A dimensão subjetiva da formação do médico : uma proposta de atuação da Psicologia junto a um grupo de estudantes do curso de Medicina da UFPR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Patrícia Ingrisani
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/40757
Resumo: Orientadora: Profª Drª Miriam A. Graciano de Souza Pan
id UFPR_85ef180831248b2100aa5d59296a4380
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/40757
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Branco, Patrícia IngrisaniUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaPan, Miriam Aparecida Graciano de Souza2020-02-27T13:52:12Z2020-02-27T13:52:12Z2015https://hdl.handle.net/1884/40757Orientadora: Profª Drª Miriam A. Graciano de Souza PanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 11/09/2015Inclui referências : f. 176-188Resumo: Competitividade, individualismo e exigência por um desempenho ótimo são fatores presentes ao longo da formação do estudante de Medicina, o qual encontra, na Universidade, poucos espaços para compartilhar possíveis dificuldades acadêmicas. Nesse contexto, o aluno pode experimentar sofrimento e culpa, quando não corresponde aos ideais do grupo. O presente trabalho teve como objetivo analisar a produção subjetiva de um grupo de estudantes de Medicina, em uma universidade de alto prestígio. Os objetivos específicos foram: avaliar o resultado da metodologia de intervenção Roda de Conversa aplicada pelo projeto PermaneSENDO; discutir o processo de produção subjetiva nas práticas educativas da formação médica e contribuir para a construção de metodologias de intervenção da Psicologia Educacional no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa intervenção, na qual se utilizou como método a constituição de Rodas de Conversa, baseada em pressupostos bakthinianos como dialogismo e exotopia. Foram realizadas 16 Rodas de Conversa, nas quais participaram oito estudantes de Medicina da Universidade Federal do Paraná. Os dados foram submetidos à análise do discurso de fundamentação bakhtiniana. As Rodas de Conversa explicitaram a carga de sofrimento e culpabilização experimentada pelos estudantes durante a graduação, os quais apesar de discordarem da lógica que rege a formação médica, encontram, individualmente, poucas ferramentas para transformar essa realidade. O grupo evidenciou seu caráter coletivo e institucional, já que colaborou para o processo de engajamento dos estudantes, que juntos refletiram a respeito de possíveis ações dentro do próprio curso. A avaliação da intervenção, realizada pelos próprios participantes, apontou que as Rodas de Conversa contribuíram para a mudança dos sentidos atribuídos às exigências do grupo e à maneira de respondê-las; deslocou o eixo de análise da esfera individual para a institucional, diminuindo a tensão e a autocobrança; favoreceu a desculpabilização, além de promover o engajamento dos estudantes, pelo desenvolvimento de ações coletivas. Dessa forma, as Rodas de Conversa foram além do debate sobre o sofrimento acadêmico, tendo contribuído, de maneira fundamental, para a explicitação e reflexão acerca das práticas presentes no curso de Medicina. Palavras-chave: Psicologia educacional; medicina; educação superior; sofrimento; engajamento de estudantesResumen: Competitividad, individualismo y la demanda de factores óptimos de rendimiento están presentes a lo largo de la formación del estudiante de Medicina, que encuentra en la universidad, pocos espacios para compartir posibles dificultades académicas. En este contexto, el estudiante puede experimentar dolor y culpa cuando no corresponde a los ideales del grupo. Este estudio tuvo como objetivo analizar la producción subjetiva de un grupo de estudiantes de Medicina, en una prestigiosa universidad. Los objetivos específicos fueron evaluar los resultados de la metodología de intervención rueda de conversación aplicada por el proyecto PermaneSENDO; discutir el proceso de producción subjetiva en las prácticas educativas en la formación médica y contribuir a la construcción de metodologías de intervención de la Psicología Educativa en la educación superior. Se trata de una investigación intervencionista en la cual fue utilizado como método las Ruedas de Conversación, basadas en supuestos bajtinianos, como el dialogismo y exotopia. Ocurrieron 16 ruedas de conversación, que involucró a ocho estudiantes de Medicina de la Universidad Federal de Paraná. Los datos fueron entendidos a través del análisis del discurso bajtiniana. La ruedas explicitó la carga de sufrimiento y culpa experimentada por los estudiantes durante la graduación, que a pesar de no aceptaren la lógica que rige la formación médica, encuentran individualmente pocas herramientas para transformar esta realidad. El grupo mostró su carácter colectivo e institucional, ya que contribuyó para el proceso de participación de los estudiantes, que en conjunto reflexionaran acerca de las posibles acciones en el curso. La evaluación de la intervención, llevada a cabo por los propios participantes, señaló que las ruedas de conversación contribuyeron para el cambio de los significados atribuidos a las necesidades del grupo y la manera de responder a ellos; ha desplazado el eje de análisis de la esfera individual a la colectiva, reduciendo la tensión; ayudó a sacar la culpa personal de los estudiantes frente a su rendimiento académico y promovió la participación de los estudiantes y el desarrollo de acciones colectivas. Por lo tanto, ruedas de conversación fueron más allá del debate académico sobre el sufrimiento y contribuyeron, de manera fundamental, para la clarificación y la reflexión sobre las prácticas actuales en la escuela de Medicina. Palabras clave: Psicología de la educación; medicina; la educación superior; sufrimiento; la participación de los estudiantes.249 f. : il. tabs.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologiaPsicologia - Aspectos sociaisFormação profissionalFormação profissional em saúdeA dimensão subjetiva da formação do médico : uma proposta de atuação da Psicologia junto a um grupo de estudantes do curso de Medicina da UFPRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - PATRICIA INGRISANI BRANCO.pdf.txtExtracted Texttext/plain508910https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40757/1/R%20-%20D%20-%20PATRICIA%20INGRISANI%20BRANCO.pdf.txtabee98c283be0620cdf4adc9a52a16eaMD51open accessORIGINALR - D - PATRICIA INGRISANI BRANCO.pdfapplication/pdf2286969https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40757/2/R%20-%20D%20-%20PATRICIA%20INGRISANI%20BRANCO.pdf6beca0e0a7ec833a64def8e603042a16MD52open accessTHUMBNAILR - D - PATRICIA INGRISANI BRANCO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1148https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40757/3/R%20-%20D%20-%20PATRICIA%20INGRISANI%20BRANCO.pdf.jpg59739516609ef563fb5f666c387028daMD53open access1884/407572020-02-27 10:52:12.431open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/40757Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-27T13:52:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dimensão subjetiva da formação do médico : uma proposta de atuação da Psicologia junto a um grupo de estudantes do curso de Medicina da UFPR
title A dimensão subjetiva da formação do médico : uma proposta de atuação da Psicologia junto a um grupo de estudantes do curso de Medicina da UFPR
spellingShingle A dimensão subjetiva da formação do médico : uma proposta de atuação da Psicologia junto a um grupo de estudantes do curso de Medicina da UFPR
Branco, Patrícia Ingrisani
Psicologia
Psicologia - Aspectos sociais
Formação profissional
Formação profissional em saúde
title_short A dimensão subjetiva da formação do médico : uma proposta de atuação da Psicologia junto a um grupo de estudantes do curso de Medicina da UFPR
title_full A dimensão subjetiva da formação do médico : uma proposta de atuação da Psicologia junto a um grupo de estudantes do curso de Medicina da UFPR
title_fullStr A dimensão subjetiva da formação do médico : uma proposta de atuação da Psicologia junto a um grupo de estudantes do curso de Medicina da UFPR
title_full_unstemmed A dimensão subjetiva da formação do médico : uma proposta de atuação da Psicologia junto a um grupo de estudantes do curso de Medicina da UFPR
title_sort A dimensão subjetiva da formação do médico : uma proposta de atuação da Psicologia junto a um grupo de estudantes do curso de Medicina da UFPR
author Branco, Patrícia Ingrisani
author_facet Branco, Patrícia Ingrisani
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Patrícia Ingrisani
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pan, Miriam Aparecida Graciano de Souza
contributor_str_mv Pan, Miriam Aparecida Graciano de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia - Aspectos sociais
Formação profissional
Formação profissional em saúde
topic Psicologia
Psicologia - Aspectos sociais
Formação profissional
Formação profissional em saúde
description Orientadora: Profª Drª Miriam A. Graciano de Souza Pan
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-27T13:52:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-27T13:52:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/40757
url https://hdl.handle.net/1884/40757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 249 f. : il. tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40757/1/R%20-%20D%20-%20PATRICIA%20INGRISANI%20BRANCO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40757/2/R%20-%20D%20-%20PATRICIA%20INGRISANI%20BRANCO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40757/3/R%20-%20D%20-%20PATRICIA%20INGRISANI%20BRANCO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv abee98c283be0620cdf4adc9a52a16ea
6beca0e0a7ec833a64def8e603042a16
59739516609ef563fb5f666c387028da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860309982380032