A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Placha, Kelly Cristine
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/6358
Resumo: Orientador: Maria Lucia Faria Moro
id UFPR_86d22517a2a6449837b3aa17ca886ffe
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/6358
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Placha, Kelly CristineUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoro, Maria Lucia Faria, 1944-2022-08-18T18:59:45Z2022-08-18T18:59:45Z2006https://hdl.handle.net/1884/6358Orientador: Maria Lucia Faria MoroDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografia e anexosResumo: Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que examina o processo de aprendizagem de crianças, das estruturas multiplicativas, conforme as proposições de Vergnaud sobre campos conceituais. Descreve a natureza das alterações das soluções notacionais, verbais e interpretativas das crianças, expressas durante a solução dos problemas de produto de medidas, conforme os níveis de raciocínio combinatório envolvidos em cada um deles, e as formas de intervenção expressas pela pesquisadora, no papel de professora, durante o desenvolvimento das soluções das crianças. A pesquisa foi realizada com cinco crianças, com idade entre 9 anos e 9 anos e 9 meses, sorteadas, aleatoriamente, entre as crianças de terceira série, do turno da manhã e da tarde, de uma escola municipal de Curitiba, localizada no bairro Tatuquara, as quais concordaram em participar do estudo e foram previamente autorizadas por seus pais. A escola foi escolhida por conveniência, por ser o local onde a pesquisadora atua como professora e pedagoga. A coleta de dados foi realizada em duas sessões de soluções de problemas, com cada criança individualmente, com intervalo de uma semana, para a qual foi elaborado um roteiro prévio. Foram apresentados, por escrito, pela pesquisadora, oito problemas de estrutura multiplicativa do tipo produto de medidas, um conjunto de quatro problemas diferentes em cada uma das sessões. Para que pudessem marcar suas soluções notacionais para cada um dos problemas propostos, as crianças tiveram como recurso: folhas de papel sulfite A4, uma caneta esferográfica preta e seis canetinhas hidrográficas coloridas. Após solucionar os problemas, por escrito, as crianças eram solicitadas a explicar as soluções que utilizaram. A intervenção da pesquisadora, no papel de professora, seguiu o estilo de intervenção clínico-crítico, inspirado em Piaget. Para o registro dos dados, as sessões foram filmadas em vídeo, na íntegra, e os dados (ações, verbalizações e soluções notacionais), transcritos, na íntegra, em protocolos, um para cada criança. Todo o conteúdo desses protocolos foi objeto de análise qualitativa. Essa análise permitiu descrever: a) a natureza das alterações das soluções notacionais, verbais e interpretativas das crianças expressas durante a solução dos problemas de produto de medidas para identificar o processo de aprendizagem ali ocorrente; b) a natureza das intervenções da pesquisadora, no papel de professora, para identificar as formas dessas intervenções. Os níveis de raciocínio combinatório identificados na análise das soluções de todas as crianças aos problemas propostos foram identificados com base nos resultados do estudo de Moro e Soares. Foram eles: de resposta contextualizada sem indício de combinação; das primeiras aproximações à solução combinatória; da obtenção de algumas combinações e da presença de solução combinatória. As formas identificadas de intervenção da experimentadora, no papel de professora, foram as seguintes: orientadora, reorientadora, questionadora e instigadora. Logo, dessa análise pode-se obter elementos fortes a favor da relevância das intervenções do professor como as descritas, para a ocorrência do progresso de cada criança pelos níveis de solução em direção a soluções de caráter combinatório. Porém esses progressos são vistos como pontuais, não significando que uma construção plena do raciocínio combinatório, tenha ali se efetivado.viii, 291 f.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoAritmetica - Problemas, questões, exercíciosRedação acadêmicaEducaçãoA solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPROJETO MESTRADO - KELLY CRISTINE PLACHA - Versão Defesa - Capa Dura.pdfapplication/pdf1756656https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6358/1/PROJETO%20MESTRADO%20-%20KELLY%20CRISTINE%20PLACHA%20-%20Vers%c3%a3o%20Defesa%20-%20Capa%20Dura.pdf3a763c9ceb7bd5eeb76c9eb66fcc5e33MD51open accessTEXTPROJETO MESTRADO - KELLY CRISTINE PLACHA - Versão Defesa - Capa Dura.pdf.txtExtracted Texttext/plain573730https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6358/2/PROJETO%20MESTRADO%20-%20KELLY%20CRISTINE%20PLACHA%20-%20Vers%c3%a3o%20Defesa%20-%20Capa%20Dura.pdf.txt0262c3bb7198ec199130236e4ae1666cMD52open accessTHUMBNAILPROJETO MESTRADO - KELLY CRISTINE PLACHA - Versão Defesa - Capa Dura.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6358/3/PROJETO%20MESTRADO%20-%20KELLY%20CRISTINE%20PLACHA%20-%20Vers%c3%a3o%20Defesa%20-%20Capa%20Dura.pdf.jpg26534e18b78e5bbcdebae7f33b563878MD53open access1884/63582022-08-18 15:59:45.835open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/6358Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-18T18:59:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor
title A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor
spellingShingle A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor
Placha, Kelly Cristine
Matemática - Estudo e ensino
Aritmetica - Problemas, questões, exercícios
Redação acadêmica
Educação
title_short A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor
title_full A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor
title_fullStr A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor
title_full_unstemmed A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor
title_sort A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor
author Placha, Kelly Cristine
author_facet Placha, Kelly Cristine
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Placha, Kelly Cristine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Maria Lucia Faria, 1944-
contributor_str_mv Moro, Maria Lucia Faria, 1944-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Aritmetica - Problemas, questões, exercícios
Redação acadêmica
Educação
topic Matemática - Estudo e ensino
Aritmetica - Problemas, questões, exercícios
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: Maria Lucia Faria Moro
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-18T18:59:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-18T18:59:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/6358
url https://hdl.handle.net/1884/6358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 291 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6358/1/PROJETO%20MESTRADO%20-%20KELLY%20CRISTINE%20PLACHA%20-%20Vers%c3%a3o%20Defesa%20-%20Capa%20Dura.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6358/2/PROJETO%20MESTRADO%20-%20KELLY%20CRISTINE%20PLACHA%20-%20Vers%c3%a3o%20Defesa%20-%20Capa%20Dura.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6358/3/PROJETO%20MESTRADO%20-%20KELLY%20CRISTINE%20PLACHA%20-%20Vers%c3%a3o%20Defesa%20-%20Capa%20Dura.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a763c9ceb7bd5eeb76c9eb66fcc5e33
0262c3bb7198ec199130236e4ae1666c
26534e18b78e5bbcdebae7f33b563878
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860752037904384