Educação matemática: um estudo sobre as competências básicas ao final da 4 série do ensino fundamental /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Maria Solange Coelho
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80414
Resumo: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduacao em Educação
id UFSC_c829ed19845a298a1ebe1db4dc4b3687
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80414
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação matemática: um estudo sobre as competências básicas ao final da 4 série do ensino fundamental /EducaçãoEnsino de primeiro grauMatematica (Primeiro grau)Estudo e ensinoDissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduacao em EducaçãoA pesquisa que originou este estudo partiu de preocupação ante uma realidade evidenciada por pesquisas e estatísticas, qual seja, as dificuldades encontradas pelos alunos de 5 série nas aulas de matemática, assim como o baixo rendimento e os altos índices de reprovação e evasão escolar, em grande parte em conseqüência dessas dificuldades. Tivemos então a idéia de realizar um trabalho junto aos professores do Ensino Fundamental, diretamente responsáveis pelo desenvolvimento das competências básicas exigidas dos alunos ao final da 4 série do Ensino Fundamental. Assim, a pesquisa, de caráter qualitativo, teve como sujeito as professoras das séries iniciais que trabalhavam, no ano de 1999, na rede municipal de ensino do município de São José-SC. Considerando todos os saberes envolvidos no desenvolvimento das competências exigidas, adotamos como refenrencial teórico "A transposição didática", cujo estudo trata do processo evolutivo pelo qual passa o objeto de ensino, estudo esse empreendido por estudiosos franceses, como Chevallard (1991), Astolfi (1995), Verret (1975) e outros. Nesta pesquisa, observamos que o professor, desconhecendo ou desprezando o percurso do saber, reproduz com dificuldade o saber escolar apresentado nos livros didáticos, dificultando que sejam desenvolvidas as competências básicas consideradas essenciais em matemática nas séries iniciais. Com o propósito de contribuir com o trabalho educacional do professor, propomos uma metodologia centrada nas situações-problema, ao mesmo tempo em que traçamos alguns indicativos que possam auxiliá-lo nos desafios a serem estabelecidos e vencidos na formação inicial e continuada do profissional da educação.Florianópolis, SCMoretti, Mericles ThadeuUniversidade Federal de Santa CatarinaBorges, Maria Solange Coelho2012-10-18T13:56:59Z2012-10-18T13:56:59Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisV,114 f.| tabs.,il.application/pdf181646http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80414porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T23:01:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80414Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T23:01:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação matemática: um estudo sobre as competências básicas ao final da 4 série do ensino fundamental /
title Educação matemática: um estudo sobre as competências básicas ao final da 4 série do ensino fundamental /
spellingShingle Educação matemática: um estudo sobre as competências básicas ao final da 4 série do ensino fundamental /
Borges, Maria Solange Coelho
Educação
Ensino de primeiro grau
Matematica (Primeiro grau)
Estudo e ensino
title_short Educação matemática: um estudo sobre as competências básicas ao final da 4 série do ensino fundamental /
title_full Educação matemática: um estudo sobre as competências básicas ao final da 4 série do ensino fundamental /
title_fullStr Educação matemática: um estudo sobre as competências básicas ao final da 4 série do ensino fundamental /
title_full_unstemmed Educação matemática: um estudo sobre as competências básicas ao final da 4 série do ensino fundamental /
title_sort Educação matemática: um estudo sobre as competências básicas ao final da 4 série do ensino fundamental /
author Borges, Maria Solange Coelho
author_facet Borges, Maria Solange Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moretti, Mericles Thadeu
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Maria Solange Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de primeiro grau
Matematica (Primeiro grau)
Estudo e ensino
topic Educação
Ensino de primeiro grau
Matematica (Primeiro grau)
Estudo e ensino
description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduacao em Educação
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T13:56:59Z
2012-10-18T13:56:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 181646
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80414
identifier_str_mv 181646
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv V,114 f.| tabs.,il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651939092627456