A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o exercício da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maestrelli, Sandra Godoi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55994
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti
id UFPR_833c7068cfb728633fad89060de5c4d5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55994
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaLorenzetti, Leonir, 1967-Maestrelli, Sandra Godoi2024-09-23T19:54:00Z2024-09-23T19:54:00Z2018https://hdl.handle.net/1884/55994Orientador: Prof. Dr. Leonir LorenzettiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 06/03/2018Inclui referências: p.146-154Resumo: Numa sociedade que é cada vez mais influenciada pela ciência e tecnologia, uma abordagem de ensino que tem como foco o desenvolvimento das inter-relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) pode auxiliar no processo de Alfabetização Científica (AC) e propiciar uma formação cidadã. Desse modo, o presente estudo objetivou analisar como a abordagem CTSA, desenvolvida por meio de uma sequência didática, pode contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos, valores, atitudes e habilidades, nas aulas de ciências nos anos iniciais. A investigação foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino de Araucária, com alunos do 4° ano do ensino fundamental e ocorreu em quatro etapas: I- pré-elaboração da sequência didática; II- programa de formação com discussão e aprovação da sequência didática; III- validação da sequência didática; e IV- aplicação da sequência didática. A proposta de ensino enfatizou a abordagem CTSA, além de conteúdos relevantes estabelecidos no currículo de Ciências do 4° ano. As aulas foram estruturadas por meio da metodologia dos três momentos pedagógicos e as questões ambientais foram discutidas na perspectiva de uma sociedade sustentável. O programa de formação foi destinado exclusivamente aos professores do 4º ano do ensino fundamental e compreendeu as temáticas do ensino de Ciências nos anos iniciais, a abordagem CTSA, a utilização de mapas conceituais e a metodologia dos três momentos pedagógicos. A sequência didática foi ministrada em seis semanas, todas as quintas-feiras, em duas aulas de 50 minutos cada, entre os meses de outubro a novembro de 2016. A metodologia escolhida foi a pesquisa do tipo intervenção pedagógica. A constituição dos dados se deu a partir das observações das aulas, das gravações em vídeo e dos relatórios de descrição e transcrição das aulas. Para o tratamento dos dados foi utilizada a metodologia da análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Os resultados demonstraram que a abordagem CTSA, desenvolvida por meio de uma sequência didática, permite aos alunos participar ativamente do processo de construção do seu conhecimento. Por meio das discussões, foram desenvolvidos conhecimentos, valores, atitudes e habilidades que são elementos essenciais para o exercício da cidadania. No entanto, para alcançar este objetivo, é fundamental que o professor tenha acesso a programas de formação continuada que proporcionem o desenvolvimento de propostas de ensino que contemplem essa abordagem. Assim, revela-se a necessidade de oferecer estrutura adequada e acompanhamento do profissional docente, visando um contínuo aprimoramento das práticas pedagógicas.Abstract: In a society that is increasingly influenced by science and technology, a teaching approach that focuses on the development of the interrelationships between science, technology, society and the environment (STSE) can help in the process of Scientific Literacy and a citizen training. Thus, the present study aims to analyze how the (STSE) approach, developed through a didactic sequence, can contribute to the development of knowledge, values, attitudes and skills in science classes in the initial years. The research was carried out in a school of the Municipal Network of Education of Araucária, with students of the 4th year of Elementary School and took place in four stages: I pre-elaboration of the didactic sequence; II training program with discussion and approval of the didactic sequence; III validation of didactic sequence; IV application of the didactic sequence. The teaching proposal emphasized the (STSE) approach, as well as relevant contents established in the Sciences curriculum of the 4th year. The classes were structured through the methodology of the Three Pedagogical Moments and environmental issues were discussed in the perspective of a Sustainable Society. The training program was intended exclusively for teachers of the 4th year of Elementary School and included the subjects of Science Teaching in the initial years, the (STSE) approach, the use of Conceptual Maps and the Methodology of the Three Pedagogical Moments. The didactic sequence was given in six weeks, every Thursday, in two 50-minute classes each, between October and November 2016. The methodology chosen was research of the type pedagogical intervention. The data consisted of the observations of the classes, the video recordings, the reports of description and transcription of the classes. For the data treatment, the methodology of Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2011) was used. The results demonstrate that the (STSE) approach, developed through a didactic sequence, allowed students to participate actively in the process of building their knowledge. Through the discussions, knowledge, values, attitudes and skills were developed that are essential elements for the exercise of citizenship. However, to achieve this goal, it is essential that the teacher has access to continuing education programs that provide the development of teaching proposals in this approach. This, it is revealed the need to provide adequate structure and accompaniment of this professional, aiming at a continuous improvement of pedagogical practices.1 recurso online : PDF.application/pdfCiências (Ensino fundamental)CidadaniaEducação ambientalMatemáticaA abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o exercício da cidadaniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SANDRA GODOI MAESTRELLI.pdfapplication/pdf7810810https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55994/1/R%20-%20D%20-%20SANDRA%20GODOI%20MAESTRELLI.pdf6ab676a30192e5790dc451f3f1b3bb53MD51open access1884/559942024-09-23 16:54:00.39open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55994Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-09-23T19:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o exercício da cidadania
title A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o exercício da cidadania
spellingShingle A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o exercício da cidadania
Maestrelli, Sandra Godoi
Ciências (Ensino fundamental)
Cidadania
Educação ambiental
Matemática
title_short A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o exercício da cidadania
title_full A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o exercício da cidadania
title_fullStr A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o exercício da cidadania
title_full_unstemmed A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o exercício da cidadania
title_sort A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o exercício da cidadania
author Maestrelli, Sandra Godoi
author_facet Maestrelli, Sandra Godoi
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lorenzetti, Leonir, 1967-
dc.contributor.author.fl_str_mv Maestrelli, Sandra Godoi
contributor_str_mv Lorenzetti, Leonir, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências (Ensino fundamental)
Cidadania
Educação ambiental
Matemática
topic Ciências (Ensino fundamental)
Cidadania
Educação ambiental
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-23T19:54:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-09-23T19:54:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/55994
url https://hdl.handle.net/1884/55994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55994/1/R%20-%20D%20-%20SANDRA%20GODOI%20MAESTRELLI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ab676a30192e5790dc451f3f1b3bb53
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898658617229312