Ensino de matemática e pesquisa de opinião : caminhos de uma experiência formativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Eliane Kloster
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/45480
Resumo: Orientadora: Profª Drª Ettiène Guérios
id UFPR_8964cbc932c95c3f8d481ac2140dbf7d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45480
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGuérios, Ettiène Cordeiro, 1952-Ribeiro, Eliane Kloster2022-12-14T20:18:04Z2022-12-14T20:18:04Z2016https://hdl.handle.net/1884/45480Orientadora: Profª Drª Ettiène GuériosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2016Inclui referências : f. 156-162Resumo: Esta pesquisa investigou se a experiência como pesquisador vivenciada pelos alunos do Ensino Fundamental em Atividade de Pesquisa de Opinião pode se converter em experiência matemática que possibilite aprendizagem efetiva. Para tanto, analisou a vivência dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental no papel de um pesquisador ao participar de uma Atividade de Pesquisa de Opinião (APO) durante as aulas, desde sua criação até a divulgação do resultado: escolha e estudo do tema, elaboração e aplicação do instrumento de pesquisa (questionário), coleta e organização dos dados em forma de tabelas e gráficos, análise e divulgação dos resultados encontrados. Foram elementos de análise: como ele vivenciou a experiência de ser um pesquisador, como este fato lhe passou e transformou, se essa experiência contribuiu para a aprendizagem matemática de conteúdos relacionados com a estatística com foco na organização, leitura e interpretação de dados, tabelas e gráficos. A pesquisa foi qualitativa, realizada por meio de entrevista organizada a partir de pontos chaves e construída por meio de um diálogo informal com os alunos-pesquisadores. A pesquisadora se pôs aberta a ouvir o que eles falavam além de suas palavras escritas sobre a experiência que viveram. As entrevistas foram transcritas e analisadas à luz de Larrosa (1998, 1999, 2002, 2011, 2013, 2014), Batanero (2001), Lopes (2003, 2008) e Guérios (2002). Os resultados apontam que pode haver simbiose pedagógica entre experiência de vida e experiência matemática que signifique os conteúdos curriculares possibilitando aprendizagem efetiva, particularmente quando, pela experiência, transcendem os espaços escolares formais e alcançam os espaços intersticiais no processo de aprendizagem. Palavras chave: aprendizagem matemática, cognição e aprendizagem, pesquisa de opinião, Matemática Ensino Fundamental, metodologia do ensino de matemáticaAbstract: This research investigated whether the experience as a researcher experienced by Elementary School students in an Opinion Research Activity can become a mathematical experience that enables effective learning. In order to do so, it was analyzed the experience of the seventh grade of elementary school in the role of a researcher when participating in an Opinion Research Activity (APO) during the classes, from its creation to the result releasing: the choice and study of the theme, elaboration and application of the research instrument (questionnaire), collection and organization of data in the form of tables and graphs, analysis and dissemination of the results found. The elements of analysis were: how the student went through the experience of being a researcher, how it happened to him and transformed him, if this experience contributed to mathematical learning of the content related to statistics with a focus on the organization, reading and interpretation of data, tables and graphs. It was a qualitative research, conducted by means of an interview organized from key points and constructed through an informal dialogue with the student-researchers. The researcher made herself available to listening to what they were talking about beyond their written words about the experience they lived. The interviews were transcribed and analyzed in the light of Larrosa (1998, 1999, 2002, 2011, 2013, 2014), Batanero (2001), Lopes (2003, 2008) and Guérios (2002). The results point out that there can be pedagogical symbiosis between life experience and mathematical experience that makes curricular contents meaningful, enabling effective learning, particularly when, through experience, they transcend formal school spaces and reach the interstitial spaces in the learning process. Keywords: mathematics learning, cognition and learning, opinion research, Mathematics Elementary School, methodology of mathematics teaching170 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoAprendizagem - MatemáticaCognição - Estudo e ensinoMatemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Ensino de matemática e pesquisa de opinião : caminhos de uma experiência formativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ELIANE KLOSTER RIBEIRO.pdfapplication/pdf2487238https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45480/1/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20KLOSTER%20RIBEIRO.pdfa5ce0c9869bd4eb7913c391b8cc11d41MD51open access1884/454802022-12-14 17:18:04.116open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45480Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-14T20:18:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de matemática e pesquisa de opinião : caminhos de uma experiência formativa
title Ensino de matemática e pesquisa de opinião : caminhos de uma experiência formativa
spellingShingle Ensino de matemática e pesquisa de opinião : caminhos de uma experiência formativa
Ribeiro, Eliane Kloster
Educação
Aprendizagem - Matemática
Cognição - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
title_short Ensino de matemática e pesquisa de opinião : caminhos de uma experiência formativa
title_full Ensino de matemática e pesquisa de opinião : caminhos de uma experiência formativa
title_fullStr Ensino de matemática e pesquisa de opinião : caminhos de uma experiência formativa
title_full_unstemmed Ensino de matemática e pesquisa de opinião : caminhos de uma experiência formativa
title_sort Ensino de matemática e pesquisa de opinião : caminhos de uma experiência formativa
author Ribeiro, Eliane Kloster
author_facet Ribeiro, Eliane Kloster
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Eliane Kloster
contributor_str_mv Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aprendizagem - Matemática
Cognição - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
topic Educação
Aprendizagem - Matemática
Cognição - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
description Orientadora: Profª Drª Ettiène Guérios
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-14T20:18:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-14T20:18:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/45480
url https://hdl.handle.net/1884/45480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 f. : il., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45480/1/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20KLOSTER%20RIBEIRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a5ce0c9869bd4eb7913c391b8cc11d41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860906991222784