Os Jecas de Lobato
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/85944 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Fernando G |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasGil, Fernando Cerisara, 1961-Gonçalves Sobrinho, Rodrigo2024-01-08T20:32:54Z2024-01-08T20:32:54Z2023https://hdl.handle.net/1884/85944Orientador: Prof. Dr. Fernando GTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 31/07/2023Inclui referênciasResumo: Este estudo busca expor a multiplicidade da figura do Jeca Tatu proposta por Monteiro Lobato, observando as perspectivas adotadas pelo autor frente à matéria narrada ao longo de sua produção e, especificamente, em alguns contos da obra clássica Urupês (1918). Para que esta trajetória seja possível, olhamos para os atores deste processo, o caipira e o intelectual, além do contexto de produção das obras, sobretudo dos textos que aqui nos interessam. Resgatamos, primeiramente, o parâmetro civilizatório da Primeira República, em circunstâncias que as cidades ganham certa centralidade social em relação ao campo. Tentamos compreender a imagem do homem caipira a partir de diferentes visões, considerando uma identificação que varia, geralmente, entre as ideias de vadiagem e de trabalho. Num segundo momento, retomamos alguns episódios que resgatam a formação de Monteiro Lobato, bem como o contexto de produção de suas obras, destacando aquelas que versam sobre o Jeca. Em seguida, consideramos a trajetória do personagem, expondo diferentes visões sobre o mesmo, geralmente veiculadas em jornal, em livretos, ou em livro. Desse modo, observamos o nascedouro do personagem em 'Velha praga' (1914) e 'Urupês' (1914). Analisamos como o caipira lobatiano ganha nuances simbólicas nacionalistas no epílogo do livro O Saci-pererê: resultado de um inquérito (1918) e em alguns artigos da coletânea Problema Vital (1918). Comparamos as peças publicitárias Jeca Tatuzinho (1924) e Zé Brasil (1947), considerando diferentes momentos em que o personagem serviu interesses distintos do intelectual. Por fim, analisamos a presença dos caipiras em alguns contos de Urupês (1918), aparições de outra natureza, tendo em vista a particularidade do gênero textual da vez.Abstract: This thesis aims to demonstrate the multiplicity of the figure of Jeca Tatu proposed by Monteiro Lobato, observing the perspectives adopted by the author in relation to what was narrated throughout his production and, specifically, in some short stories of his classic work Urupês (1914). In order to make it possible, we have looked at the actors in this process, the country bumpkin and the intellectual, as well as the context in which the works are produced, especially in the texts that interest us here. First, we have used the parameter of civilization in the First Brazilian Republic, in circumstances in which cities gained a certain social importance in relation to the countryside. We have tried to understand the image of the Brazilian country bumpkin from different perspectives, considering an identification that generally varies between the idea of laziness and work. Second, we have returned to some episodes that rescue Monteiro Lobato's formation, along with the context of production of his works, highlighting those that are about Jeca. Then, we consider the trajectory of the character, exposing different views about him, usually published in a newspaper, in booklets, or in a book. Thus, we observe the birth of the character in Velha praga (1914) and Urupês (1914). We have analyzed how the Lobato's Country Bumpkin gains symbolic nationalist shades in the epilogue of the book O Saci-pererê: Result of an inquiry (1918) and in some articles from the compilation Problema Vital (1918). We have also compared the advertisements Jeca Tatuzinho (1924) and Zé Brasil (1947), considering different moments in which the character served different interests of the intellectuals. Finally, not only have we analyzed the presence of the Brazilian country bumpkin in some short stories from Urupês (1918), but also its several appearances, considering the particularity of the textual genre at the time.1 recurso online : PDF.application/pdfLobato, Monteiro, 1882-1948CaiçarasPersonagens literariosLetrasOs Jecas de Lobatoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - RODRIGO GONCALVES SOBRINHO.pdfapplication/pdf1836879https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85944/1/R%20-%20T%20-%20RODRIGO%20GONCALVES%20SOBRINHO.pdfe34a489ca378d0cd329726e1b7b02d0dMD51open access1884/859442024-01-08 17:32:55.13open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85944Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-01-08T20:32:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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