A importância da formação continuada para o desenvolvimento da prática docente na perspectiva histórico cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Aparecida Reis
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68450
Resumo: Orientadora : Aparecida Reis Barbosa
id UFPR_85c3f052178440127412d56ca8a53258
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68450
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gomes, Aparecida ReisBarbosa, Aparecida Reis, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar2021-01-28T14:16:08Z2021-01-28T14:16:08Z2010https://hdl.handle.net/1884/68450Orientadora : Aparecida Reis BarbosaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão EscolarResumo: As enormes transformações sociais decorrentes da política econômica, diante das novas tecnologias colocam em pauta, novamente, a questão educacional. Nesse contexto de mudanças, a prática desenvolvida no âmbito escolar passa a ser questionada, acusada de não cumprir o papel dela esperado: como formar pessoas capazes de enfrentar novos desafios desencadeados por essas transformações. O questionamento sobre a qualidade de ensino dispensada aos alunos levanta críticas aos docentes, responsáveis pela mediação do conhecimento, e as instituições formadoras de professores, por não prepará-los para o desenvolvimento de uma prática eficaz. O presente trabalho é resultado das preocupações, reflexões e investigações sobre a capacitação docente. Espera-se que professores busquem espaços, dentro das instituições, para uma reflexão partilhada sobre a prática pedagógica e sobre os saberes necessários à prática educativa. Essa busca se constitui em um processo de Formação Continuada. A Formação Continuada de professores não deve restringir-se a cursos esporádicos, mas estabelecer uma dinâmica permanente, proposta pelo Projeto Político Pedagógico, construído com o envolvimento de todos os profissionais da educação. Este estudo repensa a organização de estudos para Formação Continuada de professores de forma a propiciar a articulação da prática pedagógica a concepção Histórica Cultural e objetivar a superação da fragmentação e desarticulação de conteúdos, metodologia e objetivos. O destaque a formação continuada pautada na ação-reflexão-ação é pertinente em todo este estudo.Abstract: The enormous social changes of economic policy in the face of new technologies put on the agenda again, the education issue. In this context of change, the practice developed in the school is to be questioned, accused of not fulfilling the role expected of it: as training students for new challenges triggered by these changes. The question about the quality of education afforded to students raises critical for teachers responsible for the mediation of knowledge, and teacher training institutions, not to prepare them for the development of an effective practice. This work is the result of the concems, reflections and research on teacher training. It is expected that teachers look for spaces within institutions, for a shared reflection on teaching practices and on the knowledge necessary for educational practice. This search constitutes a process of Continuing Education. The Formation of the teachers should not be restricted to sporadic courses, but to establish a permanent dynamic proposed by the Pedagogical Political Project, built with the involvement of all education professionals. This study rethinks the organization of training for Continuing Education of teachers in order to facilitate the articulation of the pedagogical design Cultural History and aim at overcoming the fragmentation and dislocation of content, methodology and objectives. The highlight of the guided training continued in action-reflectionaction is relevant throughout this study.29 f.application/pdfProfessores - EducaçãoFormação de professoresA importância da formação continuada para o desenvolvimento da prática docente na perspectiva histórico culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - JANICE FORNAZZA GOMES.pdfapplication/pdf412307https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68450/1/E%20-%20JANICE%20FORNAZZA%20GOMES.pdf0d4f5d18812c3a5b7fdaa81f735203c5MD51open access1884/684502021-01-28 11:16:08.276open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68450Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-28T14:16:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da formação continuada para o desenvolvimento da prática docente na perspectiva histórico cultural
title A importância da formação continuada para o desenvolvimento da prática docente na perspectiva histórico cultural
spellingShingle A importância da formação continuada para o desenvolvimento da prática docente na perspectiva histórico cultural
Gomes, Aparecida Reis
Professores - Educação
Formação de professores
title_short A importância da formação continuada para o desenvolvimento da prática docente na perspectiva histórico cultural
title_full A importância da formação continuada para o desenvolvimento da prática docente na perspectiva histórico cultural
title_fullStr A importância da formação continuada para o desenvolvimento da prática docente na perspectiva histórico cultural
title_full_unstemmed A importância da formação continuada para o desenvolvimento da prática docente na perspectiva histórico cultural
title_sort A importância da formação continuada para o desenvolvimento da prática docente na perspectiva histórico cultural
author Gomes, Aparecida Reis
author_facet Gomes, Aparecida Reis
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Barbosa, Aparecida Reis, 1965-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Aparecida Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Educação
Formação de professores
topic Professores - Educação
Formação de professores
description Orientadora : Aparecida Reis Barbosa
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-28T14:16:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-28T14:16:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68450
url https://hdl.handle.net/1884/68450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 29 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68450/1/E%20-%20JANICE%20FORNAZZA%20GOMES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d4f5d18812c3a5b7fdaa81f735203c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860932878467072