ea51bc
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/16117
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Perez, MarleneUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoro, Maria Lucia Faria, 1944-2022-08-08T16:29:30Z2022-08-08T16:29:30Z2008https://hdl.handle.net/1884/16117Orientadora: Maria Lúcia Faria MoroTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2008Inclui bibliografia e anexosÁrea de concentração: Escola, cultura e processos de aprendizagem escolarLinha de pesquisa: Educação matemáticaResumo : O estudo procura identificar representações sociais de professores do ensino fundamental com respeito a um conteúdo específico da matemática: grandezas e medidas. A investigação busca a existência de diferenças e semelhanças entre as representações sociais de professores licenciados e não licenciados em matemática atuantes nas séries iniciais (1ª a 4ª séries) e nas séries finais (5ª a 8ª séries). O trabalho está fundamentado na teoria das representações sociais de Serge Moscovici, com enfoque na abordagem estrutural, teoria do núcleo central de JeanClaude Abric, no estudo teórico de grandezas e medidas que abrange a possibilidade de considerá-las como um campo conceitual na perspectiva de Gérard Vergnaud. Os dados foram obtidos diretamente de 120 (cento e vinte) professores, organizados em 3 (três) grupos amostrais, locados em escolas públicas municipais e estaduais de Ponta Grossa, Paraná. Realizou-se a coleta de dados, por meio de dois instrumentos: questionário de livre associação e entrevistas. A análise dos dados de natureza quantitativa e qualitativa permitiu o levantamento das representações sociais e a comparação das mesmas entre os três grupos considerados: não licenciados em matemática, licenciados em matemática com mais e menos experiência no magistério. Da análise das evocações dos professores e da análise léxica textual das entrevistas resultou a não rejeição de uma das hipóteses (as representações sociais de licenciados e não licenciados com menos experiência no magistério se equivalem) e a rejeição da outra hipótese (as representações sociais dos licenciados em matemática com dez ou mais anos de experiência mostram indícios de modificações em relação aos iniciantes na profissão). Assim, sendo, os resultados mostraram que as representações sociais de grandezas e medidas de professores do ensino fundamental se mostram equivalentes no caso dos três grupos de professores investigados. Também mostraram alguns pólos representacionais importantes como: a relação entre as grandezas e medidas e o cotidiano das pessoas, o trabalho em sala de aula com enfoque nas atividades do dia-a-dia do aluno e, na utilização de recursos didáticos para o ensino.Abstract : The study tries to identify high school teachers' social representations concerning a specific mathematical content: greatnesses and measurements. The investigation looks for the existence of differences and similarities between the social representations of graduate and non-graduate math teachers who teach at the initial grades (1st to 4th grades) and in the final grades (5th to 8th grades). The study is based on the following theoretical sources: Serge Moscovici's social representation theory, with a focus on the structural approach, Jean Claude Abric's central nucleus theory, on the theoretical study about greatnesses and measurements that includes the possibility of considering both greatnesses and measurements as a conceptual field from Gerárd Vergnaud's perspective. The data was obtained from 120 (a hundred and twenty) teachers, who were then organized into 3 (three) sample groups, all teachers worked in State schools from Ponta Grossa, Paraná. Two instruments were used for the data collection, a free association questionnaire and interviews. Both quantitative and qualitative data analysis allowed the gathering of the social representations and their comparison among the three groups studied: non graduate math teachers, graduate math teachers with more teaching experience and graduate math teachers with less teaching experience. From the analysis of teachers' statements and from the lexical-textual analysis from the interviews one of the hypotheses was not rejected (the social representations of graduate math teachers and the non-graduate math teachers with less teaching experience are equivalent) and the other hypothesis was rejected (the social representations of graduate math teachers with ten or more years of teaching experience demonstrate evidence of changes compared to the teachers new in the teaching profession). So, the results show that the social representations of greatnesses and measurements of Elementary School teachers are equivalent concerning to the three sample groups studied. Results also show some important representational poles such as: the relation between the greatnesses and the measurements and people’s daily routine, the work in the classroom with a focus on students' day-to-day activities and, on the use of teaching resources.201 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalTesesProfessores de ensino de primeiro grauMatemática - Estudo e ensinoEducaçãoGrandezas e medidas : representaçoes sociais de professores do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALGrandezas e Medidas-Representa??es Sociais de Professores do Ensino Fundamental.pdfapplication/pdf692959https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16117/1/Grandezas%20e%20Medidas-Representa%3f%3fes%20Sociais%20de%20Professores%20do%20Ensino%20Fundamental.pdf6c6d15a3ed2dc79434ad9f0bfde11637MD51open accessTEXTGrandezas e Medidas-Representa??es Sociais de Professores do Ensino Fundamental.pdf.txtExtracted Texttext/plain408066https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16117/2/Grandezas%20e%20Medidas-Representa%3f%3fes%20Sociais%20de%20Professores%20do%20Ensino%20Fundamental.pdf.txt56c14af7b8dbc62f51a94a37e4a587b1MD52open accessTHUMBNAILGrandezas e Medidas-Representa??es Sociais de Professores do Ensino Fundamental.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1102https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16117/3/Grandezas%20e%20Medidas-Representa%3f%3fes%20Sociais%20de%20Professores%20do%20Ensino%20Fundamental.pdf.jpg381c46fb6fc71d880788a947da9ed3efMD53open access1884/161172022-08-08 13:29:30.613open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/16117Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-08T16:29:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Grandezas e medidas : representaçoes sociais de professores do ensino fundamental
title Grandezas e medidas : representaçoes sociais de professores do ensino fundamental
spellingShingle Grandezas e medidas : representaçoes sociais de professores do ensino fundamental
Perez, Marlene
Teses
Professores de ensino de primeiro grau
Matemática - Estudo e ensino
Educação
title_short Grandezas e medidas : representaçoes sociais de professores do ensino fundamental
title_full Grandezas e medidas : representaçoes sociais de professores do ensino fundamental
title_fullStr Grandezas e medidas : representaçoes sociais de professores do ensino fundamental
title_full_unstemmed Grandezas e medidas : representaçoes sociais de professores do ensino fundamental
title_sort Grandezas e medidas : representaçoes sociais de professores do ensino fundamental
author Perez, Marlene
author_facet Perez, Marlene
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Perez, Marlene
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Maria Lucia Faria, 1944-
contributor_str_mv Moro, Maria Lucia Faria, 1944-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Professores de ensino de primeiro grau
Matemática - Estudo e ensino
Educação
topic Teses
Professores de ensino de primeiro grau
Matemática - Estudo e ensino
Educação
description Orientadora: Maria Lúcia Faria Moro
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-08T16:29:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-08T16:29:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/16117
url https://hdl.handle.net/1884/16117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 201 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16117/1/Grandezas%20e%20Medidas-Representa%3f%3fes%20Sociais%20de%20Professores%20do%20Ensino%20Fundamental.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16117/2/Grandezas%20e%20Medidas-Representa%3f%3fes%20Sociais%20de%20Professores%20do%20Ensino%20Fundamental.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16117/3/Grandezas%20e%20Medidas-Representa%3f%3fes%20Sociais%20de%20Professores%20do%20Ensino%20Fundamental.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c6d15a3ed2dc79434ad9f0bfde11637
56c14af7b8dbc62f51a94a37e4a587b1
381c46fb6fc71d880788a947da9ed3ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898864198942720