Educar para o exercício da cidadania
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/103335 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar como professoras do ensino fundamental realizam atividades práticas a fim de atingir o propósito constante dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), objetivando “promover a cidadania”. Considerando a escola como formadora de hábitos, valores e atitudes, a pesquisa busca verificar se há discussão e planejamento orientado pela gestão escolar, e que tipo de cidadania é pretendido. Foram utilizados como referência documental a Constituição Brasileira-1988, a Lei de Diretrizes e Bases - LDB/1996, em virtude da ênfase dada à educação para o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania, bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais - Ética, que possui como eixo norteador a educação básica voltada para a cidadania como forma de melhoria da qualidade de ensino. Como método para obter informações, foram realizadas entrevistas individuais com três professoras de ensino fundamental atuantes em escolas públicas municipais da região metropolitana de Porto Alegre, considerando que as professoras são fundamentais a partir da sua decisão de aderir ao projeto de educar para o exercício da cidadania. A investigação aponta que são realizadas atividades com o propósito de promoção da cidadania, mas em momentos isolados, sendo desconsiderada a transversalidade que é inerente ao tema, e que o trabalho realizado para o desenvolvimento da autonomia não visa à cidadania, mas é tratado de forma transversal. |
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