Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54762 |
Resumo: | Orientadora : Andréa Ceccatto |
id |
UFPR_8882a5b8b3283a54c2d4344962fc06b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54762 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Viana, Mariangela Betineli de OliveiraCeccatto, Andréa de Paula, 1960-Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-07T14:14:43Z2020-01-07T14:14:43Z2016https://hdl.handle.net/1884/54762Orientadora : Andréa CeccattoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O presente artigo apresenta um estudo sobre o papel do Coordenador Pedagógico frente à avaliação escolar. A avaliação formativa está prevista nos documentos oficiais das instituições de ensino da rede estadual, conforme a Lei de Diretrizes e Base (LDB). Orientar o trabalho do Coordenador Pedagógico sobre o seu papel frente à avaliação escolar, discutir e dialogar com a comunidade escolar sobre a avaliação, mudar a forma como a avaliação ainda é vista por alguns professores nas escolas superando a forma de classificar e verificar, compreender como uma forma de coletar, analisar e sintetizar dados e entender a avaliação como diagnóstica, processual e contínua. A avaliação deve ser baseada em critérios e objetivos de forma ampla e contínua, ao ser realizada deve ser de tal forma que se proponha a observar os educandos como sujeitos de uma classe social, histórica e cultural, através de um diagnóstico, devendo ser processual e contínua, para auxiliar o aluno nas dificuldades que o professor diagnosticar. É importante que o Coordenador Pedagógico propicie na escola momentos de discussões sobre a avaliação, envolvendo toda a comunidade escolar, constituindo um trabalho pedagógico eficaz para a formação dos alunos12 p.application/pdfOrientadores educacionaisEducação de basePapel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARIANGELA BETINELI DE OLIVEIRA VIANA.pdfapplication/pdf236412https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54762/1/R%20-%20E%20-%20MARIANGELA%20BETINELI%20DE%20OLIVEIRA%20VIANA.pdf2e823fd868c991162d5ea39a3fe1d65aMD51open access1884/547622020-01-07 11:14:43.392open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54762Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-07T14:14:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar |
title |
Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar |
spellingShingle |
Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar Viana, Mariangela Betineli de Oliveira Orientadores educacionais Educação de base |
title_short |
Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar |
title_full |
Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar |
title_fullStr |
Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar |
title_full_unstemmed |
Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar |
title_sort |
Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar |
author |
Viana, Mariangela Betineli de Oliveira |
author_facet |
Viana, Mariangela Betineli de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Mariangela Betineli de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientadores educacionais Educação de base |
topic |
Orientadores educacionais Educação de base |
description |
Orientadora : Andréa Ceccatto |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-07T14:14:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-07T14:14:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54762 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
12 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54762/1/R%20-%20E%20-%20MARIANGELA%20BETINELI%20DE%20OLIVEIRA%20VIANA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e823fd868c991162d5ea39a3fe1d65a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898864278634496 |