Processo identitário atlético na ginástica rítmica brasileira de alto rendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Mariana Boneli
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83586
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Joice Mara Facco Stefanello
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaStefanello, Joice Mara FaccoVieira, Mariana Boneli2023-07-28T22:36:47Z2023-07-28T22:36:47Z2023https://hdl.handle.net/1884/83586Orientadora: Profa. Dra. Joice Mara Facco StefanelloDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 27/02/2023Inclui referências: p. 83-89Resumo: O processo identitário atlético é a junção da teoria do processo identitário com o construto identidade atlética. Deve-se levar em consideração que quando se fala de processo refere-se à algo dinâmico e ativo, o que prontamente se interliga à identidade, que ao longo dos anos, passa por transformações e mudanças. A ginástica rítmica surge na Europa em meados do século XX e chega ao Brasil nos anos 50, atraindo meninas e mulheres que praticam ou praticaram em diversas regiões do país até consolidar o alto rendimento na modalidade brasileira. O objetivo do estudo foi analisar o processo identitário atlético na ginástica rítmica brasileira de alto rendimento. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 26 ex-atletas e atletas brasileiras de ginástica rítmica de alto rendimento que tivessem participado de campeonatos nos níveis nacional, internacional e olímpico em três gerações: geração 1 - ginastas precursoras que competiram até 1989, geração 2 - ginastas que competiram de 1990 a 2008 e geração 3 - ginastas que competiram de 2008 a 2021. Foram investigadas as fases, os elementos e as dimensões constituintes do processo identitário atlético na ginástica rítmica brasileira de alto rendimento, considerando as gerações (geração 1, 2 e 3), os níveis competitivos (nacional, internacional e olímpico) e categorias de atuação (individual e conjunto). Nas fases do processo identitário atlético, fatores como sentir-se ginasta desde o início de sua participação na modalidade, na transição de horário, nível e clube, ao participar de eventos e viagens, nas conquistas sendo com medalhas ou somente participação e no reconhecimento esportivo e social mostraram ser fatores importantes para a construção do processo identitário atlético para atletas e ex-atletas da ginástica rítmica; para a manutenção da sua identidade atlética, as entrevistadas relataram como relevantes o enlace afetivo, a perspectiva de futuro, o compromisso, as conquistas, a estabilidade financeira, a motivação extrínseca e traços pessoais; a ruptura da identidade atlética pareceu dever-se-á fatores como a busca pela saúde física e mental, a finalização de carreira, a transição de carreira e frustração que pode levar a perda de interesse na modalidade ou no treinamento e a consequente mudança de cidade. No que diz respeito aos elementos do processo identitário atlético, ser uma criança muito ativa, ser uma pessoa que gosta de treinar e ser competitiva, são aspectos relevantes da categoria social; amizades e companheirismo na modalidade, demonstram grande enlace com o esporte e a identidade atlética e destacaram-se na categoria relações interpessoais; o reconhecimento da sociedade sobre a sua identidade atlética foi o aspecto mais relevante na categoria representação social; a possibilidade de aparecer na TV, gostar de se apresentar e gostar de aparecer, surge como afirmação do processo identitário atlético na categoria exposição representacional; a observação de ginastas mais velhas como forma de absorção de aprendizado foi o destaque na categoria aprendizagem vicária. Quanto às dimensões do processo identitário atlético, traços pessoais como ser uma criança ativa, ser canhota, gostar de aparecer, gostar de criar e montar séries, gostar de ser responsável pelo resultado e ser individualista representam a dimensão conteúdo, enquanto eventos marcantes como competições, conquistas, viagens e convocações referiram-se à dimensão valor. Observou-se similaridades nas fases, nos elementos e nas dimensões do processo identitário atlético de ex-atletas e atletas de diferentes níveis competitivos, gerações e provas. Porém ressalta-se na fase de ruptura de identidade atlética as lesões e o cansaço relatados em sua maioria pelas ex atletas olímpicas. Na dimensão valor detacam-se as viagens relatadas pelas atletas de nível nacional e internacional. Conclui-se que o processo identitário atlético fala sobre o tempo de construção e desconstrução de identidade de pessoas em um meio extremamente dinâmico como o esporte, os elementos farão as atletas afirmarem suas identidades atléticas perante a sociedade e as dimensões darão forma às vivências sendo constantemente revisadas e alteradas o seu valor.Abstract: The athletic identity process is the junction of the theory of the identity process with the athletic identity construct. It should be taken into account that when we talk about process we are talking about something dynamic and active, which is readily intertwined with identity, which over the years undergoes transformations and changes. Rhythmic gymnastics emerged in Europe in the mid-twentieth century and arrived in Brazil in the 1950s, attracting girls and women who practiced the sport in different regions of the country until consolidating high performance in the Brazilian modality. The objective of the study was to analyze the athletic identity process in Brazilian high performance rhythmic gymnastics. To this end, semistructured interviews were carried out with 26 former athletes and Brazilian high-performance rhythmic gymnastics athletes who had participated in championships at the national, international and Olympic levels in three generations: generation 1 - precursor gymnasts who competed until 1989, generation 2 - gymnasts who competed from 1990 to 2008 and generation 3 - gymnasts who competed from 2008 to 2021. The phases, elements and constituent dimensions of the athletic identity process in Brazilian high-performance rhythmic gymnastics were investigated, considering the generations (generation 1, 2 and 3), the competitive levels (national, international and Olympic) and performance categories (individual and group). In the phases of the athletic identity process, factors such as feeling like a gymnast from the beginning of their participation in the modality, in the transition of time, level and team, when participating in events and trips, in the victories with medals or only participation and in sports and social recognition proved to be important factors for the construction of the athletic identity process for athletes and former athletes of rhythmic gymnastics; for the maintenance of their athletic identity, the interviewees reported as relevant the affective link, the perspective of the future, the commitment, the victories, the financial stability, the extrinsic motivation and personal traits; the rupture of the athletic identity seemed to be due to factors such as the search for physical and mental health, the end of the career, the career transition and frustration that can lead to loss of interest in the modality or training and the consequent change of city. With regard to the elements of the athletic identity process, being a very active child, being a person who likes to train and being competitive are relevant aspects of the social category; friendships and companionship in the modality, demonstrate a great connection with the sport and the athletic identity and stood out in the interpersonal relationships category; society's recognition of their athletic identity was the most relevant aspect in the social representation category; the possibility of appearing on TV, enjoying performing and enjoying appearing, emerges as an affirmation of the athletic identity process in the representational exposure category; the observation of older gymnasts as a way of absorbing learning was the highlight in the vicarious learning category. As for the dimensions of the athletic identity process, personal traits such as being an active child, being left-handed, liking to show off, liking creating and putting together series, liking being responsible for the result and being individualistic represent the content dimension, while important events such as competitions, victories, trips and call-ups for the national team referred to the value dimension. Similarities were observed in the phases, elements and dimensions of the athletic identity process of former athletes and athletes from different competitive levels, generations and sports competitions. However, in the phase of rupture of athletic identity, injuries and fatigue reported mostly by former Olympic athletes are highlighted. It is concluded that the athletic identity process talks about the time of construction and deconstruction of people's identity in an extremely dynamic environment such as sport, the elements will make the athletes affirm their athletic identities before society and the dimensions will shape the experiences being constantly revised and changed its value.1 recurso online : PDF.application/pdfGinastica ritmicaAtletasDesempenhoEducação FísicaProcesso identitário atlético na ginástica rítmica brasileira de alto rendimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIANA BONELI VIEIRA.pdfapplication/pdf2622596https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83586/1/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20BONELI%20VIEIRA.pdfc3ed4aae3db38a1cf6f90e886634c311MD51open access1884/835862023-07-28 19:36:47.518open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83586Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-07-28T22:36:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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