Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/25717 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares |
id |
UFPR_8852809c16dd8faa8356a924fc18966f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25717 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Lima, Cristina Maria Peixoto BerbertSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-06-03T18:23:27Z2020-06-03T18:23:27Z2010https://hdl.handle.net/1884/25717Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro SoaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/08/2010Inclui referênciasResumo: Na primeira parte deste trabalho, descrevo e analiso a constituição da minha profissionalidade como pedagoga e o meu papel no interior da escola pública nos movimentos de formação de professores de séries iniciais para o ensino de matemática, inspirando-me no que tem sido denominado Histórias de Vida, optando em usar a primeira pessoa nas narrativas , nas quais, em muitos momentos, haverá a necessidade e se distinguir o meu papel como pesquisadora do meu papel como pedagoga junto aos outros profissionais envolvidos na pesquisa. Na segunda parte, descrevo e analiso experimentos que envolveram aspectos teórico-metodológicos na construção da minha compreensão sobre o chão da escola como espaço coletivo de formação, procurando destacar a práxis educativa como um dos aspectos fundamentais da práxis humana, tendo como cenário minhas aproximações com o ensino dos conteúdos matemáticos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Na terceira parte do trabalho procuro focalizar movimentos da atividade pedagógica que contribuíram para a mudança no meu status profissional descrevendo e analisando possibilidades e limitações na relação Escola/Universidade: apoiada nos registros produzidos durante minha constituição profissional antes e depois de minha inserção no meio acadêmico, como aluna de mestrado, suscito alguns questionamentos sobre os elos existentes entre o chão da escola e a academia na qualificação dos professores que ensinam matemática nas séries iniciais. Nas considerações destaco que minha narrativa envolveu muitos sujeitos e movimentos historicamente determinados despertando-me para a busca de ações que valorizem a práxis pedagógica, a dimensão pessoal e social, a presença pública e a qualificação profissional dos professores contribuindo nas investigações que poderão embasar eóricometodologicamente os saberes da comunidade de educadores matemáticos.Abstract: In the first part of this work, I analyze and describe the constitution of my professionalism as pedagogue and my role in public schools in the formation of teachers for the initial series for the teaching of mathematics, taking for inspiration what has been named as Life Stories, opting to use the first person in the narratives, in which it will be necessary to distinguish my role as a researcher from my role as a edagogue along with other professionals involved in the research. On the second part I describe and analyze experiments that involved aspects both theoretically end methodological in the building of my comprehension of the school floor as a collective space of formation, seeking to contrast the educative practice as one of the fundamental aspects of the human practice, having as background my proximity with the teaching of athematics for the Basic Teaching. On the third part I analyze the contributions of the pedagogic activity to the changes of my professional status describing and analyzing possibilities and limitations of the relation School/University: backed by the registry produced during my professional constitution before and after my insertion in the academic medium, as a masters graduate, I bring up some questioning about the links xisting between the school floor and the academy in the qualification of the mathematic teachers of the initial series. In the final considerations I point out that my narrative involved plenty of subjects and movements historically determined moving me to seek actions valorizing the pedagogic practice, the personal an professional dimension, the public presence and the professional qualifications of the teachers contributing to the investigations that might back theoretically and methodologically the knowledge of the teachers of mathematics. community.95 f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoMatemática - Estudo e ensinoMatemática - Estudo e ensino - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Matemática - Professores - FormaçãoEducaçãoTrajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdisserta final.pdfapplication/pdf1926433https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25717/1/disserta%20final.pdfecf62a66d87d0ea0b386145d64849dd4MD51open accessTEXTdisserta final.pdf.txtExtracted Texttext/plain299331https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25717/2/disserta%20final.pdf.txtb98b4d4246e1cafa3a13bfbb6adf530bMD52open accessTHUMBNAILdisserta final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25717/3/disserta%20final.pdf.jpgd8ab0db2efa0c6471c187e12ada37c33MD53open access1884/257172020-06-03 15:23:27.607open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25717Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-03T18:23:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais |
title |
Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais |
spellingShingle |
Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais Lima, Cristina Maria Peixoto Berbert Dissertações - Educação Matemática - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Matemática - Professores - Formação Educação |
title_short |
Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais |
title_full |
Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais |
title_fullStr |
Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais |
title_full_unstemmed |
Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais |
title_sort |
Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais |
author |
Lima, Cristina Maria Peixoto Berbert |
author_facet |
Lima, Cristina Maria Peixoto Berbert |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Cristina Maria Peixoto Berbert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Matemática - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Matemática - Professores - Formação Educação |
topic |
Dissertações - Educação Matemática - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Matemática - Professores - Formação Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-03T18:23:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-03T18:23:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/25717 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/25717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
95 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25717/1/disserta%20final.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25717/2/disserta%20final.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25717/3/disserta%20final.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ecf62a66d87d0ea0b386145d64849dd4 b98b4d4246e1cafa3a13bfbb6adf530b d8ab0db2efa0c6471c187e12ada37c33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860418473295872 |