Holodisciplinaridade : a visão ampliada do jogo interacional do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hallen Arthur Franco dos, 1985-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62091
Resumo: Orientadora: Profª. Drª Helga Loos-Sant’Ana
id UFPR_89b6a3eab07ca8e68fc6cda665458732
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62091
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Hallen Arthur Franco dos, 1985-Loos-Sant'Ana, Helga, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-08-27T12:36:00Z2019-08-27T12:36:00Z2018https://hdl.handle.net/1884/62091Orientadora: Profª. Drª Helga Loos-Sant’AnaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/03/2018Inclui referênciasResumo: Este trabalho tem como objetivo oferecer um novo parâmetro para o processo interacional de organização dos conhecimentos, reconhecendo-o como elemento homeostático e capaz de estabelecer uma adequada integração no campo educacional. Busca-se identificar a variação do conceito de disciplinaridade, englobando as concepções de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, desde sua inserção no contexto educacional, especialmente o brasileiro, até o presente momento. Utilizando como principal aporte epistemológicoconceitual o Sistema Teórico da Afetividade Ampliada (STAA), desenvolvido pelos pesquisadores René Sant'Ana-Loos e Helga Loos-Sant'Ana, foi realizada uma análise crítica dos conceitos e ideologias elencados na literatura científica sobre o tema, bem como apresentada uma abordagem que pretende permitir uma compreensão inovadora acerca da problemática. Assim sendo, o presente trabalho consiste na releitura e ressignificação dos conceitos de multi, inter e transdisciplinaridade sob a perspectiva epistemológica-teórico-conceitual do STAA, com o objetivo de sustentar a Holodisciplinaridade como uma possibilidade de visão ampliada do conhecimento, ou seja, capaz de integralizar as perspectivas do conhecimento acumulado pela humanidade em sua plenitude. Pretende-se que este trabalho seja fonte de reflexão e possa contribuir para a ampliação da noção de conhecimento disciplinar no campo educacional. Palavras-Chave: Disciplinaridade; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade; Multidisciplinaridade; Afetividade AmpliadaAbstract: This work aims to offer a new parameter for the interactional process of knowledge organization, recognizing it as a homeostatic element and capable of establishing adequate integration in the educational field. It seeks to identify the variation of the concept of disciplinarity, encompassing the conceptions of interdisciplinarity, multidisciplinarity and transdisciplinarity, since its insertion in the educational context, especially the Brazilian, until the present moment. An epistemological analysis of the concepts and ideologies listed in the scientific literature on the subject was carried out based on the Theoretical System of Affectfulness (STA), a meta-theoretical approach developed by René Sant'Ana-Loos and Helga Loos-Sant'Ana, which proposes an innovative understanding of the problem. Thus, the present work consists of re-reading and re-signification of the concepts of multi, inter and transdisciplinarity under the epistemological-theoretical-conceptual perspective of STA, with the objective of sustaining Holodisciplinarity as a possibility of an expanded view of knowledge, that is, of integrating the perspectives of knowledge accumulated by mankind in its fullness. It is intended that this work be a source of reflection and may contribute to the expansion of the notion of disciplinary knowledge in the educational field. Keywords: Interdisciplinarity; Transdisciplinarity; Multidisciplinarity; Affectfulness.[130] p. : il. (algumas color.).application/pdfAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoEducação - InterdisciplinaridadeTransdisciplinaridadeEducaçãoAfetividadeHolodisciplinaridade : a visão ampliada do jogo interacional do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - HALLEN ARTHUR FRANCO DOS SANTOS.pdfapplication/pdf2904975https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62091/1/R%20-%20D%20-%20HALLEN%20ARTHUR%20FRANCO%20DOS%20SANTOS.pdf850a007d88fde8b544d02427f55030c9MD51open access1884/620912019-08-27 09:36:01.003open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62091Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-08-27T12:36:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Holodisciplinaridade : a visão ampliada do jogo interacional do conhecimento
title Holodisciplinaridade : a visão ampliada do jogo interacional do conhecimento
spellingShingle Holodisciplinaridade : a visão ampliada do jogo interacional do conhecimento
Santos, Hallen Arthur Franco dos, 1985-
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação - Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
Educação
Afetividade
title_short Holodisciplinaridade : a visão ampliada do jogo interacional do conhecimento
title_full Holodisciplinaridade : a visão ampliada do jogo interacional do conhecimento
title_fullStr Holodisciplinaridade : a visão ampliada do jogo interacional do conhecimento
title_full_unstemmed Holodisciplinaridade : a visão ampliada do jogo interacional do conhecimento
title_sort Holodisciplinaridade : a visão ampliada do jogo interacional do conhecimento
author Santos, Hallen Arthur Franco dos, 1985-
author_facet Santos, Hallen Arthur Franco dos, 1985-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Loos-Sant'Ana, Helga, 1967-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Hallen Arthur Franco dos, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação - Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
Educação
Afetividade
topic Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação - Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
Educação
Afetividade
description Orientadora: Profª. Drª Helga Loos-Sant’Ana
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-27T12:36:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-27T12:36:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62091
url https://hdl.handle.net/1884/62091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [130] p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62091/1/R%20-%20D%20-%20HALLEN%20ARTHUR%20FRANCO%20DOS%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 850a007d88fde8b544d02427f55030c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898910088822784