Redes de pesquisa sobre/em intercompreensão : discursos, diálogos e debates entre o sul e o norte globais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/80297 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Francisco Javier Calvo del Olmo |
id |
UFPR_8144de382bcae28caed0467107997618 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80297 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasDel Omo, Francisco Javier CalvoJavorski, Simone2022-11-25T15:00:33Z2022-11-25T15:00:33Z2022https://hdl.handle.net/1884/80297Orientador: Prof. Dr. Francisco Javier Calvo del OlmoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 15/09/2022Inclui referências: p. 95-104Área de concentração: Estudos LinguísticosResumo: Com o crescente número de pesquisas e projetos na área de intercompreensão em línguas românicas (ICLR), uma rede internacional de pesquisadores/as foi se formando progressivamente. Representando as instituições às que estão vinculados, os membros da rede depararam-se com a conjuntura da descontinuação dos seus encontros em 2020 perante a situação de isolamento social decorrente da pandemia de corona vírus. Como alternativa à restrição de atividades presenciais, foi realizado um evento online com o título Unides na Distância, Unides pela intercompreensão: ações e perspectivas, organizado pela equipe da Universidade Federal do Paraná sob a coordenação da professora Karine Marielly Rocha da Cunha e disponibilizado no canal de YouTube do Programa de Pós-graduação em Letras. Na presente dissertação de mestrado, tomamos esta reunião como base de dados para fazer uma descrição das ações e projetos da área relativos ao período de 2020 e das perspectivas de cada grupo. A partir desta descrição, é conduzida uma análise pautada por uma série de perguntas norteadoras tais como: de que maneira a preocupação com a formação de professores e a curricularização da IC é abordada?; em que âmbito estão inseridos os projetos?; desde onde falam os enunciadores?; como se articulam as redes de pesquisa do norte e do sul?; existe uma linha abissal entre elas?; em que medida podemos falar de decolonização epistêmica?; o conceito da translinguagem é abordado de alguma maneira ou o foco fica restrito ao plurilínguismo? Estas perguntas foram elaboradas a partir das seguintes categorias de análise, assumidas para a condução da pesquisa: intercompreensão, plurilínguismo, translinguagem, sul global, decolonização epistêmica, formação de professores. Assim, a metodologia assumida é qualitativa e dialógica. Ao final desta pesquisa pudemos observar como se articulam as redes de pesquisa do norte e do sul global, sua intensa colaboração e parcerias, como também a existência de um processo de colonização epistêmica estrutural e de discursos ainda colonizados.Abstract: With the growing number of researches and projects in the area of Intercomprehension in Romance Languages (ILR), an international network of researchers was progressively formed. Representing the institutions to which they are linked, the members of the network were faced with the situation of the discontinuation of their meetings in 2020 in the face of the situation of social isolation resulting from the coronavirus pandemic. As an alternative to restricting face-to-face activities, an online event was held with the title Unides na distância, unides pela intercompreensão: ações e perspectivas, available on the YouTube channel of the Postgraduate Program in Languages of the Federal University of Paraná, organized by the university team under the coordination of Professor Karine Marielly Rocha da Cunha. In this master's dissertation, we took this meeting as a database to describe the actions and projects in the area in 2020 and the perspectives of each group. Based on this description, the current analysis took a series of guiding questions such as: how is the concern with teacher training and the curriculum of ILR addressed?; in which scope are the projects inserted?; where do enunciators speak from?; how are the North and South research networks articulated?; is there an abyssal line between them?; to what extent can we discuss of epistemic decolonization?; is the concept of translanguaging addressed in any way or is the focus restricted to plurilingualism? These questions were elaborated from the following categories of analysis, assumed to conduct the research: intercomprehension, plurilingualism, translanguage, global south, epistemic decolonization, and teacher training. Thus, the methodology adopted is qualitative and dialogic. At the end of this research, we were able to observe how the research networks of the global north and south are articulated, their intense collaboration and partnerships, as well as the existence of a structural epistemic colonization process and discourses still colonized.Resumen: Con el número creciente de investigaciones y proyectos en el área de intercomprensión en lenguas románicas (ICLR), ha ido formándose progresivamente una red internacional de investigadores/as. Representando a sus respectivas instituciones, los miembros de la red se encontraron con la coyuntura de la discontinuidad de sus encuentros en 2020 ante a situación de aislamiento social provocada por la pandemia de lcoronavirus. Como alternativa a las restricciones de las actividades presenciales, tuvo lugar un evento en línea titulado Unides na Distância, Unides pela intercompreensão: ações e perspectivas, organizado por el equipo de la Universidad Federal do Paraná bajo la coordinación de la profesora Karine Marielly Rocha da Cunha y posteriormente disponibilizado a través del canal de YouTube del Programa de Posgrado en Letras. En el trabajo de fin de máster, tomamos esta reunión como base de datos para hacer una descripción de las acciones y proyectos del área relativos al periodo de 2020 y de las perspectivas de cada grupo. A partir de esta descripción se lleva a cabo una análisis mediante una serie das preguntas como: ¿de qué manera se aborda la preocupación con la formación de profesores y la circularización de la ICLR?; ¿en qué ámbitos universitarios se insieren los proyectos?; ¿desde dónde hablan los enunciadores?; ¿cómo se articulan las redes de investigación del norte y del sur?; ¿existe una línea abismal entre ellas?; ¿en qué medida podemos hablar de descolonización epistémica?; ¿el concepto de translanguaging se aborda de algún modo o el foco queda restringido al plurilingüismo? Dichas preguntasse formularon a partir de las siguientes categorías de análisis, asumidas para la conducción de la pesquisa: intercomprensión, plurilingüismo, translanguaging, sur global, descolonización epistémica, formación de profesores. Así pues, la metodología asumida resulta cualitativa y dialógica. Al final de esta investigación pudimos observar cómo se articulan las redes del norte y del sur global en el área de la ICLR, su intensa colaboración y partenariado, como también la existencia de un proceso de colonización epistémica estructural todavía presente en sus discursos.1 recurso online : PDF.application/pdfLinguas romanicasMultilinguismoLetrasRedes de pesquisa sobre/em intercompreensão : discursos, diálogos e debates entre o sul e o norte globaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SIMONE JAVORSKI ALVES DE MELO.pdfapplication/pdf4548887https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80297/1/R%20-%20D%20-%20SIMONE%20JAVORSKI%20ALVES%20DE%20MELO.pdf06a62037bc3be9cb051a13aa10f3d516MD51open access1884/802972022-11-25 12:00:33.14open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80297Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-25T15:00:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Redes de pesquisa sobre/em intercompreensão : discursos, diálogos e debates entre o sul e o norte globais |
title |
Redes de pesquisa sobre/em intercompreensão : discursos, diálogos e debates entre o sul e o norte globais |
spellingShingle |
Redes de pesquisa sobre/em intercompreensão : discursos, diálogos e debates entre o sul e o norte globais Javorski, Simone Linguas romanicas Multilinguismo Letras |
title_short |
Redes de pesquisa sobre/em intercompreensão : discursos, diálogos e debates entre o sul e o norte globais |
title_full |
Redes de pesquisa sobre/em intercompreensão : discursos, diálogos e debates entre o sul e o norte globais |
title_fullStr |
Redes de pesquisa sobre/em intercompreensão : discursos, diálogos e debates entre o sul e o norte globais |
title_full_unstemmed |
Redes de pesquisa sobre/em intercompreensão : discursos, diálogos e debates entre o sul e o norte globais |
title_sort |
Redes de pesquisa sobre/em intercompreensão : discursos, diálogos e debates entre o sul e o norte globais |
author |
Javorski, Simone |
author_facet |
Javorski, Simone |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Del Omo, Francisco Javier Calvo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Javorski, Simone |
contributor_str_mv |
Del Omo, Francisco Javier Calvo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguas romanicas Multilinguismo Letras |
topic |
Linguas romanicas Multilinguismo Letras |
description |
Orientador: Prof. Dr. Francisco Javier Calvo del Olmo |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-25T15:00:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-25T15:00:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/80297 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/80297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80297/1/R%20-%20D%20-%20SIMONE%20JAVORSKI%20ALVES%20DE%20MELO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
06a62037bc3be9cb051a13aa10f3d516 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898812298625024 |