A atuação do professor coordenador frente ao currículo oficial do estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96395 |
Resumo: | Investigamos o papel desempenhado pelo Professor Coordenador quando da implementação da nova política curricular do estado de São Paulo a partir do ano de 2008. Nosso percurso metodológico pautou-se em pesquisa bibliográfica, documental e de cunho qualitativo. Como fonte de documentação, recorremos à legislação educacional e, mais especificamente, ao documento da Proposta Curricular (2008). Optamos pelo levantamento bibliográficoa partir de uma teoria de base e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas junto a seis Professores Coordenadores do sistema estadual de ensino do município de Marília (SP).Os resultados da pesquisa apontam que os Professores Coordenadores estão assumindo, no campo da gestão escolar, responsabilidades pela implementação do currículo nas escolas, assim como se engajam na melhoria dos indicadores de desempenho escolar no contexto das políticas de avaliação da educação básica e, ainda, assumem parte importante da formação continuada de professores na escola onde atuam. O estudo indica, ainda, a partir das falas dos entrevistados, uma sobrecarga de tarefas para o Professor Coordenador desempenhar, o que acarreta muitas vezes o não cumprimento destas devido a inúmeros fatores,principalmente o fato do pouco tempo despendido no desempenho das reais atribuições da função |
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A atuação do professor coordenador frente ao currículo oficial do estado de São PauloEnsino - CurriculosOrientadores educacionaisProfessores - FormaçãoTeacher trainingInvestigamos o papel desempenhado pelo Professor Coordenador quando da implementação da nova política curricular do estado de São Paulo a partir do ano de 2008. Nosso percurso metodológico pautou-se em pesquisa bibliográfica, documental e de cunho qualitativo. Como fonte de documentação, recorremos à legislação educacional e, mais especificamente, ao documento da Proposta Curricular (2008). Optamos pelo levantamento bibliográficoa partir de uma teoria de base e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas junto a seis Professores Coordenadores do sistema estadual de ensino do município de Marília (SP).Os resultados da pesquisa apontam que os Professores Coordenadores estão assumindo, no campo da gestão escolar, responsabilidades pela implementação do currículo nas escolas, assim como se engajam na melhoria dos indicadores de desempenho escolar no contexto das políticas de avaliação da educação básica e, ainda, assumem parte importante da formação continuada de professores na escola onde atuam. O estudo indica, ainda, a partir das falas dos entrevistados, uma sobrecarga de tarefas para o Professor Coordenador desempenhar, o que acarreta muitas vezes o não cumprimento destas devido a inúmeros fatores,principalmente o fato do pouco tempo despendido no desempenho das reais atribuições da funçãoThe purpose of this work was to analyze the role played by CoordinatorTeachers when the implementation of the new São Paulo State Curriculum Policy takes place in 2008. Our methodological routewas designed by documentary and bibliographic researches, and also a qualitative one. As a source of documentation, we turned to educational legislation and, more specifically, to the document of the new Curriculum Proposal (2008). We opted by bibliographic from a basic theory. Semi-structured interviews were held with six Coordinator Teachers from thepublic educational system in the city of Marília (São Paulo State, Brazil).The results indicate that CoordinatorTeachers are assuming in the field of school management responsibilities on curriculum implementation at schools, as well as an engagement in improving school performance indicators in the context of basic education assessment policies, and they have also become an important agent for the continuing education for othe other teachers who work at school. The study pointed out from the interviews with the Coordinator Teachers that they have been increasing their tasks at school and that cannot help them on performing their real roleConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Torres, Julio Cesar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aparecida Neto, Lucimara [UNESP]2014-06-11T19:28:18Z2014-06-11T19:28:18Z2012-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis93 f.application/pdfAPARECIDA NETO, Lucimara. A atuação do professor coordenador frente ao currículo oficial do estado de São Paulo. 2012. 93 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/96395000692710neto_la_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:10:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96395Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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