Projetos de extensão universitária como possibilidade para a promoção de alfabetização científica e tecnológica : um olhar para professores em formação na educação em ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Larissa Naiara Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/85759
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Tiago Venturi
id UFPR_861e7a6b7343db6a1bde410968e533a9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/85759
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias EducativasVenturi, TiagoPereira, Larissa Naiara Gomes2023-12-21T16:41:54Z2023-12-21T16:41:54Z2023https://hdl.handle.net/1884/85759Orientador: Prof. Dr. Tiago VenturiCoorientador: Prof. Dr. Roberta Chiesa BartelmebsDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas. Defesa : Palotina, 18/09/2023Inclui referênciasÁrea de concentração: Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias EducativasResumo: A partir de um novo olhar para os projetos de extensão vinculados à área de Ensino de Ciências e suas potencialidades para alfabetização científica e tecnológica, o objetivo deste trabalho foi o de compreender, a partir da percepção de licenciandos (as), quais as contribuições dos projetos de extensão universitária, da Universidade Federal do Paraná Setor Palotina, para a alfabetização científica e tecnológica no Ensino de Ciências realizado na escola. Para tanto, foram selecionados seis projetos de extensão da área de Educação em Ciências em andamento no Setor Palotina, tendo como critério de inclusão o desenvolvimento de ações educativas em contexto escolar. Os sujeitos de pesquisa foram licenciandos (as) dos cursos de Ciências Exatas e Ciências Biológicas, que participaram por mais de um ano nos projetos, sendo esse tempo necessário para que os(as) licenciandos (as) pudessem realmente conhecer e desenvolver ações extensionistas na escola. Foram entrevistados para este trabalho, onze licenciandos (as), dentre eles alunos já egressos, por meio de entrevistas semiestruturadas a fim de conhecer sua atuação dentro do projeto de extensão. As entrevistas foram gravadas via plataforma virtual e depois transcritas por meio do método de transcrição focalizada. As respostas foram analisadas com uso da Análise de Conteúdo, a partir de três categorias pré-estabelecidas: Domínio, autonomia e comunicação. Os resultados desta pesquisa, apontam para as potencialidades que os projetos de extensão possuem para contribuir com o desenvolvimento da autonomia, comunicação, domínio, utilização do conhecimento científico e atuação na sociedade, pressupostos da alfabetização científica e tecnológica. Assim, conclui-se que, os projetos de extensão do campo da Educação em Ciências, da UFPR- Setor Palotina contribuem para o processo de alfabetização científica e tecnológica, por meio de ações que possibilitam a investigação, a articulação de ideias, a utilização de conhecimento científico no cotidiano, a compreensão do significado social da ciência, a tomada de decisões sem ajuda de especialistas, a realizar escolhas com responsabilidade, a buscar informações, ao desenvolvimento de argumentação e outras habilidades próprias do "fazer científico" e essenciais para a formação do(a) licenciando(a)Abstract: From a new look at extension projects linked to the area of Science Teaching and their potential for scientific literacy, the objective of this work was to understand, from the perception of undergraduate students, what are the contributions of university extension projects, from the Federal University of Paraná Setor Palotina, for scientific literacy in Science Teaching carried out at school. To this end, six extension projects in the area of Science Education in progress in the Palotina Sector were selected, with the development of educational actions in the school context as an inclusion criterion. The research subjects were graduates of the Exact Sciences and Biological Sciences courses, who participated in the projects for more than a year, and this time was necessary for the graduates to really know and develop extension actions at the school. Eleven undergraduates were interviewed for this work, among them already graduated students, through semi-structured interviews in order to know their performance within the extension project. The interviews were recorded via a virtual platform and then transcribed using the focused transcription method. The responses were analyzed using Content Analysis, based on three pre-established categories: Mastery, autonomy and communication. The results of this research point to the potential that extension projects have to contribute to the development of autonomy, communication, mastery, use of scientific knowledge and action in society, presuppositions of scientific literacy. Thus, it is concluded that the extension projects in the field of Education in Sciences, at UFPR- Setor Palotina, contribute to the process of scientific literacy, through actions that enable investigation, the articulation of ideas, the use of scientific knowledge in everyday life, understanding the social meaning of science, making decisions without the help of specialists, making choices responsibly, seeking information, developing arguments and other skills typical of "doing science" and essential for the training of the licensing1 recurso online : PDF.application/pdfEnsino superiorExtensão universitariaProfessores universitáriosEducaçãoProjetos de extensão universitária como possibilidade para a promoção de alfabetização científica e tecnológica : um olhar para professores em formação na educação em ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LARISSA NAIARA GOMES PEREIRA.pdfapplication/pdf2334098https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85759/1/R%20-%20D%20-%20LARISSA%20NAIARA%20GOMES%20PEREIRA.pdffa502f06326b56211d6655ab302d9588MD51open access1884/857592023-12-21 13:41:54.419open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85759Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-21T16:41:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projetos de extensão universitária como possibilidade para a promoção de alfabetização científica e tecnológica : um olhar para professores em formação na educação em ciências
title Projetos de extensão universitária como possibilidade para a promoção de alfabetização científica e tecnológica : um olhar para professores em formação na educação em ciências
spellingShingle Projetos de extensão universitária como possibilidade para a promoção de alfabetização científica e tecnológica : um olhar para professores em formação na educação em ciências
Pereira, Larissa Naiara Gomes
Ensino superior
Extensão universitaria
Professores universitários
Educação
title_short Projetos de extensão universitária como possibilidade para a promoção de alfabetização científica e tecnológica : um olhar para professores em formação na educação em ciências
title_full Projetos de extensão universitária como possibilidade para a promoção de alfabetização científica e tecnológica : um olhar para professores em formação na educação em ciências
title_fullStr Projetos de extensão universitária como possibilidade para a promoção de alfabetização científica e tecnológica : um olhar para professores em formação na educação em ciências
title_full_unstemmed Projetos de extensão universitária como possibilidade para a promoção de alfabetização científica e tecnológica : um olhar para professores em formação na educação em ciências
title_sort Projetos de extensão universitária como possibilidade para a promoção de alfabetização científica e tecnológica : um olhar para professores em formação na educação em ciências
author Pereira, Larissa Naiara Gomes
author_facet Pereira, Larissa Naiara Gomes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987-
Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Venturi, Tiago
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Larissa Naiara Gomes
contributor_str_mv Venturi, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Extensão universitaria
Professores universitários
Educação
topic Ensino superior
Extensão universitaria
Professores universitários
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Tiago Venturi
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-21T16:41:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-21T16:41:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/85759
url https://hdl.handle.net/1884/85759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85759/1/R%20-%20D%20-%20LARISSA%20NAIARA%20GOMES%20PEREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa502f06326b56211d6655ab302d9588
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860453913067520