O uso de mídidas digitais no processo de ensino aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de célula 3D interativa para estudantes de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruppel, Deborah Talita
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78762
Resumo: Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza
id UFPR_8894d6a3ab6cd20c016b5e6bcf4010d5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78762
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ruppel, Deborah TalitaSchadeck, Ruth Janice Guse, 1957-Mendonça, Márcia Helena, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-2022-09-19T16:28:20Z2022-09-19T16:28:20Z2014https://hdl.handle.net/1884/78762Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de SouzaCoorientadoras: Ruth J. Guse Schadeck e Márcia Helena MendonçaTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasBiológicasResumo : O presente trabalho de conclusão de curso apresenta o desenvolvimento e aplicação de uma mídia tecnológica interativa intitulada Célula Interativa 3D, para o ensino de biologia celular aos estudantes do Ensino Médio. Para tanto, além da produção do material em si, o trabalho apresenta o embasamento teórico referente à utilização de mídias tecnológicas no ensino e à forma como podem propiciar ao aluno uma aprendizagem significativa e gratificante. O desenvolvimento do projeto tomou como base o método ADDIE (análise, desenvolvimento, design, implementação e avaliação), que contempla cada etapa da criação do material, desde a concepção e idéia inicial, até a aplicação e análise dos dados coletados com o público alvo. O material foi aplicado em um colégio da rede estadual da região de Curitiba, em cinco turmas do Ensino Médio Regular, sendo quatro do 1º ano e uma do 3º ano e em uma turma do 3º ano do Ensino Médio Técnico Profissionalizante em Administração. Durante a atividade os estudantes puderam testar livremente o material produzido. A avaliação do material foi efetuada através da aplicação de dois questionários. O principal objetivo dos questionários foi categorizar o entendimento dos estudantes sobre o conceito de célula e a percepção de seu raciocício abstrato, necessário à concretização deste conceito. Neste viés, o emprego do aplicativo Célula Interativa 3D trouxe resultados promissores na superação das dificuldades usualmente encontradas pelos aprendizes na identificação e elaboração da imagem mental de uma célula animal em três dimensões.78 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderCelulasBiologia - Estudo e ensinoBiologia (Ensino médio)O uso de mídidas digitais no processo de ensino aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de célula 3D interativa para estudantes de ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC Deborah Talita Ruppel.pdfapplication/pdf3168530https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78762/1/TCC%20Deborah%20Talita%20Ruppel.pdf31afc66eceb3cdf3562a5a256e653a94MD51open access1884/787622022-09-19 13:28:20.859open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78762Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-19T16:28:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de mídidas digitais no processo de ensino aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de célula 3D interativa para estudantes de ensino médio
title O uso de mídidas digitais no processo de ensino aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de célula 3D interativa para estudantes de ensino médio
spellingShingle O uso de mídidas digitais no processo de ensino aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de célula 3D interativa para estudantes de ensino médio
Ruppel, Deborah Talita
Celulas
Biologia - Estudo e ensino
Biologia (Ensino médio)
title_short O uso de mídidas digitais no processo de ensino aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de célula 3D interativa para estudantes de ensino médio
title_full O uso de mídidas digitais no processo de ensino aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de célula 3D interativa para estudantes de ensino médio
title_fullStr O uso de mídidas digitais no processo de ensino aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de célula 3D interativa para estudantes de ensino médio
title_full_unstemmed O uso de mídidas digitais no processo de ensino aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de célula 3D interativa para estudantes de ensino médio
title_sort O uso de mídidas digitais no processo de ensino aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de célula 3D interativa para estudantes de ensino médio
author Ruppel, Deborah Talita
author_facet Ruppel, Deborah Talita
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Schadeck, Ruth Janice Guse, 1957-
Mendonça, Márcia Helena, 1960-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruppel, Deborah Talita
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-
contributor_str_mv Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Celulas
Biologia - Estudo e ensino
Biologia (Ensino médio)
topic Celulas
Biologia - Estudo e ensino
Biologia (Ensino médio)
description Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-19T16:28:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-19T16:28:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78762
url https://hdl.handle.net/1884/78762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 78 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78762/1/TCC%20Deborah%20Talita%20Ruppel.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 31afc66eceb3cdf3562a5a256e653a94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860654888386560