Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sewald, Simone de Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/52494
Resumo: Orientadora : Fabíola Beatriz Franco Sousa
id UFPR_8839537ab7c0a8c9ac574854dbf09736
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52494
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Sewald, Simone de LimaSousa, Fabíola Beatriz Franco deUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais2019-12-03T12:48:11Z2019-12-03T12:48:11Z2015https://hdl.handle.net/1884/52494Orientadora : Fabíola Beatriz Franco SousaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-RaciaisInclui referênciasResumo : O presente trabalho apresenta como tema a análise de uma coleção de livro didático de história escolhidos pelo processo do PNLD 2013, 2014 e 2015, de uma escola pública no município de Almirante Tamandaré, tendo como caminho trilhado a Lei 10.639/2003. Investiga se o Material didático de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental está em consonância com a lei. O problema que orienta esta pesquisa é: Será que mesmo após 10 anos de promulgação da lei, e mesmo com a análise (suponha-se) rigorosa do Ministério da Educação e Cultura – MEC, os livros didáticos realmente estão em consonância com a lei? O objetivo geral se define em tecer algumas sobre a queixa dos professores quanto a falta ou escassez do material didático de história atual, em consonância com a inclusão da história e cultura afro-brasileira, recebido por uma escola pública, é pertinente e ainda persiste após 10 anos da promulgação da Lei 10.639/2003. Para este trabalho usou-se a pesquisa bibliográfica descritiva e qualitativa sobre a temática. Os resultados desse estudo apontam ainda para a necessidade de ressignificação de textos e imagens da população negra nos livros didáticos, embora se perceba que a visibilidade da população negra está caminhando para uma construção positiva é preciso que esse contingente populacional seja visto como ativo no processo político, social, cultural e histórico do nosso país que ainda cultiva o mito da democracia racial, e continua vinculando imagens pejorativas ao cotidiano de afrodescendentes sem contextualizar os motivos das condições materiais "inferiores" as dos brancos. Essa pesquisa possibilitou-nos um novo olhar sobre a prática pedagógica, na medida em que se compreende que a escolha de um livro didático é base para um ensino que vise a Educação das Relações Étnico-Raciais.Abstract : This present work features as its theme the analysis of a collection of history textbook chosen by the PNLD process in 2013, 2014 and 2015, from a public school in the city of Almirante Tamandaré, having as its taken path the Law 10.639 / 2003. Investigates if the History teaching material in the initial years of Elementary School is consistent with the law. The problem that guides this research is: Are the textbooks, after 10 years of the promulgation of the law, and after the (supposably) rigorous analysis of the Ministry of Education and Culture – MEC, really consistent with the law? The general objective is defined by making aware of the complaints of the teachers about the lack or shortage of teaching materials on current history, in accordance with the inclusion of the African-brazilian history and culture, received by a public school, is still relevant and persists after 10 years of the promulgation of the Law 10.639 / 2003. For this study was used a bibliographic descriptive and qualitative researchabout the theme. The results of this study also shows the necessity of ressignification of texts and images of the black population in textbooks, although it is noticed that the visibility of the black population is heading towards a positive construction, its necessary that this population group be seen as an active in the political, social, cultural and historical process of our country that still cultivates the myth of racial democracy, and continues to link derogatory daily life images to African descents without contextualizing the reasons of the "inferior" material conditions to the whites. This research enabled us a new look at the pedagogical practice, as it is understood that the choice of a textbook is the basis of a teaching that aims at the Education of Racial-Ethnic Relations.50 f.application/pdfRelações etnicasProgramas de ação afirmativa na educaçãoLivros didáticosLivro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SIMONE DE LIMA SEWALD.pdfapplication/pdf2341644https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52494/1/R%20-%20E%20-%20SIMONE%20DE%20LIMA%20SEWALD.pdfb1f98787727fd95280341cf7d91330beMD51open access1884/524942019-12-03 09:48:11.239open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52494Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-03T12:48:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira
title Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira
spellingShingle Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira
Sewald, Simone de Lima
Relações etnicas
Programas de ação afirmativa na educação
Livros didáticos
title_short Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira
title_full Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira
title_fullStr Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira
title_full_unstemmed Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira
title_sort Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira
author Sewald, Simone de Lima
author_facet Sewald, Simone de Lima
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Sousa, Fabíola Beatriz Franco de
Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais
dc.contributor.author.fl_str_mv Sewald, Simone de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Relações etnicas
Programas de ação afirmativa na educação
Livros didáticos
topic Relações etnicas
Programas de ação afirmativa na educação
Livros didáticos
description Orientadora : Fabíola Beatriz Franco Sousa
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-03T12:48:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-03T12:48:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/52494
url https://hdl.handle.net/1884/52494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52494/1/R%20-%20E%20-%20SIMONE%20DE%20LIMA%20SEWALD.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b1f98787727fd95280341cf7d91330be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860317084385280