A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/6358 |
Resumo: | Orientador: Maria Lucia Faria Moro |
id |
UFPR_86d22517a2a6449837b3aa17ca886ffe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/6358 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Placha, Kelly CristineUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoro, Maria Lucia Faria, 1944-2022-08-18T18:59:45Z2022-08-18T18:59:45Z2006https://hdl.handle.net/1884/6358Orientador: Maria Lucia Faria MoroDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografia e anexosResumo: Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que examina o processo de aprendizagem de crianças, das estruturas multiplicativas, conforme as proposições de Vergnaud sobre campos conceituais. Descreve a natureza das alterações das soluções notacionais, verbais e interpretativas das crianças, expressas durante a solução dos problemas de produto de medidas, conforme os níveis de raciocínio combinatório envolvidos em cada um deles, e as formas de intervenção expressas pela pesquisadora, no papel de professora, durante o desenvolvimento das soluções das crianças. A pesquisa foi realizada com cinco crianças, com idade entre 9 anos e 9 anos e 9 meses, sorteadas, aleatoriamente, entre as crianças de terceira série, do turno da manhã e da tarde, de uma escola municipal de Curitiba, localizada no bairro Tatuquara, as quais concordaram em participar do estudo e foram previamente autorizadas por seus pais. A escola foi escolhida por conveniência, por ser o local onde a pesquisadora atua como professora e pedagoga. A coleta de dados foi realizada em duas sessões de soluções de problemas, com cada criança individualmente, com intervalo de uma semana, para a qual foi elaborado um roteiro prévio. Foram apresentados, por escrito, pela pesquisadora, oito problemas de estrutura multiplicativa do tipo produto de medidas, um conjunto de quatro problemas diferentes em cada uma das sessões. Para que pudessem marcar suas soluções notacionais para cada um dos problemas propostos, as crianças tiveram como recurso: folhas de papel sulfite A4, uma caneta esferográfica preta e seis canetinhas hidrográficas coloridas. Após solucionar os problemas, por escrito, as crianças eram solicitadas a explicar as soluções que utilizaram. A intervenção da pesquisadora, no papel de professora, seguiu o estilo de intervenção clínico-crítico, inspirado em Piaget. Para o registro dos dados, as sessões foram filmadas em vídeo, na íntegra, e os dados (ações, verbalizações e soluções notacionais), transcritos, na íntegra, em protocolos, um para cada criança. Todo o conteúdo desses protocolos foi objeto de análise qualitativa. Essa análise permitiu descrever: a) a natureza das alterações das soluções notacionais, verbais e interpretativas das crianças expressas durante a solução dos problemas de produto de medidas para identificar o processo de aprendizagem ali ocorrente; b) a natureza das intervenções da pesquisadora, no papel de professora, para identificar as formas dessas intervenções. Os níveis de raciocínio combinatório identificados na análise das soluções de todas as crianças aos problemas propostos foram identificados com base nos resultados do estudo de Moro e Soares. Foram eles: de resposta contextualizada sem indício de combinação; das primeiras aproximações à solução combinatória; da obtenção de algumas combinações e da presença de solução combinatória. As formas identificadas de intervenção da experimentadora, no papel de professora, foram as seguintes: orientadora, reorientadora, questionadora e instigadora. Logo, dessa análise pode-se obter elementos fortes a favor da relevância das intervenções do professor como as descritas, para a ocorrência do progresso de cada criança pelos níveis de solução em direção a soluções de caráter combinatório. Porém esses progressos são vistos como pontuais, não significando que uma construção plena do raciocínio combinatório, tenha ali se efetivado.viii, 291 f.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoAritmetica - Problemas, questões, exercíciosRedação acadêmicaEducaçãoA solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPROJETO MESTRADO - KELLY CRISTINE PLACHA - Versão Defesa - Capa Dura.pdfapplication/pdf1756656https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6358/1/PROJETO%20MESTRADO%20-%20KELLY%20CRISTINE%20PLACHA%20-%20Vers%c3%a3o%20Defesa%20-%20Capa%20Dura.pdf3a763c9ceb7bd5eeb76c9eb66fcc5e33MD51open accessTEXTPROJETO MESTRADO - KELLY CRISTINE PLACHA - Versão Defesa - Capa Dura.pdf.txtExtracted Texttext/plain573730https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6358/2/PROJETO%20MESTRADO%20-%20KELLY%20CRISTINE%20PLACHA%20-%20Vers%c3%a3o%20Defesa%20-%20Capa%20Dura.pdf.txt0262c3bb7198ec199130236e4ae1666cMD52open accessTHUMBNAILPROJETO MESTRADO - KELLY CRISTINE PLACHA - Versão Defesa - Capa Dura.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6358/3/PROJETO%20MESTRADO%20-%20KELLY%20CRISTINE%20PLACHA%20-%20Vers%c3%a3o%20Defesa%20-%20Capa%20Dura.pdf.jpg26534e18b78e5bbcdebae7f33b563878MD53open access1884/63582022-08-18 15:59:45.835open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/6358Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-18T18:59:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor |
title |
A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor |
spellingShingle |
A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor Placha, Kelly Cristine Matemática - Estudo e ensino Aritmetica - Problemas, questões, exercícios Redação acadêmica Educação |
title_short |
A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor |
title_full |
A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor |
title_fullStr |
A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor |
title_full_unstemmed |
A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor |
title_sort |
A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor |
author |
Placha, Kelly Cristine |
author_facet |
Placha, Kelly Cristine |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Placha, Kelly Cristine |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Maria Lucia Faria, 1944- |
contributor_str_mv |
Moro, Maria Lucia Faria, 1944- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Aritmetica - Problemas, questões, exercícios Redação acadêmica Educação |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Aritmetica - Problemas, questões, exercícios Redação acadêmica Educação |
description |
Orientador: Maria Lucia Faria Moro |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-18T18:59:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-18T18:59:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/6358 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/6358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
viii, 291 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6358/1/PROJETO%20MESTRADO%20-%20KELLY%20CRISTINE%20PLACHA%20-%20Vers%c3%a3o%20Defesa%20-%20Capa%20Dura.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6358/2/PROJETO%20MESTRADO%20-%20KELLY%20CRISTINE%20PLACHA%20-%20Vers%c3%a3o%20Defesa%20-%20Capa%20Dura.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6358/3/PROJETO%20MESTRADO%20-%20KELLY%20CRISTINE%20PLACHA%20-%20Vers%c3%a3o%20Defesa%20-%20Capa%20Dura.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a763c9ceb7bd5eeb76c9eb66fcc5e33 0262c3bb7198ec199130236e4ae1666c 26534e18b78e5bbcdebae7f33b563878 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898854925336576 |