Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/52494 |
Resumo: | Orientadora : Fabíola Beatriz Franco Sousa |
id |
UFPR_8839537ab7c0a8c9ac574854dbf09736 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52494 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Sewald, Simone de LimaSousa, Fabíola Beatriz Franco deUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais2019-12-03T12:48:11Z2019-12-03T12:48:11Z2015https://hdl.handle.net/1884/52494Orientadora : Fabíola Beatriz Franco SousaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-RaciaisInclui referênciasResumo : O presente trabalho apresenta como tema a análise de uma coleção de livro didático de história escolhidos pelo processo do PNLD 2013, 2014 e 2015, de uma escola pública no município de Almirante Tamandaré, tendo como caminho trilhado a Lei 10.639/2003. Investiga se o Material didático de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental está em consonância com a lei. O problema que orienta esta pesquisa é: Será que mesmo após 10 anos de promulgação da lei, e mesmo com a análise (suponha-se) rigorosa do Ministério da Educação e Cultura – MEC, os livros didáticos realmente estão em consonância com a lei? O objetivo geral se define em tecer algumas sobre a queixa dos professores quanto a falta ou escassez do material didático de história atual, em consonância com a inclusão da história e cultura afro-brasileira, recebido por uma escola pública, é pertinente e ainda persiste após 10 anos da promulgação da Lei 10.639/2003. Para este trabalho usou-se a pesquisa bibliográfica descritiva e qualitativa sobre a temática. Os resultados desse estudo apontam ainda para a necessidade de ressignificação de textos e imagens da população negra nos livros didáticos, embora se perceba que a visibilidade da população negra está caminhando para uma construção positiva é preciso que esse contingente populacional seja visto como ativo no processo político, social, cultural e histórico do nosso país que ainda cultiva o mito da democracia racial, e continua vinculando imagens pejorativas ao cotidiano de afrodescendentes sem contextualizar os motivos das condições materiais "inferiores" as dos brancos. Essa pesquisa possibilitou-nos um novo olhar sobre a prática pedagógica, na medida em que se compreende que a escolha de um livro didático é base para um ensino que vise a Educação das Relações Étnico-Raciais.Abstract : This present work features as its theme the analysis of a collection of history textbook chosen by the PNLD process in 2013, 2014 and 2015, from a public school in the city of Almirante Tamandaré, having as its taken path the Law 10.639 / 2003. Investigates if the History teaching material in the initial years of Elementary School is consistent with the law. The problem that guides this research is: Are the textbooks, after 10 years of the promulgation of the law, and after the (supposably) rigorous analysis of the Ministry of Education and Culture – MEC, really consistent with the law? The general objective is defined by making aware of the complaints of the teachers about the lack or shortage of teaching materials on current history, in accordance with the inclusion of the African-brazilian history and culture, received by a public school, is still relevant and persists after 10 years of the promulgation of the Law 10.639 / 2003. For this study was used a bibliographic descriptive and qualitative researchabout the theme. The results of this study also shows the necessity of ressignification of texts and images of the black population in textbooks, although it is noticed that the visibility of the black population is heading towards a positive construction, its necessary that this population group be seen as an active in the political, social, cultural and historical process of our country that still cultivates the myth of racial democracy, and continues to link derogatory daily life images to African descents without contextualizing the reasons of the "inferior" material conditions to the whites. This research enabled us a new look at the pedagogical practice, as it is understood that the choice of a textbook is the basis of a teaching that aims at the Education of Racial-Ethnic Relations.50 f.application/pdfRelações etnicasProgramas de ação afirmativa na educaçãoLivros didáticosLivro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SIMONE DE LIMA SEWALD.pdfapplication/pdf2341644https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52494/1/R%20-%20E%20-%20SIMONE%20DE%20LIMA%20SEWALD.pdfb1f98787727fd95280341cf7d91330beMD51open access1884/524942019-12-03 09:48:11.239open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52494Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-03T12:48:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira |
title |
Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira |
spellingShingle |
Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira Sewald, Simone de Lima Relações etnicas Programas de ação afirmativa na educação Livros didáticos |
title_short |
Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira |
title_full |
Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira |
title_fullStr |
Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira |
title_full_unstemmed |
Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira |
title_sort |
Livro didático de história e a inclusão da cultura afro-brasileira |
author |
Sewald, Simone de Lima |
author_facet |
Sewald, Simone de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Sousa, Fabíola Beatriz Franco de Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sewald, Simone de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações etnicas Programas de ação afirmativa na educação Livros didáticos |
topic |
Relações etnicas Programas de ação afirmativa na educação Livros didáticos |
description |
Orientadora : Fabíola Beatriz Franco Sousa |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-03T12:48:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-03T12:48:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/52494 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/52494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
50 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52494/1/R%20-%20E%20-%20SIMONE%20DE%20LIMA%20SEWALD.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1f98787727fd95280341cf7d91330be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860317084385280 |