Coordenador pedagógico : sua participação na construção e mediação da proposta curricular da Escola Estadual Cecília Meireles - ensino fundamental II
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54804 |
Resumo: | Orientadora : Danielle Marafon |
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Mateus, Silvana Silva RoldamMarafon, DanielleUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-04T18:42:09Z2019-12-04T18:42:09Z2016https://hdl.handle.net/1884/54804Orientadora : Danielle MarafonMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O coordenador pedagógico no espaço escolar tem como atribuição a mediação da ação educativa, a articulação entre a teoria e a prática, materializada na sala de aula, na relação professor aluno e conhecimento. O presente artigo tem como objetivo investigar a atribuição do coordenador pedagógico na construção e mediação da proposta curricular. Assume-se como hipótese que a descaracterização do trabalho deste profissional interfere na finalidade social da escola e, sobretudo, converge para a não ocupação do tempo e espaço por atividades de natureza especificamente educativa. Acredita-se que o cerne da coordenação pedagógica articula-se com o objetivo principal da escola, ou seja, o ensino e a aprendizagem dos conteúdos pertencentes ao legado científico da humanidade. Trata-se da transposição dos conteúdos curriculares mediante metodologias e situações didáticas capazes de assegurar a aprendizagem e desenvolvimento elaborado dos educandos. Na escola de atuação a mediação pedagógica ocorre de forma fragmentada e mesmo assistemática, reconhece-se que os problemas são inúmeros, contudo, percebe-se arraigada a concepção de que a atribuição do coordenador pedagógico consiste em resolver problemas pontuais: indisciplina, substituição de professores, fiscalização do uso do uniforme e encaminhamento de situações conflituosas. A partir dos pressupostos teóricos apresentados por estudiosos respeitado no assunto, a exemplo, Saviani (1985), Libâneo (2000) e Placo (2007), conclui-se que o desvio do trabalho da coordenação pedagógica repercute de forma incisiva no descumprimento da função basilar da escola.24 p. : il. color.application/pdfOrientadores educacionaisCurrículosCoordenador pedagógico : sua participação na construção e mediação da proposta curricular da Escola Estadual Cecília Meireles - ensino fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SILVANA SILVA ROLDAM MATEUS.pdfapplication/pdf614726https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54804/1/R%20-%20E%20-%20SILVANA%20SILVA%20ROLDAM%20MATEUS.pdf3a4a5bd63ce0cbe77224cf643c2e0b33MD51open access1884/548042019-12-04 15:42:09.207open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54804Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-04T18:42:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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