Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Mariangela Betineli de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54762
Resumo: Orientadora : Andréa Ceccatto
id UFPR_8882a5b8b3283a54c2d4344962fc06b9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54762
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Viana, Mariangela Betineli de OliveiraCeccatto, Andréa de Paula, 1960-Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-07T14:14:43Z2020-01-07T14:14:43Z2016https://hdl.handle.net/1884/54762Orientadora : Andréa CeccattoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O presente artigo apresenta um estudo sobre o papel do Coordenador Pedagógico frente à avaliação escolar. A avaliação formativa está prevista nos documentos oficiais das instituições de ensino da rede estadual, conforme a Lei de Diretrizes e Base (LDB). Orientar o trabalho do Coordenador Pedagógico sobre o seu papel frente à avaliação escolar, discutir e dialogar com a comunidade escolar sobre a avaliação, mudar a forma como a avaliação ainda é vista por alguns professores nas escolas superando a forma de classificar e verificar, compreender como uma forma de coletar, analisar e sintetizar dados e entender a avaliação como diagnóstica, processual e contínua. A avaliação deve ser baseada em critérios e objetivos de forma ampla e contínua, ao ser realizada deve ser de tal forma que se proponha a observar os educandos como sujeitos de uma classe social, histórica e cultural, através de um diagnóstico, devendo ser processual e contínua, para auxiliar o aluno nas dificuldades que o professor diagnosticar. É importante que o Coordenador Pedagógico propicie na escola momentos de discussões sobre a avaliação, envolvendo toda a comunidade escolar, constituindo um trabalho pedagógico eficaz para a formação dos alunos12 p.application/pdfOrientadores educacionaisEducação de basePapel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARIANGELA BETINELI DE OLIVEIRA VIANA.pdfapplication/pdf236412https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54762/1/R%20-%20E%20-%20MARIANGELA%20BETINELI%20DE%20OLIVEIRA%20VIANA.pdf2e823fd868c991162d5ea39a3fe1d65aMD51open access1884/547622020-01-07 11:14:43.392open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54762Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-07T14:14:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar
title Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar
spellingShingle Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar
Viana, Mariangela Betineli de Oliveira
Orientadores educacionais
Educação de base
title_short Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar
title_full Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar
title_fullStr Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar
title_full_unstemmed Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar
title_sort Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar
author Viana, Mariangela Betineli de Oliveira
author_facet Viana, Mariangela Betineli de Oliveira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ceccatto, Andréa de Paula, 1960-
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Mariangela Betineli de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Orientadores educacionais
Educação de base
topic Orientadores educacionais
Educação de base
description Orientadora : Andréa Ceccatto
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-07T14:14:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-07T14:14:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54762
url https://hdl.handle.net/1884/54762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 12 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54762/1/R%20-%20E%20-%20MARIANGELA%20BETINELI%20DE%20OLIVEIRA%20VIANA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e823fd868c991162d5ea39a3fe1d65a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898864278634496